• Inicio
  • Knauf Isopor®
  • Knauf participa de projeto de educação ambiental nas escolas de Atibaia-SP: Entrevista com Ailton Luna, Gerente da Planta de Atibaia-SP

Knauf participa de projeto de educação ambiental nas escolas de Atibaia-SP: Entrevista com Ailton Luna, Gerente da Planta de Atibaia-SP

Como uma empresa focada em promover a sustentabilidade, a Knauf foi convidada a participar de um projeto de educação ambiental desenvolvido pela secretaria do Meio Ambiente da cidade de Atibaia-SP. Essa ação tem como principal objetivo levar conteúdo de qualidade e demonstrar a importância do tema sustentabilidade nas escolas.

Levar esse conhecimento para as crianças desde cedo pode auxiliar no desenvolvimento do nosso planeta, garantindo assim um mundo mais sustentável e um meio ambiente mais preservado. O principal objetivo da educação ambiental é conectar ainda mais as pessoas sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente, estimulando diversas ações com o foco na preservação.

Para isso, foi desenvolvida uma cartilha ambiental. O seu conteúdo mostrou a importância da coleta seletiva e como realizar esse processo, além de uma página ser totalmente dedicada a Knauf, que apresentou a reciclagem do EPS Isopor®.

Diante da realização desse projeto, nós entrevistamos o nosso Gerente da Planta de Atibaia, Ailton Luna, sobre como funcionou esse projeto e a importância da Knauf na participação.

1 – Qual a importância da Knauf participar desse projeto?

Nossa participação no projeto é importante para sedimentar o compromisso que a Knauf tem com a gestão ambiental, economia circular e gestão de resíduos.

2 – Como foi realizado o convite para a participação?

Fomos convidados pelo secretário do Meio Ambiente para participar desse importante projeto como Sponsors, ou seja, como um dos patrocinadores dessa ação de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente da cidade.

A ideia é levar conteúdo de qualidade e demonstrar a importância de compartilhar o cuidado com o meio ambiente desde cedo.

3 – Além do projeto teórico, a Knauf pretende realizar um projeto na prática junto com os alunos?

A Knauf acredita que a mudança cultural começa na base e movimentos como esse são essenciais para a nova realidade que se desenha.

Nossa empresa já teve a oportunidade de realizar projetos similares a esse, como a visita da escola do Projeto Ipê em nossa unidade para saber como nós trabalhamos e garantimos a sustentabilidade em cada etapa da produção do EPS Isopor®.

4 – A Knauf pretende realizar novas parcerias com a secretaria sobre sustentabilidade?

A abordagem da secretaria tem um espaço gigantesco para evoluir nas questões ambientais, mas depende da adesão e de todos os pontos relevantes da economia circular, como participação da comunidade e stakeholders.

A Knauf está à disposição para participar dos projetos de sustentabilidade. Afinal, a empresa está totalmente alinhada com os valores do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), conjunto de práticas que visa medir os impactos ambientais, governança corporativa e sociais do investimento de uma empresa.

5 – Quais outros planos a Knauf possui para maior incentivo da educação ambiental?

Estamos entusiasmados com essa primeira parceria com foco 100% em educação. Também pensamos em expandir a divulgação do nosso programa de logística reversa, já que muitas empresas possuem a necessidade do descarte e a nossa ideia é levar o conceito da economia circular, além de compartilhar o conhecimento da Knauf.

ailton-luna
Ailton Luna – Gerente da Planta de Atibaia

6 – Quais projetos a Knauf tem em vista sobre sustentabilidade e educação ambiental?

A Knauf possui diversos projetos sobre sustentabilidade e possui o certificado ISO 14001, demonstrando o compromisso assumido em controlar aspectos e impactos ambientais e contribuir com a preservação do meio ambiente. Outros certificados que temos são o selo GBC apoiando a construção sustentável e o Ecovadis Silver 2021, que garante o reconhecimento como um fornecedor sustentável.

Como empresa líder no processamento de EPS, promovemos a conscientização e o descarte correto do material, disponibilizando em cada unidade ponto de coleta voluntária. Além disso, somos integrantes do Comitê EPS, atuando em parceria com a Plastivida.

Por fim, ainda desenvolvemos o Mundo Isopor®, primeiro blog sobre EPS com temas exclusivos sobre sustentabilidade, e outros diversos materiais ricos direcionados para o tema e a conscientização.

7 – Quais são os produtos que a Knauf produz em sua planta de Atibaia?

A planta da Knauf em Atibaia-SP produz diversas soluções para a construção civil em EPS Isopor®, possibilitando que as obras sejam mais inovadoras e sustentáveis. Ressaltamos que a Knauf é integrante da GBC Brasil, associação que tem como finalidade transformar o setor e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade.

8 – Considerações finais

A Knauf é uma empresa que possui a sustentabilidade como um dos seus principais compromissos e todas as suas operações são adequadas conforme as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Nossa participação em projetos como esse reforçam ainda mais esse compromisso e auxiliam em mundo cada vez melhor!

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima