27 de Junho de 2019 |

Economia e eficiência na construção de rodovias

Economia e eficiência na construção de rodovias

Entre as inúmeras inovações que o EPS Isopor® proporciona para a engenharia civil, a aplicação na construção de rodovias é um grande destaque, reduzindo em até 50% o tempo e os custos da obra.

O material é utilizado em uma técnica de nivelamento e assentamento de solos conhecida como Geofoam, trazida para o Brasil pela Knauf Isopor®, líder mundial na fabricação de peças de EPS para o segmento da construção civil.

Entenda como funciona a aplicação do poliestireno expandido (EPS) na construção de rodovias e conheça todas as vantagens dessa solução!

Como funciona a técnica Geofoam?

A criação de aterros é muito comum na estruturação de estradas e rodovias. No entanto, essa prática apresenta grandes desafios em terrenos com solos moles ou orgânicos, como argila, mangue ou de origem fluvial.

Dessa forma, uma alternativa cada vez mais utilizada pelos engenheiros é o Geofoam, que surgiu na Noruega, na década de 70, e já se tornou uma tendência no mundo todo.

Essa técnica consiste no empilhamento de blocos de EPS Isopor®, que posteriormente são cobertos por aterros laterais e pavimentação superior. A leveza, flexibilidade e alta durabilidade do material o tornam ideal para o nivelamento e assentamento adequado das rodovias, com aplicação ágil e segura.

Mas claro, o EPS utilizado no Geofoam não é o mesmo EPS que encontramos em embalagens ou em trabalhos manuais por exemplo, apresentando uma densidade superior e diferentes propriedades técnicas, incluindo alta resistência à compressão, deformação e ao cisalhamento. Dessa forma, apenas dois blocos de EPS Isopor® podem substituir cerca de um caminhão inteiro de terra, agregando economia e praticidade à mão de obra.

EPS Isopor® na construção de rodovias: Quais são as vantagens?

O que possibilita a segurança e eficiência no processo de construção de rodovias com o EPS Isopor® são as características e os diferenciais do próprio material, como:

  • Excelente resistência mecânica;
  • Facilidade de transporte e manuseio;
  • Agilidade na aplicação;
  • Redução dos custos com estrutura;
  • Alta durabilidade
  • Economia com mão de obra;
  • Flexibilidade (possibilidade de densidades e padrões sob medida);
  • Sustentabilidade (material 100% reciclável);
  • Conformidade com toda as normas técnicas.

Apesar do método de utilização do EPS Isopor® apresentar uma despesa maior que os procedimentos convencionais, o investimento é válido pelo retorno obtido.

O EPS Isopor® pesa até 100 vezes menos que outros tipos de materiais, como terra ou areia, que são utilizados nos aterros. Dessa forma, há economia com o transporte, o manuseio e a aplicação, reduzindo em até 50% a mão de obra, o que reafirma o custo-benefício. Isso sem falar na alta resistência mecânica e possibilidade de execução das obras mesmo em condições climáticas adversas.

Os resultados e as vantagens da aplicação do Geofoam podem ser avaliados em importantes rodovias do nosso país, como a BR 110, na região do Nordeste, que apresenta mais de 20 mil m³ de EPS ,em blocos com dimensões de 4 metros de comprimento, por 1,25 m de largura e 1 m de altura, fornecidos pela Knauf Isopor®.

Quer saber mais sobre o Geofoam e tudo o que essa solução pode agregar à construção de rodovias? Converse com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!



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