O EPS Isopor® é reciclável? Entenda o ciclo de vida desse material

O EPS Isopor® é reciclável? Entenda o ciclo de vida desse material

Muitos não sabem, mas sim! O EPS Isopor® é reciclável, e pode ser 100% reaproveitado. No Brasil, são mais de 34,5 mil toneladas de material reciclado por ano, que é destinado a novas aplicações em diferentes segmentos.

Enquanto há muitas discussões sobre a utilização dos plásticos, nós queremos propor uma solução! O EPS Isopor® é um tipo de plástico e, portanto, não é biodegradável. Agora, com o descarte correto, o material pode contribuir com diversas áreas industriais e profissionais, além do artesanato e da reciclagem doméstica. Para isso, o primeiro passo é sempre a conscientização e a colaboração de cada um!

Agora que você já sabe que o EPS Isopor® é reciclável, entenda como funciona a logística reversa desse material e como você pode contribuir na prática!

Como descartar o EPS corretamente?

Se você tem uma caixa térmica, placa ou qualquer objeto de EPS Isopor® que já não utiliza mais, você pode descartar o material de forma simples e rápida em qualquer lixeira destinada aos plásticos – geralmente de cor vermelha.

Além disso, você também pode descartar o EPS na coleta seletiva mais próxima. A Knauf disponibiliza pontos de coleta voluntária em diferentes regiões do Brasil, se responsabilizando por toda a logística reversa do EPS Isopor®. Confira os endereços!

Como o EPS Isopor® é reciclado?

98% composto de ar, atóxico e livre de CFC, o EPS Isopor® não prejudica o solo, a água ou o ar, além de contar com um processo de produção sustentável, que segue todas as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Quando descartado corretamente, o material pode ser reciclado de diferentes formas:

  • 1. Reciclagem energética: produção de energia elétrica térmica;
  • 2. Reciclagem mecânica: fabricação de novos objetos de plástico;
  • 3. Reciclagem química: fabricação de colas, solventes e, inclusive, sola de calçados.

Conheça todo esse processo em nosso eBook “Tudo sobre a reciclagem de EPS Isopor®”!

Como reciclar o EPS Isopor® em casa?

Lembra daquele produto de EPS Isopor® parado na sua casa ou no seu trabalho? Além de descartar o material conforme explicamos, você também pode reutilizá-lo e transformá-lo em algo útil com as próprias mãos. Flexível e fácil de manusear, o EPS apresenta inúmeras possibilidades, como:

Compostagem: As propriedades técnicas do EPS o tornam ideal para aplicação em hortas e jardins. Além de higiênico e resistente, o material é capaz de controlar a erosão, aumentar a retenção de água pelas plantas e reduzir a propagação de microrganismos e insetos, promovendo os nutrientes necessários para a terra. Basta incluir flocos de EPS em sua compostagem doméstica!

Prevenção contra o mofo e a umidade: Já comentamos aqui no Mundo Isopor® que o EPS é um importante aliado no tratamento e na prevenção de mofo e umidade. O material pode ser aplicado em revestimentos e elementos estruturais para as paredes, ou mesmo dentro de armários e guarda-roupas, inclusive em ambientes úmidos. Entenda como!

Artesanato e decoração com EPS Isopor®: Você podia até não saber que o EPS Isopor® é reciclável, mas provavelmente já ouviu dizer que ele é amplamente utilizado no artesanato e na decoração, não é? O EPS pode ser utilizado no preenchimento de puffs e almofadas, na criação de porta-retratos, molduras de quadros, murais, letreiros, caixas personalizadas, vasos decorativos e até mesmo em brinquedos reciclados, como casas de boneca, aviões e muito mais.

E então, já conhecia todas as possibilidades que esse material incrível oferece? Sabia que o EPS Isopor® é 100% reciclável? Bom, agora você já sabe como contribuir com os índices de reciclagem em nosso país, garantindo a melhor destinação para p EPS!



Leia Também