• Inicio
  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade empresarial: Saiba como a Knauf atua em defesa do desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade empresarial: Saiba como a Knauf atua em defesa do desenvolvimento sustentável

A adoção de práticas sustentáveis está cada vez mais presente nas pautas das empresas. Esse fato se dá pelo comportamento dos consumidores, que preferem consumir de organizações que adotam a sustentabilidade empresarial, política que tem como finalidade tornar suas operações corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

Uma pesquisa realizada pela Union + Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e que mais de 70% dos entrevistados não se importam em arcar com custos mais altos devido a isso.

Entretanto, essa não deveria ser uma pauta apenas para melhorar a imagem perante o mercado. Em um cenário pós pandemia, muitos acreditam que a preservação do meio ambiente deverá ser prioridade na retomada, segundo pesquisa realizada pela IPSOS.

Diante das pesquisas apresentadas, não restam dúvidas que a exigência do mercado e a preocupação da sociedade com a preservação da natureza faz com que a política de sustentabilidade empresarial se torne uma das maiores prioridades ao definir o planejamento estratégico da empresa. Esse será o diferencial competitivo das indústrias devido a apresentação de maior valor aos seus respectivos produtos, o que reflete em lucratividade e priorização dos investidores nessas companhias.

Os três pilares da sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental e social. Isso porque ela tem um grande peso nas tomadas de decisões estratégicas, uma vez que está diretamente ligada ao desenvolvimento das empresas e indústrias. Este desenvolvimento é resultado do crescimento da economia e, portanto, requer medidas que se apoiem nos três pilares do conceito de sustentabilidade:

Social

A questão social está envolvida na responsabilidade com todos os colaboradores e a sociedade em geral. O clima organizacional da empresa precisa ser positivo, com remuneração compatível, diversidade e programas educacionais para o desenvolvimento dos funcionários. Além disso,  a empresa deve ter preocupação com a comunidade na qual está inserida, criando projetos sociais, valorizando a mão de obra local.

Econômica

O cuidado com os equipamentos, garantir que o ambiente de trabalho esteja limpo e em bom estado, controle financeiro atualizado e responsabilidade fiscal, ou seja, gestão de tributos e documentos são alguns dos exemplos de ações para o desenvolvimento econômico sustentável.

Ambiental

Por fim, o último pilar da sustentabilidade está na questão ambiental. A empresa deve seguir todas as normas ambientais e realizar ações que promovam essa questão, como o descarte correto de resíduos, processos de reciclagem e ações focadas na chamada economia circular, conceito que tem como princípio reutilizar materiais em vez de realizar o descarte.

Portanto, podemos concluir que a sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações e políticas economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis para garantir o desenvolvimento sustentável da empresa. No entanto, a empresa deve seguir rigidamente os três pontos e apresentar resultados eficazes e que comprovem as ações para que ela possa se encaixar no modelo de empresa sustentável.

Benefícios de aplicar a sustentabilidade empresarial

Além de promover um desenvolvimento econômico e construir uma imagem mais positiva, com melhores oportunidades na aquisição de novos clientes com preferência por marcas sustentáveis,  também proporciona os seguintes benefícios:

  • Ética profissional;
  • Abordagem socioecológica;
  • Crescimento consciente;
  • Atração de novos mercados;
  • Vantagem competitiva;
  • Redução de custos;
  • Incentivo à inovação;
  • Colaboração com a natureza

Como colocar a sustentabilidade empresarial em prática?

Aplicar a sustentabilidade empresarial em sua organização requer uma mudança de comportamento, principalmente por parte da gestão. Confira algumas práticas:

  • Economia de energia e água;
  • Utilização de papéis recicláveis;
  • Investimento em treinamentos para os colaboradores;
  • Reciclagem de materiais;
  • Criação de projetos com foco no meio ambiente;
  • Respeitos às normas ambientais;

Além disso, é importante que a indústria elabore um planejamento estratégico para definir quais são as ações que serão implementadas junto com análises periódicas. Outro ponto é buscar a certificação ISO 14001 – algo que a Knauf já possui – o que permite que a organização desenvolva estruturas para a proteção do meio ambiente, respostas de imediato para as alterações das condições ambientais e promova práticas sustentáveis em suas atividades e produtos.

Quais são as ações da Knauf para a sustentabilidade empresarial?

Líder mundial na fabricação de EPS Isopor®, a Knauf Isopor® reconhece a importância de cuidar do meio ambiente e possui a sustentabilidade como um de seus principais compromissos, adequando todas as suas operações de acordo com as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Uma de suas ações em benefício da sustentabilidade é a questão da logística reversa para os seus clientes, processo que tem a finalidade de devolver os materiais utilizados para locais que irão dar uma nova atribuição a ele ou restabelecer para sua função original. Para isso, a empresa disponibiliza PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em todas as suas unidades, que possuem a finalidade de recolher o material descartado e através do processo de reciclagem, transformá-los em novos produtos.

Outra ação importante da Knauf Isopor® é fazer parte do Comitê do EPS Isopor® em parceria com a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química). É importante ressaltar que junto com a Plastivida, foram instalados novas unidades de PEVs nos supermercados Pão de Açúcar, na cidade de São Paulo, agregando maior praticidade e acessibilidade aos clientes da rede de supermercados para efetuar o descarte correto do isopor® pós consumo.

Para confirmar ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade empresarial, a empresa assinou o Pacto Global da ONU, que designa uma série de diretrizes em benefício do meio ambiente e dos direitos humanos e conta com mais de 13 mil membros espalhados por 160 países. Com isso, a Knauf se compromete a colocar em prática ações e processo produtivo de maneira transparente, disponibilizando um relatório com as informações das práticas que são realizadas.

Caso queira saber mais sobre as ações da Knauf em prol da sustentabilidade empresarial, acesse a nossa página exclusiva sobre o assunto!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima