Brinquedos reciclados de EPS Isopor®

Brinquedos reciclados de EPS Isopor®

O Dia das Crianças já é semana que vem, mas o que acha de inovar no presente desse ano? Com um pouco de criatividade e os materiais certos, fica fácil criar brinquedos reciclados diferentes e divertidos... Assim, você pode economizar e, melhor ainda: passar um tempo extra com seu filho ou sua filha, trabalhando nesse projeto juntos!

O EPS Isopor®, por exemplo, é um material econômico, simples de manusear, leve, resistente e 100% reciclável. Confira algumas ideias de brinquedos reciclados de EPS Isopor® para surpreender quem você mais ama!

Brinquedos reciclados de EPS Isopor® para o Dia das Crianças

Avião de EPS Isopor®

Quase toda criança sonha em ser piloto de avião um dia, não é mesmo? O avião de EPS Isopor® é muito prático de fazer e precisa de só alguns acabamentos para ficar muito parecido com um avião real. Caso você esteja pensando em um avião planador que consiga voar, basta recortar os moldes em uma placa bem fina de EPS (provavelmente, terá que fatiar a placa que encontrar na papelaria), e estruturá-los usando cola própria para o material, ou um pouco de cola quente!

Barco de EPS Isopor®

Outro brinquedo reciclado fácil de fazer e que toda criança gostaria de ter, o barco de EPS Isopor® pode ser colocado na água normalmente e não afunda, devido à leveza e baixa absorção de umidade características do material. Para fazer um em casa, você pode recortar a base e as laterais do barco em uma placa mais grossa de EPS, usando uma cola resistente, como a cola universal, para fixar bem todas as partes (apenas tome cuidado para não usar colas que possam corroer plásticos, pois elas danificam o material).

Casinha de boneca

Se você já procurou uma para comprar, sabe que não é nada barato... as casinhas de boneca são o sonho de quase toda menina, mas a verdade é que nem sempre cabem no bolso dos pais, não é mesmo? Então que tal construir uma você mesmo? Com placas grossas de EPS é muito fácil estruturar as paredes e o telhado da casa, e com uma placa mais fina é possível fazer os detalhes e as molduras das janelas. Para revestir, você pode usar tintas e tecidos, personalizando como quiser!

Casinha de boneca de EPS Isopor®

Ursinhos e bonecos de pelúcia

Uma opção para quem não quer errar! Os ursinhos e bonecos de pelúcia nunca podem faltar... e a ideia aqui é que você faça um do jeitinho que o seu filho ou a sua filha quer, sem gastar muito. Você pode mandar fazer o pano ou o tricô, caso não saiba fazer em casa, e depois preencher com farelos de EPS Isopor®... é só lixar uma placa e terá o material certo para deixar o bichinho bem fofinho.

Quadra para futebol de botão

O futebol de botão é uma tradição e também umas das opções mais práticas entre os brinquedos reciclados para esse Dia das Crianças. Você pode recortar a quadra em uma placa grossa de EPS Isopor® e revesti-la com grama artificial para maquete – facilmente encontrada em papelarias – ou outros tecidos e papéis verdes que possam dar o resultado esperado. Depois, basta um pouco de tinta branca e os gols para ter a sua quadra de futebol de botão pronta!

Quadro para pintar

Caso você esteja sem tempo para preparar os brinquedos reciclados que mencionamos aqui, ainda temos uma ideia legal para você! As placas de EPS Isopor® podem ser verdadeiras telas em branco para que seu filho ou sua filha use toda a criatividade para pintar... e melhor, é sustentável e mais econômico do que as telas de tecido. Você pode recortar as telas do tamanho de uma folha de sulfite em placas grossas de EPS, além de comprar um jogo de tintas à base de água e pincel para estar com o kit completo.

Agora, se o seu filho ou sua filha já tem muitos brinquedos e você nem sabe mais o que fazer com eles, que tal usar as placas de EPS Isopor® para criar baús, prateleiras ou nichos, de diferentes formatos e tamanhos, e, assim, organizar todos eles?

Nós temos um artigo aqui no Mundo Isopor® que pode te ajudar a entender exatamente quais materiais usar na elaboração de brinquedos reciclados e de outras ideias bacanas!

Bom, esperamos ter contribuído com as dicas. Boa sorte com o projeto e aproveite o Dia das Crianças com quem mais te admira!



Leia Também