Conheça algumas práticas sustentáveis da Knauf e os seus principais benefícios

A adoção de práticas sustentáveis por parte das corporações tem se tornado uma das principais tendências no mundo corporativo, principalmente pelos benefícios que elas podem proporcionar tanto para a sociedade quanto para as empresas.

Já foi comprovado, através de um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que as empresas que realizam essas ações possuem uma imagem mais positiva perante ao mercado, uma vez que grande parte desses consumidores preferem consumir produtos de empresas sustentáveis. Com o aumento da competitividade, essa se torna uma ação indispensável e possui diversos benefícios.

O assunto se tornou tão relevante ao longo dos anos que a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) gerou, em 2005 o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) para medir o grau de sustentabilidade de cada organização. Ou seja, é uma nova ferramenta para acompanhar e incentivar que as empresas adotem uma postura cada vez mais sustentável.

Líder mundial na fabricação de EPS Isopor®, a Knauf é uma empresa que adota diversas práticas sustentáveis e tem como um de seus principais compromissos trabalhar cada vez mais a sustentabilidade em seu dia a dia. Nesse artigo vamos entender sobre o significado dessas práticas e quais são os seus principais benefícios, além de conhecer os principais projetos da Knauf.

O que são práticas sustentáveis?

Acredita-se que as práticas sustentáveis tenham como foco somente a natureza e o meio ambiente, como promover comportamentos que diminuam a poluição e eliminem o desperdício.

Entretanto, o conceito vai muito além, focando também em questões sociais e econômicas, que ao se unirem com as questões ambientais formam os três pilares da sustentabilidade.

Diante disso, podemos definir que práticas sustentáveis são atitudes que visam contribuir positivamente tanto para o meio ambiente quanto para a empresa, além de impactar toda a sociedade que está a sua volta com ações voltadas para a melhoria da saúde, lazer e educação, por exemplo.

Uma de suas principais finalidades é aumentar o número de consumidores conscientes, ou seja, que optem cada vez mais por produtos que promovam a sustentabilidade. Um exemplo de ação que pode ser incorporada pelas empresas e que já é feita pela Knauf é a divulgação de pontos de coleta seletiva do EPS isopor® através de projetos de educação ambiental e, assim, os consumidores possam iniciar a rotina de realizar o descarte correto desse material, e ajudar a aumentar os números da reciclagem de Isopor®.

Quais são os benefícios de realizar práticas sustentáveis?

Além de alcançar novos níveis de crescimento, implementar práticas sustentáveis também proporcionam os seguintes benefícios para a sua empresa:

  • Engajamento de colaboradores e aumento da satisfação;
  • Retorno maior para a sociedade;
  • Agrega maior valor aos produtos;
  • Aumento das oportunidades de negócio;
  • Vantagem competitiva diante dos concorrentes;
  • Atração de novos investidores;
  • Redução de custos.

Ao realizar ações que possuem essa finalidade, sua empresa também possui a possibilidade de implantação da ISO 14001, que reconhece empresas que apresentam um desempenho ambiental correto, como é o caso da Knauf.

Práticas sustentáveis realizadas pela Knauf

Como uma empresa que reconhece a importância de cuidar do meio ambiente, todos os processos da Knauf são seguidos conforme as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Em cada uma de suas unidades, a empresa disponibiliza Pontos de Entrega Voluntária para o recolhimento do material EPS Isopor® pós-consumo para em seguida transformar em novos produtos.

A empresa também é integrante dos comitês de EPS Isopor® da ONG Plastivida e da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química). São associações que desenvolvem diversos projetos em parceria com o mercado do EPS Isopor® para levar o conhecimento de que o material é 100% reciclável através de programas voltados à sustentabilidade.

Por fim, a empresa faz parte do programa de certificação GPTW, que possui a finalidade de reconhecer o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre as ações da Knauf em prol da sustentabilidade, acesse a nossa página exclusiva.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima