O que é a Economia Verde?

Com a sustentabilidade em foco e diversas ações que valorizam o meio ambiente sendo colocadas em prática, novos conceitos estão surgindo. Um deles é a economia verde, um modelo econômico alternativo ao que vivenciamos atualmente.

O modelo de economia que vivenciamos em nosso dia a dia faz com que tenhamos que enfrentar vários desafios, como a desigualdade, o desperdício, escassez de recursos naturais, fora as diversas ameaças ao meio ambiente e à saúde humana. Ou seja, ele gera consequências que colocam em xeque a continuidade das gerações futuras.

Diante disso, diversas práticas e filosofias passaram a ser estudadas e a economia verde tem ganhado os holofotes, sendo considerada uma das principais ideias para a recuperação econômica no período pós-pandemia pelo incentivo ao uso de produtos renováveis e uma produção mais sustentável.

Um estudo divulgado pela WRI Brasil em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que a economia verde pode adicionar quase R$ 3 trilhões ao PIB do Brasil, gerando mais de 2 milhões de empregos em uma década.

Portanto, ela é uma alternativa viável para o momento atual e tem uma relação direta com a sustentabilidade. Confira em nosso artigo mais detalhes sobre a Economia Verde e como a Knauf colabora com ações e projetos ambientais.

Como surgiu a economia verde?

A economia verde surgiu no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em 2008, com a finalidade de tornar a economia mais sustentável, ou seja, com uma economia que resultasse na melhoria do bem-estar da humanidade, igualdade social e com menor número de riscos ao meio ambiente.

Essa expressão foi utilizada pela primeira vez no Relatório Brundtland em 1987, mas acabou popularizada somente após a ECO-92, evento realizado no Rio de Janeiro para discutir sobre a agenda ambiental e o desenvolvimento sustentável.

A economia verde, inclusive, é considerada um dos principais caminhos para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Em sua fórmula, diversos fatores são elencados, como oferta de empregos, reciclagem de materiais, inclusão social, consumo responsável, uso de energia limpa e valorização da biodiversidade.

Ou seja, a economia verde entende que o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico podem andar juntos, eliminando a ideia de que ambos são contraditórios e podem ocasionar mais prejuízos do que benefícios.

Os principais desafios e oportunidades da economia verde

Para que a economia verde seja implementada de fato, todos os países devem adotar esse conceito e colocá-lo em prática. No entanto, esse parece ser um dos principais desafios, já que diversos movimentos sociais se mostram contra esse ideal e influenciam diretamente alguns líderes.

Isso porque trata-se de um modelo alternativo e que diversos setores da economia podem adotar e personalizar de acordo as particularidades de seu segmento. Entre as principais áreas, destacamos:

  • Agricultura orgânica;
  • Turismo;
  • Setor florestal;
  • Setor de energia;
  • Embalagens recicláveis;

Portanto, é consenso de que líderes mundiais devem abordar mais sobre o tema, de modo que encontrem uma alternativa viável e convençam de que a economia verde é possível, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

Afinal, todos nós estamos envolvidos diretamente no conceito, como empresa, e toda a população é beneficiada com a aplicação de práticas sustentáveis, a fim de preservar a natureza e garantir um futuro mais verde.

Ações das indústrias que não podem faltar na economia verde

Desde uma redução no consumo de energia até o uso de materiais sustentáveis, diversas ações estão englobadas na economia verde. Abaixo listamos algumas que devem ser adotadas agora mesmo pela sua indústria:

Diante da importância em garantir um mundo mais sustentável, as empresas que são responsáveis por altos volumes de extração de recursos naturais já começam a rever os seus processos e a incorporar a sustentabilidade em suas estratégias de negócio.

A Knauf como uma empresa que incentiva o desenvolvimento sustentável

Ao longo do artigo, pudemos entender que a economia verde é um novo modelo que pode resultar em melhorias para a sociedade como um todo, promovendo o bem-estar da humanidade e apoiando a diminuição dos impactos ambientais.

A Knauf é uma empresa que tem a sustentabilidade como um de seus principais compromissos e adota o conceito em cada etapa da produção do EPS Isopor®, material 100% reciclável, seguindo todas as diretrizes da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Entre as principais ações que nossa empresa realiza, destacamos a logística reversa do EPS Isopor® e a assinatura do Pacto Global da ONU, que tem a finalidade de estabelecer diretrizes em prol do meio ambiente e dos direitos humanos.

Para saber mais sobre as ações da Knauf, clique aqui!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

INSTAGRAM

Rolar para cima