• Inicio
  • Mercado
  • O uso da técnica Geofoam para a construção de pontes e viadutos

O uso da técnica Geofoam para a construção de pontes e viadutos

O uso do  EPS Isopor® para a construção de pontes e viadutos é uma tendência dentro da construção civil, já que envolve diversos aspectos importantes buscados pelos profissionais da área: sustentabilidade, leveza e alta durabilidade.

A construção civil é um dos principais segmentos da economia do país, devido ao seu impacto direto no PIB (Produto Interno Bruto) e na geração de milhares de empregos, o que exige constantes evoluções e aperfeiçoamentos de técnicas para que essa curva continue em crescimento

Uma dessas evoluções ocorre especialmente em obras desenvolvidas para a infraestrutura das cidades, como a construção de pontes e viadutos, rodovias e estradas. Nesse segmento, existe uma grande responsabilidade socioambiental na seleção de materiais que sejam sustentáveis em cada etapa da sua obra.

Portanto, existe uma tendência de utilização do EPS Isopor® e da solução Geofoam para atender a todos esses requisitos quando falamos de grandes obras. Nesse artigo vamos entender sobre como esse material pode ser utilizado na construção civil, sendo aplicado no início da obra para assentamento de solos moles, e as vantagens de sua utilização.

A utilização do Geofoam na construção de pontes e viadutos

O Geofoam foi desenvolvido na Noruega na década de 70, de acordo com nossos engenheiros em citação ao blog, e se popularizou apenas 20 anos depois, ganhando destaque no mundo todo pela sua resistência e leveza.

O Geofoam é uma solução geotécnica ecológica e indicada especialmente para obras de grande porte, como na construção de pontes, alças, viadutos, para estabilização de solos moles. Trata-se de um material geossintético de EPS Isopor® (poliestireno expandido), que é um produto composto por 98% de ar e apenas 2% de plástico.

Suas principais aplicações estão na construção de aterros sobre solos com baixa resistência mecânica e nos apoios das cabeceiras de pontes e viadutos. Além disso, podemos destacar a estabilização de talude e o preenchimento de estruturas, como é o caso das arquibancadas, como outros exemplos de aplicações.

Benefícios de aplicar o Geofoam para a construção de grandes obras

Entre os principais benefícios de aplicar o Geofoam para a construção de pontes e viadutos e praticidade em todo o projeto, podemos destacar que o material chega a pesar 100 vezes menos que a terra ou a areia utilizada nos aterros, de acordo o engenheiro da Knauf Isopor® Lucas Oliveira em entrevista ao blog. Sendo assim, ele garante maior economia com o transporte.

Confira abaixo outros benefícios:

  • Excelente resistência mecânica;
  • Facilidade no transporte e manuseio do material;
  • Alta durabilidade;
  • Custo-benefício, devido a economia na mão de obra e agilidade na execução;
  • Conformidade com todas as normas técnicas exigidas em construções.

A sustentabilidade também é um outro grande diferencial que a construção de pontes e viadutos através do Geofoam possui. Além de ser um material 100% reciclável, a fabricação do EPS Isopor® não envolve a emissão de gases CFC.

Conte com a Knauf para a construção de pontes e viadutos!

Líder mundial no processamento de EPS Isopor®, a Knauf conta com um time de engenheiros especialistas para ajudar você a garantir o melhor resultado. Para saber mais sobre essa solução ou solicitar um orçamento, entre em contato com o nosso time!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima