Laje leve: conheça a técnica e as vantagens

Laje leve: conheça a técnica e as vantagens

Além da mão de obra simplificada e do custo x benefício vantajoso, a técnica de laje leve com EPS Isopor® oferece ótima resistência estrutural, e pode ser a solução perfeita para sua obra. Nesse artigo vamos entender melhor como realmente funciona a construção de uma laje leve e quais são as vantagens desse material.

Materiais

Para a composição da laje leve, existem dois materiais principais:

  • Lajotas recortadas de EPS Isopor®: esse material pré-fabricado é ideal para a utilização em lajes como elemento de enchimento e fôrma. Sua composição de EPS Isopor® diminui a carga estrutural;
  • Lajotas moldadas de EPS Isopor®: indicada para lajes treliçadas unidirecionais. Essas lajotas possuem rugosidades que proporcionam maior adesão ao revestimento.

Nos dois casos, as placas apresentam toda a leveza que dá nome a técnica, e que facilita tanto a mão de obra. Juntamente com esses elementos, são usados também concreto e ferragem.

Modo de construção da laje leve

O processo de execução da laje leve envolve a construção de uma estrutura de sustentação feita de vigotas de concreto e ferragem. Essa estrutura será a base para as lajotas de EPS Isopor® - processo de preenchimento que diminui muito a necessidade do uso de concreto e ferragem.

Logo depois as escoras de sustentação são instaladas, os espaços preenchidos com concreto, e pronto! A laje leve está pronta e o processo de cobertura da casa pode seguir. Quanto ao acabamento, o mais indicado é que se use o chapisco com argamassa ou uma cola especial para garantir a melhor adesão do gesso. O forro de gesso rebaixado também se adapta muito bem a laje leve, além de ter um ótimo apelo estético.

Vantagens

Como já notamos, a laje leve tem transporte e mão de obra simplificadas, apresentando um processo de construção mais rápido do que outros tipos. Essa técnica também proporciona maior facilidade no momento da instalação de conduítes.

As lajes leves com EPS Isopor® também proporcionam ótimo isolamento térmico devido as características moleculares do material. Isso melhora a ambientação da estrutura, e aumentando o valor do imóvel.

Dentre as outras muitas vantagens, podemos citar também maior resistência estrutural e a compressão, mesmo representado peso reduzido e maior resistência a choque do material.

Se interessou pelas vantagens desse processo? Conheça nosso guia de técnicas para obter mais economia e rapidez na construção civil.



Leia Também