Como garantir melhores índices de reciclagem do EPS Isopor® em 2021?

Como garantir melhores índices de reciclagem do EPS Isopor® em 2021?

A reciclagem do EPS Isopor® é uma prática importante para garantir que a produção do material seja mais consciente e utilize cada vez menos recursos da natureza. Em 2020, a coleta seletiva teve um aumento muito considerável e um dos principais motivos foi o aumento de consumo de delivery em razão da pandemia do novo Coronavírus.

Só em São Paulo - a maior metrópole e capital do consumo brasileira - a coleta seletiva recolheu no último ano 94 mil toneladas de materiais recicláveis, de acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

A maior parte das embalagens entregues hoje pelos restaurantes são compostas por materiais plásticos, entre eles o Isopor®. No caso deste, nem todos têm a consciência de que se trata de uma matéria-prima 100% reciclável.

A seguir, entenda como a reciclagem do EPS isopor® é fundamental para o meio ambiente e como fazer o descarte correto desse material.

Como fazer a reciclagem do EPS isopor®?

O EPS Isopor® é uma matéria-prima composta por 98% de ar e 2% de plástico, portanto o seu descarte deve ser feito igual ao de qualquer produto plástico.

Poucas pessoas têm consciência de que o Isopor® é um membro da família do plástico, e isso acaba dificultando a coleta seletiva do material.

Sabendo disso, alguns procedimentos são recomendados para fazer o descarte correto e garantir a reciclagem do EPS isopor®:

  • Por se tratar um plástico, o EPS Isopor® deve ser descartado nas lixeiras de cor vermelha, que são destinadas ao descarte de materiais plásticos.
  • Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio colocando exclusivamente itens de isopor® e plástico;
  • No caso de morar ou trabalhar em casa ou em galpões que não possuem lixeiras de coleta, o recomendado é higienizar as embalagens, acoplar em materiais recicláveis (como sacolas plásticas) e descartá-las;
  • Outra opção, é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região!

Os PEVs são opções práticas e seguras de garantir que a reciclagem do EPS isopor® aconteça. Trata-se de Pontos de Coleta Voluntários, espalhados em várias cidades brasileiras, em que uma empresa ou pessoa física pode recorrer para fazer o descarte do EPS.

A Knauf Isopor®, através da Plastivida, possui uma parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar para fazer o descarte correto do material. Somente na cidade de São de Paulo são mais de 17 de centros de reciclagem do Isopor®.

Importância da reciclagem do EPS Isopor®

Anualmente, são fabricadas mais de 100 mil toneladas de poliestireno expandido (ou EPS) no Brasil, segundo dados da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria). Esse número já é bastante surpreendente, apesar de se tratar de uma média calculada antes da pandemia.

A reciclagem do material se mostra fundamental para evitar que o plástico seja retirado da natureza. Ainda de acordo com a ABIQUIM, 3,4% de todo EPS fabricado é reciclado posteriormente, um número inclusive equivalente ao de países mais desenvolvidos.

Existem três maneiras de fazer a reciclagem do EPS Isopor®:

  1. Reciclagem energética: produção de energia elétrica térmica;
  2. Reciclagem mecânica: fabricação de novos objetos de plástico;
  3. Reciclagem química: fabricação de colas, solventes e, inclusive, sola de calçados.

Todas elas acontecem em um processo conhecido como logística reversa do EPS - cujo objetivo é pegar o material já utilizado e dar nova forma a ele, contribuindo ativamente com as ações de sustentabilidade.

Como a Knauf está colaborando no processo de reciclagem do EPS isopor®?

A Knauf Isopor® é a líder mundial na fabricação de poliestireno expandido e faz parte do comitê EPS, que tem como objetivo promover a educação ambiental e estimular a reciclagem do EPS.

A empresa também foi a responsável por trazer e registrar o EPS no Brasil. Aliada à sua expertise inovadora está a responsabilidade com ações afirmativas para o meio ambiente. Conheça todos os projetos no site da Knauf!

No último levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), menos de 20% das cidades brasileiras contavam com pontos de coleta seletiva. Não contente com esse cenário e enxergando um grande potencial de expansão e melhoria, a Knauf Isopor® vem investindo continuamente em ações de conscientização e expansão dos PEVs.

Prova disso se reflete no pacto assinado pela empresa com a ONU no ano passado, que prevê um maior rigor nas políticas de sustentabilidade e metas a serem cumpridas e enviadas por meio de um relatório para a organização mundial.

Atualmente, a Knauf Isopor® disponibiliza de PEVs nas seguintes cidades brasileiras: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA).

Ficou interessado em saber mais sobre o compromisso da Knauf com a reciclagem do isopor®? Confira o nosso e-book exclusivo sobre o assunto e aprenda tudo sobre o assunto com um verdadeiro guia completo sobre a logística reversa do EPS!



Leia Também