Knauf apoia programa Vivaleite com doação de caixas térmicas

Knauf apoia programa Vivaleite com doação de caixas térmicas

Em meio à pandemia do novo coronavírus e à quarentena, ONGs e programas sociais também precisam se adaptar aos desafios do novo cenário para continuar o trabalho de apoio à população.

Para dar continuidade às ações solidárias durante o período de isolamento, a Knauf Isopor®, em conjunto à Plastivida e outras organizações, se comprometeu com a doação de centenas de caixas térmicas para o programa social Vivaleite.

Conheça a iniciativa

Programa Vivaleite

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1999, o projeto distribui anualmente mais de 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias carentes da capital e de municípios do interior.

O programa é a maior iniciativa de entrega gratuita de leite no Brasil, e tem como foco a promoção da segurança alimentar e da assistência social.

Uma parceria entre o setor público e privado

Como você pôde perceber o projeto Vivaleite desempenha um importante papel no apoio às comunidades carentes do estado, e não pode ser interrompido - especialmente agora.

A COVID-19 deixou a população em alerta, trazendo riscos à saúde física, emocional e, inclusive, financeira. No contexto brasileiro, o desemprego, a redução salarial e os problemas de saneamento básico e de higiene são tão prejudiciais quanto o novo coronavírus.

Dessa forma, órgãos públicos e privados vêm se unindo para fazer a diferença e contribuir com quem mais precisa neste momento. Conforme a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, Rita Dalmaso, a articulação entre o governo e as entidades privadas é indispensável para garantir o cumprimento dos serviços aos beneficiários.

“Políticas públicas com atendimento completo não se fazem sozinhas. Dessa forma, é fundamental desenvolver atividades em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destaca a coordenadora, que também é responsável pela pasta do projeto Vivaleite.

Com isso em mente, a Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, estabeleceu uma parceria com a Knauf Isopor® e outras fabricantes de produtos plásticos em São Paulo, em um movimento que prevê a doação de caixas térmicas, embalagens, descartáveis e outros utensílios de plástico para a rede de restaurantes Bom Prato e para o programa Vivaleite.

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e já está em andamento. De acordo com o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, os plásticos de uso único (descartáveis) são importantes elementos no combate aos riscos de transmissão do vírus e outras contaminações, apresentando características essenciais para o controle da higiene. Além disso, a partir do descarte correto, os produtos são 100% recicláveis e não causam qualquer prejuízo ao meio ambiente.

O compromisso da Knauf Isopor®

O programa Vivaleite só se tornou viável com o apoio de toda a cadeia produtiva de laticínios no Estado de São Paulo, envolvendo desde os produtores locais, até as redes de transporte e os postos de armazenamento e distribuição.

O leite é levado em caminhões para 1,5 mil entidades sociais, e no caso dos municípios do interior, a iniciativa envolve mais de 2.000 distribuidoras locais. Assim, a adequação do processo de transporte e armazenamento do produto é essencial para garantir a qualidade do alimento que chega às comunidades.

E quando o assunto é segurança e acondicionamento adequado de alimentos, o EPS Isopor® já se tornou uma referência! As caixas térmicas e embalagens de poliestireno expandido (EPS) são globalmente utilizadas na logística de produtos perecíveis e, até mesmo de medicamentos e vacinas, apresentando características determinantes para o atendimento às normas e às exigências do setor.

Especialista na fabricação de caixas térmicas de EPS, a Knauf Isopor® se solidarizou com as iniciativas e firmou um compromisso com a Plastivida e o Governo do Estado de São Paulo. Em apoio ao programa Vivaleite, a organização realizará a doação de 329 caixas térmicas de 100L, que serão utilizadas para garantir que o leite chegue de forma adequada às ONGS e unidades de distribuição de cada município.

Conforme o Presidente da Knauf Isopor®, Marcelo Rocha, esse é um momento que pede a colaboração e a conscientização de todos (cidadãos, empresas e órgãos públicos), e essa responsabilidade faz parte do compromisso e da essência do Grupo Knauf.

“No fim de 2019, assinamos o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), nos comprometendo em manter uma posição ativa e colaborativa em prol dos direitos sociais e do meio ambiente. Apenas alguns meses depois, podemos sentir na prática a importância desse papel, que envolve não só a Knauf como várias empresas privadas do nosso país. Nós nos sentimos parte desse movimento, e estamos focados em ajudar nossos clientes e toda a população a enfrentar os desafios desta crise. Temos certeza que, juntos, podemos superar esta fase”, finaliza Rocha.

Presidente da Knauf Isopor®, Marcelo Rocha

Managing Director | Knauf Isopor®, Marcelo Rocha



Leia Também