Descarte de EPS Isopor®: Você faz do jeito certo?

Descarte de EPS Isopor®: Você faz do jeito certo?

Apenas 7% dos brasileiros sabem que o poliestireno expandido é sustentável, conforme aponta a pesquisa da Meiwa, empresa paulistana de embalagens. Consequentemente, a maioria ainda não sabe como realizar o descarte de EPS Isopor® de forma correta.

100% de todo o material produzido pode ser reciclado. No Brasil, são 34,5 mil toneladas recicladas por ano, mas esse número ainda pode melhorar. A sua parte é mais simples do que você imagina, saiba como pode colaborar!

Onde e como você pode descartar o EPS Isopor®?

Fácil! O descarte de EPS Isopor® pode ser feito em qualquer lixeira destinada aos plásticos – só para lembrar, são as lixeiras de cor vermelha. Além disso, você também pode entregá-lo na coleta seletiva mais próxima.

98% composto de ar, o poliestireno expandido, como o próprio nome indica, vem de pequenos pellets de plástico que passam por um processo de expansão, até se tornarem o material que conhecemos. São justamente essas características que facilitam sua reciclagem!

Após o descarte, o EPS Isopor® é separado, limpo, triturado, cristalizado e transformado em pellets novamente, podendo ser reutilizado para:

  • Produção de energia elétrica térmica;
  • Fabricação de novos objetos de plástico;
  • Fabricação de colas, solventes, e até sola de calçados.

Para você entender melhor como funciona esse processo, nós desenvolvemos o eBook “Tudo sobre reciclagem de EPS Isopor®”, vale a pena ler para entender melhor como podemos, juntos, mudar o cenário atual de poluição dos oceanos, praias, florestas e ambientes urbanos – um resultado da falta de conscientização e cuidado de toda a população, bem como das entidades públicas e privadas, quanto a reciclagem e ao descarte de EPS Isopor®!

Como a Knauf colabora com o correto descarte de EPS Isopor®?

Atualmente, apenas 20% dos municípios brasileiros contam com coleta seletiva. Com isso, acreditamos que o principal passo para potencializar os níveis de reciclagem de EPS Isopor® no país é sempre investir em conscientização.

Todo o nosso processo produtivo é otimizado para gerar o mínimo possível de resíduos, e a logística reversa também é disponibilizada para todos os nossos clientes. No entanto, sabemos que a nossa parte não pode parar por aqui!

Nós disponibilizamos PEVs, Pontos de Coleta Voluntária, em todas as nossas unidades industriais (você pode conferir os endereços nesse link), além de integrar o Comitê do EPS Isopor®. Essa parceria é focada no desenvolvimento de materiais educativos relevantes sobre o descarte e a reciclagem do poliestireno expandido, de forma a conquistar melhores índices de coleta doméstica em nosso país.

Conheça algumas de nossas iniciativas em prol do consumo sustentável e do descarte de EPS Isopor®!



Leia Também