19 de Setembro de 2019 |

EPS Isopor® na construção civil: Vantagens e soluções

EPS Isopor® na construção civil: Vantagens e soluções

Não é à toa que o segmento que mais utiliza o EPS Isopor® é a construção civil! O material já se mostrou um importante aliado desse setor, com inovações reconhecidas pelos profissionais da área no mundo todo.

Cada vez mais presente no planejamento de obras, o poliestireno expandido (EPS) se destaca por inúmeras vantagens, entre elas:

  • Sustentabilidade – 100% reciclável;
  • Leveza – 98% composto de ar;
  • Economia com materiais e mão de obra;
  • Praticidade de manuseio e aplicação;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Prevenção de mofo e umidade;
  • Resistência mecânica;
  • Alta durabilidade.

Conheça grandes aplicações do EPS Isopor® na construção civil que podem transformar desde a estrutura das obras até os detalhes da arquitetura e decoração de seus ambientes!

8 Aplicações do EPS Isopor® na construção civil

1. Nivelamento de terrenos

Uma grande tendência do EPS Isopor® na construção civil é a aplicação do material no processo de nivelamento de terrenos moles ou orgânicos, compostos de argila, mangue ou com origem fluvial, bem como na pavimentação de estradas e rodovias, reduzindo pela metade o tempo das obras.

Assim, o produto desenvolvido especialmente pela Knauf, o Geofoam, é uma alternativa cada vez mais utilizado, a partir do empilhamento de blocos de alta densidade e resistência, contribuindo para o assentamento adequado do solo, sem riscos para edificações.

Entenda como funciona a aplicação do Geofoam!

2. Lajes de EPS Isopor®

Com foco na redução do peso e da carga estrutural de edificações, a técnica da laje leve com EPS Isopor® demanda menos concreto e ferragem do que as técnicas tradicionais.

Dessa forma, há maior agilidade e facilidade de aplicação, simplificando a mão de obra e agregando melhor custo-benefício para a construção.

Conheça técnica e as vantagens da laje de EPS Isopor®!

3. Forros

O forro de EPS Isopor® pode ser aplicado em todos os tipos de obra, unindo estética, isolamento térmico, conforto acústico e boa iluminação para os ambientes.

Além disso, o material se destaca pela capacidade de prevenir o mofo e a umidade, bem como retardar o fogo em casos de incêndio, promovendo a segurança e a eficiência da obra!

Saiba mais sobre as aplicações do forro de EPS Isopor®!

4. Elementos estruturais

As inúmeras possibilidades do EPS Isopor® na construção civil surpreendem justamente pela flexibilidade e praticidade do material. Os benefícios e diferenciais desse produto ainda são aplicados a paredes, pilares, colunas, bancos e balcões, além de outros elementos estruturais para casas e edifícios.

Para isso, o material é fabricado com as características técnicas e densidades adequadas, conforme cada necessidade. As pérolas de EPS, por exemplo, podem ser aplicadas no traço de concreto leve, que contribui com a redução dos custos com a fundação da obra e a necessidade de ferragens para os elementos estruturais.

Entenda os diferentes tipos de EPS e suas aplicações!

5. Telhas térmicas

Optar por telhas de qualidade é fundamental para a elaboração de telhados mais resistentes, minimizando os riscos de goteiras, infiltrações e manutenções constantes.

A telha galvanizada com camada intermediária de poliestireno expandido (EPS) possui ótimas recomendações e é uma das principais aplicações do EPS Isopor® na construção civil, oferecendo economia de energia e conforto térmico para a obra.

Conheça todos os benefícios desse tipo de telha!

6. Sancas e molduras

Como uma alternativa econômica e mais prática do que outros materiais, as molduras de EPS Isopor® podem ser aplicadas em sancas, rebaixamento de teto, janelas, portas, rodapés, platibandas, beirais e colunas.

As placas de EPS ainda podem ser recortadas e adaptadas conforme cada projeto, apresentando grande precisão nos detalhes e personalização para os ambientes. Além disso, o produto pode ser utilizado em superfícies com ou sem revestimento, se adequando bem a qualquer tipo de material e garantindo maior praticidade de aplicação.

Confira 3 combinações molduras de EPS Isopor®!

7. Revestimentos

O que antes era feito com pedra, madeira, cimento, gesso ou cerâmica, agora também segue a linha da sustentabilidade, com cada vez mais opções de revestimento de EPS Isopor® na construção civil.

Como o material é capaz de prevenir o mofo e a umidade, essa solução pode ser aplicada tanto em áreas úmidas como secas, em ambientes internos e externos.

Confira 3 opções de revestimento para valorizar sua obra!

8. Decoração

As vantagens do EPS Isopor® também estão nos detalhes, agregando inúmeras possibilidades para seus ambientes. Letreiros, arranjos florais, porta-retratos e preenchimento de puffs e almofadas são apenas algumas delas!

Confira 7 inspirações para sua decoração com EPS!

Bom, como você pôde perceber, os diferenciais e os benefícios do uso do EPS Isopor® na construção civil são inquestionáveis. Agora, gostaríamos de ressaltar um importante ponto de atenção: a gestão de resíduos.

Apesar de não ser biodegradável, o EPS Isopor® é 100% reciclável e pode ser reutilizado de diversas formas. Assim, é essencial garantir o descarte correto desse produto, bem como a descontinuação de todos os resíduos gerados em sua obra. Dê uma olhada em nosso artigo sobre a gestão de resíduos na construção civil e entenda como se adequar às normas da PNRS!



Leia Também