CONFIRA ALGUMAS DICAS DE RECICLAGEM PARA O SEU DIA A DIA

Como uma empresa que possui o comprometimento com um Brasil sustentável, aqui na Knauf reconhecemos a importância de cuidar do meio ambiente e, por isso, separamos neste artigo algumas dicas de reciclagem para você começar a implantar em seu dia a dia.

A reciclagem é hoje um das principais ações para a preservação do meio ambiente e tem como objetivo reaproveitar um material que não serve mais para o seu processo original e dar a ele uma nova função, seja como produto ou matéria prima.

Infelizmente, o número de materiais recicláveis ainda continua muito baixo pelo país. De acordo com os dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil recicla apenas 4% das 80 milhões de toneladas de lixo por ano. Quando o foco é apenas no plástico, no qual somos o quarto maior produtor do mundo com mais de 11 milhões de toneladas geradas, o país recicla apenas 1,3%, média bem abaixo da média global, que é de 9%, segundo a World Wildlife Fund (WWF Brasil).

Portanto, para vivermos em um mundo mais sustentável, é importante adotarmos medidas simples em nosso dia a dia, como a reciclagem, que auxilia ainda na redução de custos com a limpeza urbana e na extração de novas matérias-primas. Confira nossas dicas de reciclagem!

Dicas de reciclagem para o seu dia a dia

Aproveite o lixo orgânico

Alguns restos de alimentos, como cascas de frutas, legumes e ovos que não são consumidos podem adquirir novas funções, como a utilização para novas receitas ou transformá-lo em adubo para os canteiros de plantas.

Entretanto, é ideal que a sua produção seja reduzida. Para isso, é necessário programar bem as compras no supermercado, guardar os alimentos de maneira correta e evitar o consumo em exagero para que não fiquem sobras durante a refeição.

Separe o lixo de acordo com os materiais

Diferente do lixo orgânico, esses materiais não possuem origem animal ou vegetal. Ao iniciar o descarte, separe-os de acordo com os seus materiais: papel, alumínio, vidro, plástico, entre outros.

Em seguida, faça o seu descarte nas lixeiras de reciclagem destinadas ao produto. Confira abaixo a categoria correta de cada lixeira da coleta seletiva, conforme a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama):

  • AZUL – Papel e papelão;
  • VERMELHO – Plástico;
  • VERDE – Vidro;
  • AMARELO – Metal;
  • PRETO – Madeira;
  • MARROM – Lixo orgânico;
  • CINZA – Lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível;
  • BRANCO – Resíduos de hospitais e serviço de saúde;
  • LARANJA – Resíduos perigosos;
  • ROXO – Lixo radioativo.

Descarte de eletrônicos somente em pontos específicos

Por se tratar de um material muito utilizado por todos e ter a sua decomposição tóxica, os equipamentos eletrônicos devem ser descartados em pontos de coleta específicos. Escolas, lojas de equipamentos e outros locais que possuam um ponto de coleta específico. Para saber mais, acesse o site da prefeitura de sua cidade.

Higienize as embalagens antes de reciclá-las

Pode ser que leve muito tempo para a embalagem chegar até o centro de reciclagem. Portanto, todos os materiais antes de serem descartados, devem ser higienizados para evitar possíveis contaminações ou proliferação de fungos e bactérias.

Eduque as crianças com ações sustentáveis

Quanto antes começar, melhor poderão ser os resultados. Educar as crianças com assuntos relacionados à sustentabilidade irá facilitar a adaptação e incorporação do tema em suas rotinas, sem sobrecarregá-las, ou seja, os valores relacionados com o cuidado do meio ambiente estarão sempre presentes em suas vidas.

Recicle o Isopor®

Composto por 98% de ar e 2% de poliestireno expandido, o EPS Isopor® é um material 100% reciclável, já que ele é um tipo de plástico. Muito utilizado para embalagens, tanto de eletrônicos como de alimentos, além de ser uma verdadeira tendência na construção civil, o material deve ser descartado nas lixeiras de plástico ou em pontos de entrega voluntária da Knauf, disponíveis em suas unidades.

Para saber mais sobre o processo de reciclagem do material e o que podemos fazer para aumentar o seu índice de reciclagem, nós da Knauf preparamos um ebook exclusivo sobre a reciclagem de EPS Isopor®. Faça o download gratuito agora mesmo!

Ações da Knauf em favor da reciclagem do Isopor®

Líder mundial no processamento do EPS Isopor®, a Knauf tem como um dos seus principais compromissos o cuidado com o meio ambiente e, por isso, realiza diversas ações para a reciclagem do material EPS.

Através dos processos de logística reversa e da economia circular, a empresa consegue reutilizar o material EPS descartado em pontos de entrega voluntária ou nas lixeiras destinadas ao plástico. Para saber qual a PEV mais próximo de você, clique aqui e confira nossos endereços.

Além disso, a Knauf também possui participação no Comitê do EPS Isopor® e apresenta parcerias com organizações brasileiras para garantir ações mais sustentáveis, como a Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) e a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).

Em nosso site, você consegue saber todas as ações da Knauf em benefício da sustentabilidade e da reciclagem do EPS Isopor®. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima