98% do que você precisa saber sobre O EPS ISOPOR®

O que é Isopor®?

Você sabia que o EPS Isopor® é um marca registrada da Knauf e que o seu verdadeiro nome é Poliestireno Expandido?

Esse nome vem da sigla EPS e do inglês Expanded Polistyrene, um produto pertencente à família dos plásticos, devido à sua composição apresentar 2% desse material, já que os outros 98% são puro ar!

Em termos químicos, esse material tem origem do petróleo e é resultado de uma reação química que provoca a junção de diversas moléculas do monômero (unidades básicas dos polímeros) de estireno, processo que recebe o nome de polimerização do monômero de estireno.

Após esse processo, o material formado é levado para uma caldeira, que ao se misturar com o vapor,  se expande igual ao “milho da pipoca”, dando origem ao Poliestireno Expandido ou, se preferir, EPS, material utilizado em diversos diversas aplicações e segmentos de mercado, e presente em nosso dia a dia!

No entanto, você sabia que todo esse processo descrito não prejudica o meio ambiente?

Isso ocorre porque os gases utilizados não destroem a camada de ozônio, como é o caso do CFC (clorofluorcarbonetos). Atualmente é utilizado o pentano, um hidrocarboneto que se deteriora rapidamente por conta dos raios solares, promovendo assim a característica de sustentabilidade.

Confira um vídeo explicativo de todo o processo de fabricação do Isopor®.

Como o EPS Isopor® foi descoberto?

A história do EPS Isopor® começou oficialmente em 1949 na Alemanha através dos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz, que por meio de diversos experimentos conseguiram desenvolver um novo tipo de material, que era o resultado da expansão do poliestireno e hoje é marca registrada da Knauf.

No entanto, antes de tudo isso, em 1839, o farmacêutico Eduard Simon descobriu uma resina proveniente da árvore-do-âmbar, chamada de estireno. Com o passar dos anos, Simon percebeu que essa resina engrossava e acreditava que isso ocorria devido ao seu processo de oxidação.

Mas, foi somente em 1866 que esse mistério foi solucionado. O químico Marcelin Berthelot identificou que o estireno se expandia por conta da polimerização, formando uma macromolécula chamada de polímero, ou seja, poli (vários) monômeros de estireno, e o resultado dessa reação química é o que chamamos de poliestireno.

A entrada do EPS Isopor® na indústria

Com diversos benefícios em sua composição e após diversos estudos, o EPS Isopor® passou a ser cogitado no segmento industrial.

Foi então que a I.G. Farben, indústria localizada em Frankfurt, na Alemanha, e criada a partir da fusão entre seis empresas do ramo químico, entre elas a BASF e a Bayern, passou a utilizar o material em substituição do zinco fundido, um material mais pesado e mais caro.

Historicamente falando, ainda existe uma dúvida com relação à primeira indústria que passou a utilizar esse material, se foi a BASF ou a I.G.Farben. O que acontece é que a I.G. Farben foi uma nova indústria criada a partir da BASF e, portanto, estavam interligadas.  

Vamos considerar então que foram os cientistas da BASF que desenvolveram o poliestireno através da extração, por meio de um tubo aquecido com uma faca rotativa. O material, ao chegar nos Estados Unidos em 1937, passou a ter grande repercussão, sendo amplamente utilizado na Segunda Guerra Mundial para a produção de barcos.

O poliestireno expandido, conhecido como EPS só foi desenvolvido e patenteado mesmo em 1951 pela própria BASF e recebeu o nome de Styropor®, sendo um dos materiais mais versáteis e econômicos para suas diversas aplicações.

eps isopor

A chegada do EPS Isopor® no Brasil

O EPS Isopor® esteve presente no Brasil antes da chegada de nossa empresa. Foi em meados de 1960 que o material chegou ao país, mas com o nome de poliestireno expandido, ou EPS, pela BASF.

Durante todos esses anos, diversos setores da indústria passaram a utilizar o material. Mas, foi apenas em 1998 que a história do EPS Isopor® ganhou um novo capítulo, com a compra da BASF Isopor® pela Knauf que distribui comercialmente os produtos de poliestireno expandido vendidos por esta empresa.

Fundada em 1932 na Alemanha pelos engenheiros e irmãos Karl e Alfons Knauf e presente no Brasil desde 1960, essa ação realizada pela Knauf fez com que o Isopor® passasse a ser uma marca registrada da empresa, sendo especialista no desenvolvimento de peças moldadas do material para os mais variados segmentos.

Hoje a empresa possui mais 7 plantas distribuídas estrategicamente no território brasileiro nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O EPS Isopor® nosso de todos os dias

O EPS Isopor® é um dos materiais mais utilizados no dia a dia pela população. Isso porque são diversos setores da economia e da indústria em geral que utilizam o material por conta das suas propriedades e benefícios, como leveza, isolamento térmico, resistência mecânica e sustentabilidade.

Somente no Brasil, a produção do material chega a aproximadamente 100.000 toneladas ao ano, o que mostra a grande variedade de aplicação do produto.

Automotivo

Por conta de sua extrema eficiência, o setor automotivo utiliza o EPS por conta de sua flexibilidade e facilidade na formação de peças que complementam o design do veículo e o tornam mais leve.

O poliestireno expandido, por conta de sua leveza, promove o melhor amortecimento em caso de choques, além de auxiliar na gestão energética dentro do veículo, como nos assentos e encostos, contribuindo assim para a segurança. Com o seu uso, o peso do automóvel e o consumo de combustível acabam sendo benefícios proporcionados, bem como a possibilidade de maior velocidade.

Alimentação

No ramo alimentício, o EPS Isopor® ganha destaque no setor de embalagens e está em conformidade com todas as normas do setor. O material possibilita o acondicionamento correto dos alimentos naturais e processados devido à sua alta durabilidade e baixa absorção de água.

Tanto para embalagem de marmitas como para caixas para o transporte de alimentos, como os frutos do mar, frutas e bebidas, o poliestireno expandido garante isolamento térmico, o que mantém os alimentos frescos por mais tempo e protege o conteúdo contra possíveis impactos, reduzindo a taxa de desperdícios.

Construção Civil

A construção civil é um dos setores que mais utilizam o EPS, o que vem inovando todo o segmento, com construções cada vez mais sustentáveis e práticas. A resistência, durabilidade, isolamento térmico, e fácil modelagem são apenas alguns dos benefícios que consolidam o material como uma opção cada vez mais procurada no setor.

A sua aplicação pode ser encontrada em paredes, forros, lajes, telhas e até no assentamento de solo para a construção de edifícios, pontes, rodovias e viadutos. Com isso, o EPS Isopor® se torna umas das melhores opções, substituindo outros materiais como a própria alvenaria.

Equipamentos de Proteção Individual

Por se tratar de um material que apresenta uma grande resistência mecânica, o EPS Isopor® também é utilizado para o revestimento de equipamentos de proteção individual, como é o caso dos capacetes. A sua leveza e compatibilidade com outros materiais garante que ele seja seguro e confortável para ser utilizado por motociclistas, ciclistas e empregados que devem usar capacetes em sua rotina.

Alta durabilidade, isolamento térmico e versatilidade são alguns dos benefícios que o EPS Isopor® possui para ser utilizado em equipamentos de proteção individual.

Logística

O EPS Isopor® pode ser utilizado para a confecção de caixas que garantem o transporte ideal de produtos, promovendo o isolamento térmico e o controle de contaminação para evitar possíveis avarias, além de contribuir para o manuseio e empilhamento.

No entanto, o EPS Isopor® também pode ser utilizado para proteger os produtos, principalmente do setor de eletrônicos. O material pode ser personalizado para assegurar a proteção de todos os aparelhos, ou ser utilizado para acomodar qualquer tipo de objeto no preenchimento de embalagens, solução conhecida como S-Pack®.

Saúde

Por garantir o isolamento térmico e estar em conformidade com as exigências da ANVISA, o EPS Isopor® é amplamente utilizado em embalagens para todas as etapas logísticas da área da saúde, principalmente para medicamentos e vacinas.

Por ser um material leve e higiênico, o que evita a proliferação de microrganismos, as caixas feitas de EPS atende às diferentes necessidades do segmento médico e garante a proteção necessária para os produtos, sendo a principal embalagem para o armazenamento e transporte de remédios e vacinas.

Varejo

O EPS Isopor® utilizado nesses casos é para a proteção de todos os produtos no local, como é o caso de eletrodomésticos.

Ao utilizar o EPS Isopor® no armazenamento dos seus produtos, é garantida a prevenção contra avarias, isso porque o material tem uma alta resistência mecânica, e favorece o empilhamento, facilitando a organização de todo o estoque.

O EPS Isopor® como aliado da sustentabilidade

isopor 2

O EPS Isopor® é um material reciclável, e pode ser 100% reaproveitado, além de ser atóxico e não agride o solo, a água ou o ar.. A sua composição apresenta 98% de ar e 2% de plástico, o que permite que o seu descarte seja feito como qualquer produto da família do plástico.

Atualmente, as opções são as lixeiras de cor vermelha, a coleta seletiva mais próxima e os Pontos de Entrega Voluntária, localizados em cada uma das 7 unidades da Knauf no Brasil. Além do mais, a empresa tem como um de seus principais compromissos cuidar do meio ambiente e, por isso, promove a conscientização, o descarte correto do material e se responsabiliza por toda a logística reversa do EPS.

Para saber mais sobre os outros 2% do EPS Isopor®, converse com um de nossos especialistas!

Nos acompanhe:

Quer saber mais sobre a Knauf Isopor®?

Rolar para cima