Negócio sustentável: como transformar a sua empresa?

Tornar-se um negócio sustentável é um dos principais objetivos das empresas e faz parte de um novo modelo empresarial, cuja necessidade é que todas as ações corporativas estejam integradas nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Essa mudança segue o comportamento atual dos consumidores, que já adotaram o chamado consumo responsável, em que uma de suas principais medidas é dar preferência para empresas que optam por processos sustentáveis em sua cadeia produtiva. Tal fato é comprovado em uma pesquisa da agência Union + Webster e divulgada pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que apontou que quase 90% da população brasileira prefere comprar de empresas que possuem a sustentabilidade em suas operações.

Por outro lado, as empresas já entenderam a importância da sustentabilidade, não só visando os lucros, mas também o seu papel para a sociedade. Elas são responsáveis por gerar empregos, fornecer produtos e soluções, além de movimentarem toda a economia. Ou seja, um negócio sustentável pode ser considerado um diferencial de mercado pelas empresas, pois toda a produção acaba apresentando maior valor. 

Diante disso, nós da Knauf elaboramos algumas ações que devem ser implementadas pela sua empresa para que ela se torne um negócio sustentável. Confira!

Ações para transformar sua empresa em um negócio sustentável

Um negócio sustentável possui uma visão de presente e futuro, sendo essa uma de suas principais características. Portanto, esse modelo empresarial entende que precisa mudar a forma com que se relaciona com o meio ambiente e propor à sociedade ações que contribuam positivamente para o seu desenvolvimento.

Abaixo, nós listamos algumas ações que podem ser praticadas pela sua empresa com foco nessa finalidade.

Redução de desperdícios

A redução de desperdícios deve ser um dos principais objetivos dentro da indústria. Para isso, deve ser feita a revisão da cadeia produtiva e, assim, observar quais são os excessos e processos que podem ser alterados para evitar perdas e acúmulo de materiais.

Além disso, algumas atitudes no dia a dia dos funcionários também devem ser feitas, como é o caso coleta seletiva de materiais. É importante frisar que a redução de desperdícios permite tanto a sustentabilidade como a economia de custos.

Certificação ISO 14001

A certificação ISO 14001 é um dos principais certificados que as empresas que adotam a sustentabilidade podem conquistar. Ele permite que toda a corporação desenvolva estruturas para proteger o meio ambiente e promover práticas sustentáveis em suas atividades e produtos.

Nós, da Knauf, reconhecemos a importância dos chamados certificados verdes e, além do ISO 14001, somos  associados ao GBC (Greeen Building Council Brasil) e novamente fomos certificados como um fornecedor sustentável pela Ecovadis, na categoria prata, em 2023. 

Investimento em reciclagem

A reciclagem tem como finalidade reaproveitar um material que seria descartado e reintroduzi-lo novamente em seus processos produtivos, seja como produto ou matéria-prima. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o investimento em reciclagem é uma das principais alternativas para as empresas realizarem a gestão dos seus resíduos, o que proporciona vantagens como redução de custos, economia de energia elétrica e água, além de possibilitar a geração de empregos.

Portanto, essa ação gera benefícios não só para as empresas, mas também para a sociedade.

Educação ambiental

O investimento em projetos de educação ambiental permite que a sociedade participe de diversas ações em conjunto com as empresas para garantir um mundo mais sustentável. 

Nós, da Knauf, já realizamos diversas ações com esse foco. Recentemente, fomos convidados a participar de uma ação da Secretaria do Meio Ambiente de Atibaia – SP para levar conteúdo de qualidade e mostrar a importância de realizarmos práticas sustentáveis nas escolas. 

Caso queira saber como ocorreu todo o processo, clique aqui e leia uma entrevista com o nosso gerente da planta de Atibaia,  Ailton Luna.

Economia circular

A economia circular consiste em um modelo mais sustentável e que surge com o objetivo de substituir o sistema linear (produzir, consumir, descartar) que estamos acostumados. Ela surgiu em 1989 e tem como principal objetivo garantir o desenvolvimento econômico através do uso consciente dos recursos naturais.

As indústrias devem entender que os produtos não possuem vida útil curta e podem ser reaproveitados diversas vezes para novas funções. Portanto, ela permite o redesenho de processos com o objetivo de otimizar a utilização de recursos e a possibilidade de reverter danos ocasionados pelo aquecimento global e poluição, ou seja, benefícios tanto para as empresas quanto para a sociedade.

economia-circular

A Knauf como uma empresa que busca ser um negócio sustentável

Líder mundial na fabricação de EPS Isopor®, material 100% reciclável, a Knauf Isopor® tem a sustentabilidade como um de seus principais compromissos e possui todas as operações em conformidade com as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Uma de suas principais ações com essa finalidade é a logística reversa do EPS Isopor®, processo que tem a finalidade de devolver o material utilizado para que tenha uma nova atribuição ou restabelecer a sua função original. Para isso, em suas unidades a empresa disponibiliza PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), que recolhe o material descartado e, a partir da reciclagem, transforma ele em um novo produto, além de disseminar a importância  das empresas realizarem esse processo. 

Além disso, é importante destacar que a Knauf Isopor® é membro do Comitê do EPS Isopor® em parceria com a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química). Juntos, eles elaboram diversas ações com foco em sustentabilidade e levam com o conhecimento de que o EPS Isopor® é um material reciclável.

Para saber mais sobre nossas ações de sustentabilidade, acesse o nosso site agora mesmo!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima