Ecoeficiência: Por que sua empresa deve investir?

Com o objetivo de construir um futuro mais sustentável, de modo que as futuras gerações possam ter qualidade de vida e as suas necessidades serem supridas sem ocasionar impactos ambientais, a ecoeficiência é um termo que vem ganhando destaque tanto nas empresas quanto nas políticas de governo.

Trata-se de um conceito que faz parte da Agenda de 2030 ou ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), cujo objetivo é produzir mais com a menor quantidade possível de recursos naturais e a menor geração de poluição, buscando um equilíbrio entre lucro e sustentabilidade.

Atualmente, esse é um tema frequente dentro das empresas dos mais variados segmentos e tem sido uma pauta de grande prioridade. Isso porque a ecoeficiência surgiu ainda na década de 80, época em que o setor empresarial passou a ser pressionado para reduzir os seus impactos ambientais, já que muitos consideram o segmento como um grande vilão do meio ambiente devido a quantidade de resíduos gerados.

Para se ter uma ideia da necessidade de sermos mais sustentáveis, a população tem entrado em dívida com o Planeta Terra antes mesmo do ano chegar ao fim. O dia de sobrecarga da Terra de 2022, por exemplo, ocorreu em 28 de julho, ou seja, todos os recursos que o planeta pode gerar para um ano foram consumidos em aproximadamente 7 meses, o que mostra que a natureza não consegue mais suprir as nossas necessidades.

Portanto, é importante seguirmos práticas cada vez mais sustentáveis e a ecoeficiência é um caminho para isso.

A relação entre Desenvolvimento Sustentável e Ecoeficiência

Ecoeficiência é um termo que se relaciona com o desenvolvimento sustentável. Isso ocorre porque o conceito em questão é uma das principais opções para que possamos caminhar rumo a esse desenvolvimento, sendo, inclusive, utilizado como um indicador nas estratégias de negócios.

Em uma breve definição, desenvolvimento sustentável é atender as necessidades da geração presente sem que as gerações futuras sejam prejudicadas. Já a ecoeficiência é garantir o equilíbrio entre lucro e sustentabilidade.

Nesse sentido, a natureza é uma das grandes beneficiadas. Com a ecoeficiência, os seus recursos acabam sendo utilizados de uma maneira mais inteligente e, para o mercado, isso gera mais competitividade e satisfação dos clientes.

Por que devemos investir em ecoeficiência?

Investir em ecoeficiência é fazer um investimento no futuro, de modo que as próximas gerações possam ter as suas necessidades atendidas. Ela deve fazer parte de sua gestão organizacional, com foco na responsabilidade e inovação. 

Além de ser algo necessário, a ecoeficiência também proporciona diversas vantagens para as empresas, de modo que elas podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, atraindo ainda mais consumidores, que preferem consumir de empresas sustentáveis.

Isso é comprovado por duas pesquisas. Um estudo da Opinion Box apontou que a sustentabilidade é procurada por 70% dos consumidores, enquanto a Union + Webster, em parceria com a Agência FIEP, apontou que cerca de 87% preferem consumir de empresas sustentáveis. 

Outros benefícios proporcionados pela ecoeficiência são:

  • Redução de custos de produção;
  • Fabricação de produtos com maior funcionalidade e durabilidade;
  • Redução da emissão de gases poluentes;
  • Redução da utilização de substâncias tóxicas;
  • Fomentação da produtividade;
  • Garantia da manutenção dos recursos naturais;
  • Possibilidade de maior rentabilidade.

Ações voltadas para a ecoeficiência que as empresas devem realizar

Como vimos anteriormente, a ecoeficiência traz diversos benefícios para as empresas. Mas, para isso ocorrer, é necessário que elas realizem ações com essa finalidade. Confira algumas abaixo!

Educação ambiental

A educação ambiental é uma ação com foco em promover a importância da sustentabilidade e do meio ambiente para outros indivíduos, a fim de reduzir os impactos ao meio ambiente. O investimento em projetos com essa finalidade permite maior participação entre sociedade e empresas, sempre com foco em garantir um mundo mais sustentável.

A educação ambiental, inclusive, é um dos elementos básicos para a ecoeficiência, assim como a redução de desperdício, uso sustentável dos recursos e agregação de maior valor aos produtos e serviços.

Reciclagem de materiais

Promover a reciclagem é uma das principais ações quando falamos em sustentabilidade e também é considerada um dos elementos básicos da ecoeficiência. Ela consiste no reaproveitamento de um material que seria descartado, reintroduzindo-o no processo produtivo. 

Com isso, é possível reduzir consideravelmente a quantidade de extração de recursos naturais, além de diminuir a quantidade de lixo na natureza. Essa prática pode ser feita através da logística reversa e da economia circular, dois processos que auxiliam na sustentabilidade empresarial.

Compras sustentáveis

As compras sustentáveis já são pautas dentro do setor de compras das empresas. Essa ação permite o uso mais eficiente dos recursos naturais e auxilia na redução dos impactos negativos no meio ambiente, principalmente pela opção de produtos e serviços que possuem características sustentáveis.

Portanto, essa é mais uma ação que se relaciona com a ecoeficiência, visto que sua finalidade é atender as necessidades de uma corporação, sugerindo que não ocorra compras desnecessárias que ocasionam em danos ambientais. Como resultado, as empresas podem reduzir os seus custos e apresentar maior capacidade de elaborar práticas sustentáveis.

Uso de energia renovável

A energia renovável é a grande aposta mundial para garantir a eletricidade no planeta. Em um breve definição, é aquela em que se utilizam recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como o sol, o vento e a biomassa.

Essa é, portanto, mais uma ação que as empresas podem realizar com foco em ecoeficiência. Ao apostar nesse modelo para a geração de energia, as organizações podem vir a conquistar o certificado I-REC, que possui nível de reconhecimento internacional e garante diversos benefícios às organizações, como agregar maior valor aos seus serviços e produtos e contribuir para a redução da emissão de gases na atmosfera, sendo a maneira mais fácil de evidenciar os investimentos em sustentabilidade.

Ações da Knauf compatíveis com a ecoeficiência

A Knauf, líder mundial na produção de EPS Isopor®, um material 100% reciclável por ter em sua composição 98% de ar e 2% de plástico, possui a sustentabilidade como um de seus principais compromissos e segue todas as diretrizes da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Entre as principais ações da nossa empresa e que são compatíveis com a ecoeficiência destacamos a logística reversa do EPS Isopor®, ações com foco na educação ambiental, assinatura do Pacto Global da ONU e a certificação I-REC, comprovando que a energia elétrica consumida pela empresa é proveniente de uma fonte de energia renovável.

Para saber mais sobre as nossas ações a favor da sustentabilidade, acesse o nosso site agora mesmo clicando aqui!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima