Saiba como realizar o descarte correto de embalagens de isopor® para delivery

Saiba como realizar o descarte correto de embalagens de isopor® para delivery

Após mais de um ano de pandemia do Novo Coronavírus, decretada em março de 2020, as embalagens de isopor® para delivery começaram a fazer parte do dia a dia da maioria das famílias. O aumento no número de pedidos, o isolamento social e o aumento de profissionais autônomos que cozinham para fora são alguns dos fatores.

O delivery, inclusive, foi um dos poucos setores que apresentaram um aumento expressivo com gastos e pedidos. De acordo com a Mobilis, startup de gestão de finanças pessoais, os gastos com os principais aplicativos de entrega focados no delivery de comida aumentaram aproximadamente 150% entre janeiro e dezembro de 2020 e após o primeiro mês do isolamento, os dados sempre apresentam um crescimento constante.

Com todo esse aumento de pedidos, a produção e distribuição de embalagens de descartáveis também cresceu, sendo um destes materiais as embalagens de isopor®. Mas, para onde vai todo este material? As embalagens de isopor® para delivery têm um destino certo e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Por que devemos realizar a reciclagem das embalagens de Isopor® para delivery?

Em média, mais de 100 mil toneladas de EPS Isopor® são fabricadas ao ano no Brasil, conforme dados apresentados pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria). Toda essa produção é destinada para as aplicações comerciais, industriais e domésticas.

O Isopor é um material 100% reciclável e sua matéria-prima é composta por 98% de ar e apenas 2% de plástico, além de ser livre de gases CFC e possuir baixo consumo de energia e água em sua produção. Mais de 34% de todo o material é reciclado no Brasil, mas o número pode ser bem maior, visto que algumas cidades ainda não possuem coleta seletiva.

Realizar o descarte correto das embalagens de isopor® para delivery é fundamental para evitar que o material chegue à natureza. Ao todo existem três maneiras fazer a reciclagem correta do material, sendo que todas elas acontecem pela logística reversa: energética, mecânica e química.

Para saber mais sobre o processo de reciclagem do EPS Isopor®, desenvolvemos um ebook exclusivo e gratuito!

Como realizar o descarte correto das embalagens de Isopor® para delivery?

O primeiro passo para realizar o descarte correto é deixar a embalagem limpa e seca. Assim como o plástico, é fundamental que seja retirado todo o resíduo que nela está, pois restos de comida e substâncias que ali ficam podem ocasionar na danificação do material, além de outras pessoas que também terão contato com a embalagem.

Em seguida, o descarte do material EPS deve ser realizado em um local apropriado, como por exemplo nas lixeiras destinada aos plásticos, que geralmente possuem a cor vermelha, ou nos pontos de coleta seletiva da sua região ou do seu condomínio, caso você more em um.

A Knauf é uma empresa que possui um compromisso com o meio ambiente e participação em comitês de EPS nas associações Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e ABIQUIM, e possui PEVs (Pontos de Coleta Voluntária) em todas as suas unidades.

Todos os PEVs funcionam de segunda à sexta, em horário comercial, e estão disponíveis nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Se você mora em alguns desses municípios, clique aqui para conferir os endereços.

Conheça a linha food da Knauf!

A Knauf disponibiliza em seu portfólio caixas térmicas de EPS Isopor® exclusivas para bebidas, marmitex e até mesmo para sobremesas, sendo a melhor solução para a conservação de alimentos e bebidas por mais tempo, além de apresentar alta durabilidade e baixa absorção de água.

Para a caixas térmicas sobremesas, as embalagens possuem diversos formatos e aplicações e podem ser usadas na venda de chocolates, açaí, sorvetes, bolos e muito mais, garantindo toda a temperatura dos alimentos.

Para saber sobre a linha food da knauf e garantir agora mesmo, entre em contato com um de nossos consultores!



Leia Também