17 de Janeiro de 2019 |

Lixeiras de reciclagem: Como realizar o descarte correto?

Lixeiras de reciclagem: Como realizar o descarte correto?

A contaminação do solo e da água, os prejuízos à fauna e à flora, e o aumento dos riscos de enchentes são alguns dos principais problemas causados pelo descarte inadequado do lixo. Nesse cenário, os resíduos que não são reutilizados ou reciclados acabam parando em aterros, ou até mesmo nas ruas, rios e mares. No entanto, para promover a separação e a destinação correta de cada tipo de resíduo, as lixeiras de reciclagem são instaladas nas cidades com cores diferentes para cada categoria. Você conhece todas elas? Já se confundiu e descartou o lixo no lugar errado? Nesse artigo, vamos te ajudar a entendê-las de forma prática, para acabar de vez com as dúvidas!

Categorias e cores das lixeiras de reciclagem

Entenda a padronização das cores de acordo com cada categoria de descarte, em conformidade com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama):

  • AZUL - Papel e papelão;
  • VERMELHO - Plástico;
  • VERDE - Vidro;
  • AMARELO - Metal;
  • PRETO - Madeira;
  • MARROM - Lixo orgânico;
  • CINZA - Lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível;
  • BRANCO - Resíduos de hospitais e serviço de saúde;
  • LARANJA - Resíduos perigosos;
  • ROXO - Lixo radioativo.

Lixeiras de reciclagem: O que e como descartar?

Papel e papelão (Lixeira de reciclagem azul)

Descarte jornais, revistas, papeis em geral, caixas de papelão e embalagens longa-vida, picotando-os para facilitar a reciclagem.

Plástico (Lixeira de reciclagem vermelha)

Retire as tampas e enxague as embalagens antes de descartar garrafas, frascos de produtos de limpeza, potes de produtos de higiene, tubos e canos, brinquedos, sacos, sacolas e papéis plastificados, metalizados ou parafinados, como embalagens de biscoito. Para checar se o material é realmente plástico e pode ser reciclado, basta checar a sigla 6PS no produto!

Vidro (Lixeira de reciclagem verde)

Retire as tampas e enxague frascos, garrafas e potes de conserva de vidro para eliminar os resíduos e facilitar a reciclagem.

Metal (Lixeira de reciclagem amarela)

Nas lixeiras amarelas, descarte as latinhas de cerveja, refrigerante e sucos, esquadrias e molduras de quadros, sempre prensadas ou amassadas para otimizar o armazenamento até o processo de reciclagem.

Onde descartar o EPS Isopor®?

Todos os produtos de EPS Isopor® podem ser 100% reciclados, como as caixas térmicas ou embalagens e suportes que protegem os eletrodomésticos. Você pode descartá-los nas lixeiras de reciclagem da cor vermelha, ou no ponto de coleta seletiva mais próximo. A Knauf disponibiliza a coleta gratuita em todas as unidades, reaproveitando todo o material descartado, confira os endereços!

No Brasil, são 34,5 mil toneladas de EPS recicladas por ano, mas esse número pode melhorar ainda mais com a sua colaboração. Entenda todo o processo de reciclagem desse material e como você pode ajudar:



Leia Também