Sistema de Gestão Ambiental da Knauf: Entrevista com a Head de qualidade

Sistema de Gestão Ambiental da Knauf: Entrevista com a Head de qualidade

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura presente em várias organizações para que a empresa obtenha um melhor controle sobre os impactos ambientais de suas atividades. Esse sistema é estabelecido pela NBR IS0 14001, que tem como objetivo principal o controle de processos de uma empresa com relação ao meio ambiente.

Com o mundo cada vez mais globalizado e novas tecnologias, as empresas veem a gestão ambiental como um dos principais norteadores de suas estratégias, incorporando a preservação do meio ambiente como parte dos seus valores e políticas.

Diante desse cenário, entrevistamos a nossa Quality System National Coordinator, Alvanir Reis, que irá comentar sobre a importância da certificação ISO 14001 para a Knauf e sobre ações de políticas ambientais praticadas pela empresa. Confira!

O que é a ISO 14001? E quais foram os requisitos solicitados?

A ISO (International Organization for Standardization) 14001 é uma norma internacional que define requisitos e padronização de como implantar um sistema de gestão ambiental eficaz. Ela auxilia as empresas a adequar questões e necessidades ambientais aos seus processos internos e a conquistar e continuar o sucesso comercial dos negócios. No Brasil, a norma ISO 14001 tem a versão brasileira representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Conciliar o crescimento econômico com práticas sustentáveis é o nosso maior desafio, e para isso a Knauf Isopor® conta com a padronização e requisitos contidos na Norma ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental.

Os requisitos necessários para implantação da norma, tais como auditorias ambientais, desempenho dos processos ambientais, análise do ciclo de vida de produtos, comunicação ambiental, aspectos e impactos ambientais, rotulagem, análise crítica do sistema de gestão ambiental são premissas padrão, e que bem avaliados e implementados levam a certificação.

A conquista da certificação Knauf Isopor® contou com uma equipe extremamente dedicada, com foco na sustentabilidade e no meio ambiente.

Qual a importância para a empresa ter o certificado?

Demonstrar o compromisso assumido em controlar aspectos e impactos ambientais, bem como contribuir para preservar o meio ambiente, a preocupação com as gerações futuras e zelar pela reputação da empresa no âmbito ambiental foram fatores decisivos ao objetivar pela certificação ambiental. Além de um dever de todos, é um compromisso que temos em controlar e monitorar se estamos atendendo requisitos, leis e normas ambientais.

A Knauf tem outras certificações voltadas para o meio ambiente?

Além da ISO14001, a Knauf possui outras certificações, como por exemplo: o selo GBC (Green Bulding Council) apoiando a construção sustentável; e o Ecovadis Silver 2021, onde a Knauf Industries é reconhecida como um fornecedor sustentável, reforçando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade.

Quais são as ações estabelecidas da Knauf sobre as políticas ambientais praticadas?

Foram várias ações estabelecidas e dentre elas, nós destacamos a elaboração de indicadores ambientais visando monitorar e controlar emissões, descartes, utilização dos recursos não renováveis e a conscientização sobre o tema sustentabilidade junto aos colaboradores e partes interessadas.

Alvanir Reis, Quality System – National Coordinator

Alvanir Reis

Quality System – National Coordinator

Quais são os benefícios e impactos que a certificação ISO 14001 gera para a Knauf?

Os benefícios são muitos. Ao saber que todas as entradas e saídas, sejam elas por terra, ar ou água oriundas de nossas atividades estão sendo controladas, monitoradas e minimizadas, a certificação traz aos clientes, sociedade e comunidade a confiança e segurança nos produtos e nas operações advindas das nossas instalações.

Além disso, auxiliar no crescimento e conscientização ambiental para que os nossos colaboradores possam levar o aprendizado sustentável e de preservação do meio ambiente para seus filhos é muito gratificante.

Defina os principais desafios que a Knauf possui para estar em dia com o sistema de gestão ambiental.

O atendimento à legislação foi e é um dos principais desafios enfrentados para quem deseja obter e manter uma certificação ambiental. O Brasil tem uma legislação ambiental bem complexa, e por vezes de difícil interpretação, pois o mesmo requisito pode ter exigências diferentes entre as legislações municipais, estaduais e federais. Atender corretamente a legislação ambiental no Brasil exige rigor, investimento, e monitoramento constante.

A Knauf possui com um dos seus principais compromissos a sustentabilidade. Existe uma equipe especialmente para esse compromisso? Como funciona?

Todos da Knauf Isopor® estão engajados com o compromisso de sustentabilidade, buscando sugestões de melhorias, recursos e atividades que possam ajudar nesse compromisso.

A equipe da Qualidade Knauf Isopor®, coordenada pelo departamento CSR global, não mede esforços em buscar alternativas sustentáveis.

Além da ISO 14001, quais são os outros certificados ISO que a Knauf possui?

Todas as fábricas da Knauf Isopor® atendem minimamente a ISO 9001, norma de Sistema de Gestão da Qualidade. Na Knauf Isopor® Unidade Atibaia-SP também é certificada IATF 16949, Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva.

Considerações finais

A Knauf Isopor® acredita que todo o esforço focado na gestão ambiental traz ganhos para a empresa, colaboradores, fornecedores, comunidade, clientes e órgãos de fiscalização pois, através do sistema de gestão ambiental estamos em constante monitoramento dos indicadores ambientais e aplicação da legislação, com foco na redução de resíduos, poluição, melhoria contínua e sustentabilidade.



Leia Também