Onde e como descartar o EPS Isopor®?

Onde e como descartar o EPS Isopor®?

O que você faz com aquela caixa térmica que já está na hora de ser descartada? E a embalagem de EPS Isopor® que veio com os seus eletrônicos e eletrodomésticos, ou o delivery do restaurante? Muitos respondem que descartam esses produtos junto ao lixo comum, que é recolhido pelo sistema de coleta. Se você responderia o mesmo, ou tem dúvidas sobre esse processo, confira o artigo que preparamos e entenda como descartar o EPS Isopor® corretamente!

3 Pontos de atenção sobre como descartar o EPS Isopor®

  1. A responsabilidade é de cada um, e deve começar por você

Todos os produtos de EPS são 100% reciclados e, com o material é atóxico, não poluem a água, o solo ou ar. No entanto, o descarte inadequado pode resultar no acúmulo do material em locais como rios e mares, prejudicando o hábitat natural de muitos animais. Assim, a principal solução está na conscientização e colaboração de cada um. Faça a sua parte!

  1. Descarte no local apropriado

O descarte de produtos de EPS Isopor® pode ser feito em qualquer lixeira destinada aos plásticos (geralmente de cor vermelha), ou na coleta seletiva mais próxima. A Knauf, por exemplo, disponibiliza diferentes pontos de coleta voluntária e se responsabiliza pelo reaproveitando de 100% do material. Confira os endereços!

  1. Facilite a reciclagem do material

Não basta descartar o EPS Isopor® no lugar certo. Também é fundamental garantir que o material esteja apropriado para a reciclagem! Por isso, busque limpar as caixas, placas e embalagens de EPS antes de descartá-las, evitando restos de comida ou substâncias que possam danificar o produto.

O que acontece com o EPS Isopor® após o descarte?

Após o descarte, o EPS Isopor® é separado, limpo, triturado, cristalizado e transformado em pellets que podem ser reutilizados para:

  • Produção de energia elétrica térmica;
  • Fabricação de novos objetos de plástico;
  • Fabricação de colas, solventes, e até sola de calçados.

Apenas no Brasil, 34,5 mil toneladas de EPS são recicladas por ano, mas esse número pode melhorar ainda mais com a colaboração de cada um. Se quiser conhecer mais informações sobre o processo de reciclagem do EPS Isopor®, baixe gratuitamente nosso eBook exclusivo sobre o assunto!

Tudo sobre a reciclagem de EPS Isopor


Leia Também