13 de Junho de 2019 |

Qualidade do EPS Isopor®: Como avaliar?

Qualidade do EPS Isopor®: Como avaliar?

Seja na construção civil, no setor automotivo, no transporte de eletrônicos e eletrodomésticos ou na conservação de alimentos e bebidas, a qualidade e a adequação do poliestireno expandido são fundamentais para garantir segurança e confiabilidade em cada aplicação.

O EPS pode ser produzido em diferentes densidades, formatos e tamanhos. Dessa forma, é sempre importante avaliar a conformidade do material à sua necessidade. Nesse artigo, nós separamos os 3 fatores mais importantes na hora de escolher o melhor produto!

O que considerar na escolha do EPS Isopor®?

1. Tipos e densidades

As peças de EPS Isopor® se dividem em dois segmentos: recortados e moldados. Os recortados referem-se às placas de poliestireno, como as direcionadas para a construção civil e a papelaria, e os moldados são as peças produzidas a partir da injeção do material, como as caixas térmicas, por exemplo.

Cada um desses casos apresenta densidades diferentes, conforme a aplicação do produto. No caso dos recortados, é preciso garantir uma densidade mínima de 10kg/m³ e máxima de 35kg/m³, já a recomendação para os recortados varia entre 16,5kg/m³ a 90kg/m³.

Por que isso é importante? A densidade está diretamente ligada à resistência e ao peso do material. Assim, o EPS Isopor® de alta densidade é utilizado para garantir firmeza e sustentação em construções de rodovias, pontes, diques, barragens, píers flutuantes, estádios e auditórios, por exemplo, além de ser aplicado em itens de segurança, como capacetes. Enquanto isso, o EPS de baixa densidade é principalmente direcionado para o isolamento térmico de obras ou para trabalhos manuais. Para as caixas térmicas e embalagens, as peças recomendadas são de média densidade.

Além disso, o EPS Isopor® também é especificado em diferentes tipos (T1 – T7) e classes (C e F), que direcionam as características técnicas do material. Por isso, é fundamental avaliar se as propriedades e densidades que o fabricante oferece são realmente adequadas para a sua necessidade.

2. Conformidade com as normas técnicas

Além da densidade e dos formatos, existem outras características técnicas importantes que influenciam a qualidade do EPS Isopor®, como a capacidade de isolamento térmico, a flamabilidade, absorção de água e resistência a impactos.

Portanto, para garantir que o produto está de acordo com todas as normas e padrões exigidos, esteja atento às seguintes especificações:

Qualidade do EPS Isopor®: Como avaliar?

3. Certificações de qualidade

Como cada tipo e classificação do EPS Isopor® apresenta recomendações e aplicações diferentes, é muito importante avaliar se o produto está de acordo com as normas de qualidade do seu segmento. Órgãos como a ANVISA e a ABNT regulamentam as exigências técnicas de cada material, e podem te ajudar a escolher o melhor fabricante.

Pensando nisso, sempre busque fornecedores que contam com as certificações ISO, adequam os processos produtivos conforme as políticas de preservação do meio ambiente (PNRS, por exemplo), bem como atendem às exigências do mercado e do setor.

Aposte em um fabricante confiável de EPS Isopor®

Quando o assunto é confiabilidade e expertise na produção do poliestireno expandido, não podemos deixar de falar sobre a Knauf, líder mundial em processamento de EPS para diversas aplicações industriais!

Dona da marca EPS Isopor®, a multinacional está presente em 60 países, em todos os continentes, com centro de pesquisa a serviço da inovação na Alemanha. Assim, com mais de 85 anos de experiência na fabricação do material, a Knauf é reconhecida por atender aos padrões de qualidade e às necessidades de cada cliente.

No Brasil, o grupo é o principal fabricante de EPS Isopor®, com todas as suas operações alinhadas às políticas de sustentabilidade e certificações de qualidade, como o ISO 9001. Além disso, a Knauf oferece o processo de logística reversa do poliestireno expandido para todos os clientes, com pontos de coleta voluntária em todas as unidades, promovendo o descarte correto e a reciclagem do material!

Conheça as soluções da Knauf e garanta a qualidade de suas peças de EPS Isopor®!



Leia Também