Grupo Knauf assina Pacto Global da ONU

Grupo Knauf assina Pacto Global da ONU

No mercado desde 1938, presente em mais de 60 países e líder mundial no processamento de EPS, a Knauf desenvolve soluções pensadas para as necessidades de diversos segmentos, construindo uma história de dedicação e reconhecimento. Mas, além da qualidade e inovação, o grupo também tem um sério compromisso com seus colaboradores e o meio ambiente!

Para firmar essa responsabilidade, recentemente a multinacional assinou o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), integrando uma iniciativa voluntária, focada na promoção do crescimento sustentável e da cidadania.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é um projeto que estabelece diretrizes para as estratégias e operações do setor privado, em prol dos direitos humanos, do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Os princípios do Pacto Global

A ONU estabelece 10 princípios para as empresas que firmam um compromisso com essa iniciativa:

  1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;
  3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  5. Abolir efetivamente o trabalho infantil;
  6. Combater a discriminação nas contratações e no ambiente de trabalho;
  7. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina;
  8. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  9. Desenvolver medidas que promovam a responsabilidade ambiental;
  10. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Qual é o compromisso da Knauf com as Nações Unidas?

Assinar o Pacto Global da ONU é apenas o primeiro passo de um longo caminho pela frente. Além de no papel, o compromisso deve ser firmado na prática, com a implementação de ações efetivas e da transparência.

A partir de agora, a Knauf tem a responsabilidade de enviar às Nações Unidas um relatório detalhado de cada medida que vêm realizando para promover as diretrizes estabelecidas pela organização. Esse documento deve ser entregue anualmente, descrevendo todas as ações planejadas e implementadas, bem como os resultados obtidos.

“Nós estamos comprometidos em tornar os princípios do Pacto Global parte da estratégia, cultura e rotina operacional da nossa organização. Além disso, nosso foco está em promover projetos colaborativos que contribuam com o alcance das metas da ONU, especialmente ao que se refere à sustentabilidade, reciclagem e responsabilidade ambiental”, declara o Presidente da Knauf Industries, Kurt Münder.

Atualmente, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros, que abrangem 160 países. Para o Grupo Knauf, fazer parte desta rede significa colaborar com uma abordagem de progresso e inovação, que também estão entre os princípios da marca.

No Brasil, a Knauf Isopor® investe continuamente em prol deste movimento. Esse compromisso já pode ser percebido a partir de conquistas como o Certificado Great Place To Work (Ótimo Lugar Para Trabalhar), a participação no Comitê do EPS, além da implementação de importantes iniciativas sustentáveis. Conheça algumas delas!



Leia Também