A educação ambiental fazendo parte do futuro das empresas e escolas

A educação ambiental se tornou um dos grandes assuntos nos últimos anos e passou a ser um tema estratégico e muito relevante nos ambientes empresariais. O motivo foi a mudança de pensamento da sociedade, que passou a se interessar mais sobre sustentabilidade para que possamos vivenciar um desenvolvimento mais consciente e saudável.

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º, “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

De forma resumida, ela tem como grande objetivo promover uma conexão entre as pessoas e a natureza, de modo que todos tenham ciência, através de práticas e aprendizados, da importância do meio ambiente para o nosso futuro.

Durante muitos anos, esse tema era muito comum somente nas escolas, principalmente em trabalhos em grupo durante a semana do meio ambiente, que ocorre em meados de junho.

Atualmente esse cenário vem mudando constantemente e diversas empresas já entenderam que o futuro também depende dessa nova geração, que está cada dia mais consciente da importância da sustentabilidade e, portanto, já começaram a implementar projetos de educação ambiental com diversas parcerias em ONGs e escolas.

A educação ambiental como forma de desenvolvimento sustentável

As incertezas do mundo atual e os problemas ambientais, como o desmatamento e as mudanças climáticas, fizeram com que a sociedade se importe cada vez mais com a sustentabilidade. Além disso, a pandemia do Covid-19 aproximou ainda mais as pessoas de questões como economia circular e reciclagem, mudando ainda o comportamento dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG, os consumidores atuais estão mais conscientes com temas ligados à sustentabilidade e esperam que as organizações adotem mais ações e projetos sustentáveis em suas estratégias de negócios e produtos. Por consequência, essas empresas acabam ganhando a preferência da sociedade.

No entanto, um outro fator também é relevante. Os grandes gestores já puderam perceber que o futuro dos seus negócios dependem diretamente da continuidade da espécie humana, algo que está em risco a cada ano que passa.

Sendo assim, as reuniões empresariais já passam a contar com a sustentabilidade entre as principais pautas. As empresas inteligentes pensam no meio ambiente e adotam práticas sustentáveis, o que garante um diferencial competitivo, algo tão desejado no mercado atual.

Por que implementar projetos de educação ambiental?

O aumento da população, crises ambientais e a escassez de recursos naturais são apenas alguns dos motivos para a implementação de projetos de educação ambiental. Entretanto, é necessário a participação de todos para o andamento.

O conhecimento vai passando entre as gerações, de modo que as pessoas possam se conectar cada vez mais com a natureza e assim promover outros pontos, como uma sociedade mais justa e equilibrada.

O desenvolvimento socioeconômico tem distanciado as pessoas da natureza e, diante dos acontecimentos recentes e prejudiciais ao meio ambiente, ocorre a necessidade desse resgate, o que irá afetar diretamente a qualidade de vida da sociedade.

Portanto, é necessário a implementação de medidas políticas, jurídicas, científicas, econômicas e de diversas outras áreas para o sucesso.

O projeto da Knauf de educação ambiental

Como uma empresa que possui a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente como um dos seus principais compromissos, a Knauf foi convidada a participar de um projeto de educação ambiental na cidade de Atibaia-SP desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente.

A ação tinha como objetivo levar conteúdo de qualidade e informar sobre a importância da sustentabilidade dentro das escolas. Por isso, foi desenvolvida uma cartilha ambiental com um conteúdo sobre a coleta seletiva e o processo de reciclagem.

A Knauf teve uma página exclusiva nessa cartilha, na qual utilizou o espaço para apresentar sobre o processo de reciclagem do EPS Isopor®, sedimentando o compromisso da empresa com a gestão ambiental e a economia circular.

Caso queira saber mais sobre as ações de sustentabilidade da Knauf, clique aqui!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima