11 de Abril de 2017 |

Caixa térmica de EPS Isopor® ou de plástico: qual é melhor?

Caixa térmica de EPS Isopor® ou de plástico: qual é melhor?

Para os amantes de churrasco, acampamentos e dias de sol na praia, a caixa térmica é uma grande aliada na hora de conservar os alimentos e bebidas. O que muitas pessoas questionam é com relação ao material, que varia entre EPS Isopor® e plástico. Como saber qual é o melhor? Bom, primeiro, é preciso entender quais são as principais diferenças entre eles para, depois, definir qual atenderá melhor à sua necessidade.

Caixa térmica de EPS Isopor®

Em razão do baixo coeficiente de condutibilidade térmica do EPS, a caixa térmica desse material é o isolante térmico mais apropriado para as altas temperaturas, sendo capaz de manter os alimentos e bebidas refrigerados por mais tempo.

Outro benefício é a higiene, prevenindo contra o desenvolvimento de micro-organismos. Totalmente indicado para o transporte e conservação de alimentos e bebidas, o EPS Isopor® é atóxico e não oferece nenhum risco à saúde. No entanto, como no caso de qualquer outro material, é sempre importante evitar o contato direto com o alimento.

Além do isolamento térmico e da higiene, a caixa térmica de EPS Isopor® traz as vantagens da economia, com um valor mais acessível; da sustentabilidade, sendo 100% reciclável, e da portabilidade, sendo leve e flexível, com diferentes tamanhos e padrões.

Caixa térmica de Plástico

Apesar de não ser sustentável e apresentar uma eficiência inferior ao EPS Isopor® para o isolamento térmico, a caixa térmica de plástico possui exatamente a mesma função. Da mesma forma, também é higiênica e totalmente indicada para o transporte e conservação de alimentos e bebidas, sendo atóxica e não oferecendo riscos à saúde. Além disso, apresenta a vantagem da maior resistência e durabilidade.

Afinal, qual é melhor? Caixa térmica de EPS Isopor® ou Caixa térmica de plástico?

Como você pôde perceber, ambas atendem bem à mesma função e cada uma apresenta vantagens exclusivas. Quem deve define qual é a melhor é você mesmo, com base na sua necessidade.

Se você busca algo mais acessível, sustentável e eficiente no isolamento térmico, então a ideal seria a caixa térmica de EPS Isopor®. Já se você busca algo com uma estética diferente e está disposto a pagar por isso, a caixa térmica de plástico também é uma opção

Fatores importantes para ambos os modelos de caixa térmica

Independente de qual modelo você optar, alguns pontos são essenciais para a eficiência de ambos os materiais. Por exemplo, o gelo é a fonte principal de refrigeração, portanto, deve ser distribuído para garantir uma temperatura estável. Dessa forma, a caixa térmica de EPS Isopor® consegue manter os alimentos refrigerados e em bons estados para consumo por até 12 horas. Confira dicas de como prolongar as baixas temperaturas em nosso artigo “5 dicas para manter as bebidas geladas em caixas de EPS Isopor®”.

Soluções em caixa térmica

A Knauf Isopor® oferece diferentes modelos de caixa térmica de EPS Isopor®, com tamanhos padrão ou sob medida, leves e fáceis de serem transportadas, com qualidades técnicas e estéticas reconhecidas na área. Com expertise e experiência nos processos industriais, desenvolve produtos inovadores para diversos segmentos do mercado, como caixas e baldes térmicos, suporte para latas, garrafas, sorvetes e outros, além de caixas com bolsas.

Um ótimo exemplo é o Porta Latas, que comporta até 6 unidades. O produto foi especialmente desenvolvido para trazer mais praticidade e portabilidade, garantindo que as latinhas permaneçam geladas por um tempo maior, além de facilitar o manuseio e o transporte.



Leia Também