Logística Reversa e Economia circular: entendendo a relação

Logística reversa e economia circular são dois termos que se complementam e têm auxiliado a sociedade a contribuir com um mundo mais sustentável, principalmente por uma mudança de comportamento das empresas, que buscam cada vez mais adotar práticas sustentáveis e compatíveis com o ESG.

De acordo com a pesquisa mais recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 76% das empresas já desenvolvem iniciativas voltadas para a economia circular. Entretanto, mais de 70% das pessoas sequer ouviram falar sobre este tema.

Isso porque o conceito de economia linear ainda predomina em toda a sociedade. Ele se resume na extração dos recursos naturais, produção dentro das indústrias e descarte dos produtos após o seu uso, algo inviável nos dias de hoje, principalmente pela escassez de recursos naturais, impactos ambientais e aumento da geração de resíduos.

A implementação da economia circular pode ser uma grande aliada para evitar esses problemas e ainda trazer um impacto econômico positivo para o país. De acordo com a Green Eletron, a economia circular pode evitar que o Brasil perca R$8 bilhões por ano em materiais direcionados para aterros e lixões clandestinos após o seu uso e ainda tirá-lo da da 5ª posição país que mais geram resíduos.

Portanto, a economia circular permite benefícios para todos os setores e uma das práticas que podem ser adotadas pelas empresas é a logística reversa, pois possibilita que os produtos consumidos possam retornar às empresas. Entenda mais sobre a relação de ambos em nosso artigo.

Economia Circular: o que é e benefícios

A economia circular não pensa apenas na lucratividade, mas também na fabricação, consumo e descarte consciente, acompanhando todo o ciclo de vida do produto a fim de torná-lo menos danoso ao meio ambiente.

Em resumo, é um modelo que utiliza fluxo circulares de reutilização, restauração e renovação até o momento em que o produto não puder mais ser transformado, reutilizado ou reciclado. O seu surgimento ocorreu em 1989 para substituir o modelo linear e com o objetivo de garantir o desenvolvimento econômico através do uso consciente dos recursos naturais.

Entre os principais benefícios da economia circular podemos citar redução de gases poluentes, maior durabilidade dos produtos, estímulo à inovação, criação de empregos verdes, potencial de reverter danos causados pelo aquecimento global e poluição, além de possibilitar maiores oportunidades econômicas e sociais através da nova utilidade dos recursos.  

Logística Reversa: o que é e benefícios

A logística reversa é um processo que tem como principal objetivo fazer com que os produtos e resíduos consumidos retornem às empresas para serem reaproveitados ou terem uma destinação correta. Atualmente, essa é uma das principais ações sustentáveis realizadas pelas empresas para evitar o aumento de resíduos sólidos e a extração exagerada de matéria-prima.

A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), estabelecido pela Lei nº12.305, de 2 de agosto de 2010,  define logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

A sua importância para o meio ambiente pode ser exemplificada com o Dia de Sobrecarga da Terra, que em 2023 aconteceu em 2 de agosto. Nesta data, a sociedade entrou em débito com a natureza, pois foram extraídos mais recursos naturais do que ela consegue repor. A logística reversa contribui para tentar evitar esse cenário de sobrecarga, visto que o seu princípio é reutilizar um produto, já que o seu ciclo de vida pode não se encerrar em um único uso. 

Portanto, podemos afirmar que a logística reversa é o processo que faz  com que os produtos retornem às empresas para que possam ser reaproveitados, diminuindo a necessidade de utilizar novas matérias-primas.

Além desse benefício, outros que podemos citar são o combate ao desmatamento de florestas, redução de lixo nas áreas urbanas e poluição, redução de custos e maior estímulo à reciclagem

Qual a relação entre logística reversa e economia circular?

Após entendermos o significado e objetivo da logística reversa e economia circular, podemos concluir que o primeiro termo é uma ferramenta do modelo circular, visto que auxilia diretamente no reaproveitamento de resíduos. 

Ambos os termos também se relacionam porque a base da economia circular é composta pela remanufatura e reciclagem, que também está ligado à logística reversa. Portanto, a logística reversa só pode funcionar se a economia circular estiver bem estruturada, o que garante melhores resultados.

A logística reversa visa a sustentabilidade e é dever das empresas investirem mais nesse conceito para que a economia circular se torne viável. 

Por fim, podemos afirmar que através da logística reversa e economia circular, empresas buscam um posicionamento sustentável e alcançar melhores resultados nos indicadores ESG, termo que apresentou um aumento de 1900% de busca, segundo o Google Trends. Isso significa que ao implantar a logística reversa e economia circular, empresas podem se tornar mais conscientes e responsáveis no quesito socioambiental.

Brasil avança na logística reversa e economia circular

Aos poucos, o Brasil tem avançado na logística reversa e economia circular. A instituição do programa Lixão Zero fez com que o Brasil batesse recorde na logística reversa de bateria de carros, eletroeletrônicos, medicamentos e óleo lubrificante. Somente de latinha de alumínio, foram recicladas a mesma quantidade produzida em 2022.

Em toda América Latina, os brasileiros são os que apresentam maior otimismo com a economia circular. Segundo estudo realizado pela CHEP e divulgado pelo Estadão, 35% da população vê progresso nesse tema, contra 22% dos outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Além disso, 84% das pessoas aprovam a economia circular como o melhor modelo econômico para atender a necessidade da população.

Conheça a logística reversa realizada pela Knauf

Para que a logística reversa e economia circular possam avançar, é fundamental a participação das empresas, principalmente com ações que englobam estes dois conceitos.

A Knauf Isopor® realiza a logística reversa juntamente com seus clientes e não clientes e possui esse projeto bem estruturado, conforme o diagrama abaixo. 

logística reversa Knauf

A Knauf tem a sustentabilidade como um de seus principais compromissos e busca adequar os seus processos internos e produção conforme as normas da PNRS. Para saber mais sobre nossas práticas sustentáveis, acesse o nosso site!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima