A importância da logística reversa do EPS Isopor®

A importância da logística reversa do EPS Isopor®

A importância da logística reversa para as empresas tem se mostrado como um novo paradigma que vai perdurar por muito tempo! Isso porque segmentos diversos encontraram no processo uma maneira eficaz de economizar com matéria prima e gerenciar ações que ajudem o meio ambiente.

O processo de logística reversa tem como filosofia devolver os materiais usados em um determinado procedimento para locais que irão pulverizar e tratar para dar nova atribuição (ou restabelecer a função original) da matéria prima.

Além da questão ambiental, a importância da logística reversa para a economia mundial também precisa ser destacada. Todos os anos, bilhões de dólares são movimentados nesse processo que alia economia de recursos com liberação de espaço em aterros e outros pontos de descarte.

Considerando o atual cenário, em que a sociedade cobra o ativismo das empresas de estarem ambientalmente adequadas, a logística reversa é uma estratégia esperta. Isso demonstra uma preocupação econômico social, e de quebra ainda faz com que a indústria economize em seus recursos.

No caso do EPS Isopor®, a cada ano, no Brasil, são produzidas 100 mil toneladas do material e desse número, 34,5% são reciclados, segundo dados da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria).  A seguir, falaremos sobre a importância da logística reversa para o segmento e quais ações são feitas pela Knauf para contribuir com a causa.

O processo de logística reversa do Isopor®

A reciclagem do EPS ainda é um assunto pouco falado entre os brasileiros. Boa parte da população não sabe que o material pertence à família dos plásticos e é reciclável, o que dificulta principalmente a coleta e a restituição.

A importância da logística reversa quando pensamos no poliestireno expandido é fundamental, já que se trata de um produto muito consumido pelos brasileiros em diferentes atividades.

Para descartar o Isopor® o processo é bem simples: basta jogar nas lixeiras de coleta seletiva vermelhas ou encontrar um Ponto de Coleta Voluntária mais próximo.

Os PEVs da Knauf funcionam de segunda à sexta, em horário comercial, e estão disponíveis nas cidades de: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Se você está localizado em alguma dessas cidades, clique no aqui para verificar o endereço mais perto de você!

Ficou interessado em conhecer mais sobre a importância da logística reversa do EPS? Clique aqui para ter acesso ao nosso e-book explicando tudo que você precisa saber sobre a reciclagem do Isopor® gratuitamente.

Colaboração da Knauf no processo de logística reversa

A Knauf Isopor® tem um forte compromisso em ajudar cada vez mais a expandir ações sustentáveis e disseminar sobre a importância da logística reversa para empresas de todo o Brasil. Uma das ações é a expansão dos Pontos de Coleta Voluntária.

Como vimos anteriormente, os PEVs têm o papel de distribuir o material recebido e enviar para os centros de distribuição para fazer a reciclagem. Uma curiosidade que pode interessar é que a máquina responsável por fazer esse procedimento consegue reciclar até 300 toneladas do material por mês - um número bastante significativo.

Além disso, a Knauf também integra o Comitê do EPS Isopor® em parceria com a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).

Não resta dúvidas de que a Knauf tem uma preocupação muito grande com o descarte e reciclagem do material, e para confirmar esse compromisso, este ano a empresa assinou o Pacto Global da ONU, que estabelece uma série de diretrizes em prol do meio ambiente e direitos humanos.

Ao assinar este pacto, a Knauf se compromete em colocar em prática as ações e processo produtivo de maneira transparente, enviando para a organização um relatório com as ações que vêm sendo realizadas de acordo com o que é proposto.

O Pacto Global da ONU conta com mais de 13 mil membros em 160 países, sendo a iniciativa sustentável mais influente do mundo.



Leia Também