Como fazer o isolamento acústico da sua obra?

Como fazer o isolamento acústico da sua obra?

As buzinas, os carros, o vizinho que ouve música alta e as pessoas conversando no corredor são transtornos comuns no dia a dia de muitos brasileiros. O conforto acústico é essencial para o ambiente de trabalho e também para o nosso lar, portanto, deve ser pensado desde a fase de planejamento da construção.

Nesse ponto, surgem muitas dúvidas quanto aos melhores materiais e métodos a serem aplicados. Confira os pontos de atenção e as principais técnicas de como fazer o isolamento acústico adequado de sua obra!

Como fazer isolamento acústico interno e externo de ambientes?

O isolamento acústico é essencial em todos os tipos de construção, especialmente em casas geminadas, apartamentos, escritórios e estúdios. Esse bloqueio do som pode ser feito considerando fatores externos, como o barulho das ruas e avenidas, ou mesmo internos, no caso de estúdios, por exemplo.

Assim, as técnicas devem ser avaliadas conforme cada necessidade. Em obras que demandam maior isolamento acústico, esse aspecto deve ser considerado inclusive na escolha de todos os materiais e soluções, desde a construção da laje, até a aplicação de pisos, portas e janelas!

Atualmente, existem exigências e normas que determinam a obrigatoriedade do isolamento acústico em todas as obras e edificações, como a NBR 15.575. Para atendê-las corretamente, é importante buscar profissionais especializados, bem como os materiais desenvolvidos para essa função. Algumas dicas importantes são a instalação de pisos flutuantes e vidros antirruídos, bem como o ajuste na altura de portas e acessos, e o isolamento entre andares, no caso de prédios e sobrados.

Como fazer isolamento acústico com EPS Isopor®

O EPS Isopor® apresenta inúmeras vantagens e aplicações reconhecidas na construção civil, incluindo o isolamento térmico e acústico. As diferentes soluções do material para o segmento, como lajes, forros, telhas, concreto leve, contrapiso e placas de alta densidade contribuem decisivamente com a absorção dos ruídos.

Em obras que demandam um maior nível de isolamento acústico, há ainda alternativas práticas e econômicas de EPS que cumprem muito bem esse papel, como a colocação de mantas acústicas de poliestireno expandido (EPS) entre o piso e a laje.

Para as paredes, é possível realizar a aplicação de placas de EPS Isopor®, em conjunto a outros materiais, compondo sistemas acústicos de alto desempenho a partir de uma estrutura que envolve: massa – mola – massa. Um exemplo é utilizar uma camada de gesso acartonado (massa), uma de EPS Isopor® (mola), e outra de tijolos (massa).

Além disso, o EPS Isopor® é uma boa opção não só para o isolamento acústico, como também para a sustentabilidade, estabilidade e resistência da obra. Uma alternativa 100% reciclável para a construção civil, o EPS agrega alta resistência à compressão e vibração mecânica, baixa condutibilidade térmica e baixa absorção de água, além de retardação à chama. Assim, as diversas propriedades do poliestireno expandido, aliadas à praticidade e ao custo acessível do material, contribuem para um projeto mais ágil e eficiente.

Quer saber mais sobre como fazer o isolamento acústico da sua obra? Converse com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas!



Leia Também