Como e quando optar pelo forro de EPS Isopor®?

Como e quando optar pelo forro de EPS Isopor®?

Em meio a tantas opções, o forro de EPS Isopor® se destaca como uma tendência cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Você sabe quando essa solução é indicada e quais são suas vantagens?

Seja em obras residenciais, comerciais ou industriais, aspectos como isolamento térmico e acústico, segurança, iluminação e estética são fundamentais para ambientes mais confortáveis e acolhedores. O forro é um dos elementos que mais impactam nesses requisitos e, dessa forma, a escolha do melhor material é um dos cuidados mais importantes para a construção.

Neste artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber para aproveitar todos os benefícios e as propriedades que esse material tem a oferecer!

Quando o forro de EPS Isopor® pode ser utilizado?

O forro de Isopor® é constituído por placas de EPS (poliestireno expandido), mais conhecido pelo nome de Isopor, um material 98% composto de ar e apenas 2% de plástico, além de 100% reciclável.

A solução é indicada para todos os tipos de construção e atende às necessidades de todos os ambientes. Levando em consideração a proposta arquitetônica, o nível de exposição ao sol e a proporção dos espaços, entre outros aspectos da obra. No entanto, a utilização de casa modelo dependerá da demanda do cliente.

Em casos de destacar ambientes mais amplos, é indicado o forro recortado; já já se a proposta for garantir maior destaque aos móveis e à decoração, o forro rebaixado é a melhor escolha para essa função, delimitando os espaços com conforto e estilo, por exemplo.

Vale ressaltar que a utilização desse modelo de forro não existe uma contra indicação de uso, desde que o teto esteja protegido da umidade.

5 Maiores vantagens do forro de EPS Isopor®

Segurança

A segurança é um requisito primordial para a construção civil, envolvendo tanto a proteção da saúde física de todos que circulam e convivem nos ambientes, como também a proteção patrimonial da obra. Por se tratar de um material plástico, algumas dúvidas surgem a respeito da confiabilidade do forro de EPS Isopor®. Afinal, o poliestireno expandido é realmente seguro para aplicações em forros? O material compromete as estruturas da obra ou oferece maiores riscos em casos de incêndio?

Diferentemente do EPS Isopor® que encontramos na papelaria ou nas caixas térmicas, por exemplo, as placas de EPS destinadas à construção civil possui elevada resistência à compressão e propriedade retardante a chamas.

Dessa forma, o forro de EPS Isopor® é projetado justamente para comportar o peso estrutural da obra e evitar o alastramento das chamas em caso de incêndio, atendendo a todas as normas de segurança e qualidade, bem como a todos os requisitos da arquitetura moderna.

Resistência e durabilidade

Além da alta resistência mecânica, o EPS apresenta baixa absorção de água, prevenção contra mofo e umidade, fácil limpeza e conservação, longa vida útil, bem como resistência contra intempéries climáticas e radiação solar.

Além disso, o material possui baixo coeficiente de condutibilidade térmica e acústica, proporcionando ambientes com clima mais ameno e reduzindo os ruídos no interior da obra. Uma vez que o EPS é extremamente leve, o modelo de forro de EPS Isopor® também não sobrecarrega a estrutura da obra ou do telhado.

Estética

Flexível e disponível em diferentes opções de textura, o forro de EPS Isopor® é uma solução que atende a todas as propostas arquitetônicas, contribuindo com o aproveitamento de espaço, a iluminação e a decoração dos ambientes, conforme comentamos no tópico anterior.

Praticidade e agilidade de instalação

Extremamente leves e previamente recortadas em um tamanho padrão de mercado, as placas de forro de EPS Isopor® podem ser facilmente encaixadas em diferentes tipos de suporte, apresentando instalação rápida e limpa.

A solução é uma opção de forro removível, portanto, facilita a execução de projetos elétricos e a reconfiguração dos ambientes, incluindo a passagem de fiação e rede de iluminação.

Custo-benefício

Nesse quesito, além de ser mais econômico do que outros materiais, com o menor custo da categoria de forros removíveis, a solução garante:

  • Melhor aproveitamento de recursos, prevenindo o desperdício de materiais;
  • Redução na produção de resíduos sólidos;
  • Economia na mão de obra, com aplicação de materiais mais leves e práticos;
  • Redução de gastos energéticos com iluminação e climatização;
  • Menor custo de manutenção;
  • Maior valor de mercado.

Conheça as opções de forro de EPS Isopor® da Knauf

Para contar com todas as vantagens do forro de EPS Isopor® que mencionamos nesse artigo, é essencial com fornecedores e instaladores especializados.

Referência nacional em fabricação de peças e blocos de EPS Isopor® para diferentes segmentos, a Knauf Isopor® desenvolveu dois tipos de forro exclusivos para as necessidades da construção civil. Conheça o Forroterm® e o Styroforro®, ambos indicados para qualquer tipo e tamanho de obra!

Forroterm®

Formado por placas de EPS Isopor® com aplicação de massa acrílica branca ou preta, o Forroterm® é indicado para quem busca alta capacidade de isolamento térmico, reduzindo o consumo de energia e custos com acondicionamento dos ambientes.

A alta resistência mecânica e o baixo peso específico também tornam o produto ideal para todos os tipos de edificação. Além disso, essa linha de Forro de EPS Isopor® da Knauf foi testado nos laboratórios do IPT e classificado como Classe II A, com propriedades que previnem a propagação de chamas e estão em conformidade com todas as normas técnicas.

Forro Colmeia®

Esse modelo de forro é definido com o uso placas de EPS Isopor® “vazadas” em formato quadriculado, lembrando uma colmeia de abelhas.

Com facilidade manutenção e de acesso às instalações dentro da estrutura, esse modelo forro possui um ótimo custo-benefício, não sendo necessária à sua remoção caso seja necessário fazer reparos em instalações elétricas ou hidráulicas. Além disso, ele possui uma boa adequação termo acústica e é ideal para dar um elemento mais decorativo ao ambiente.

Styroforro®

Mais econômico e com instalação ágil e simplificada, o Styroforro® é especialmente indicado para quem busca maior praticidade e bom acabamento, disponível em dois modelos de textura: Hamburg e Nizzo. Da mesma forma que o Forroterm®, a solução também foi desenvolvida e testada em conformidade com todas as normas técnicas.

Por fim, a escolha da melhor opção de forro de EPS Isopor® é subjetiva e varia conforme gosto e orçamento, no entanto, ambos os modelos apresentam características e vantagens exclusivas.

Quer saber mais sobre as vantagens do forro de EPS Isopor® e as opções desenvolvidas pela Knauf?Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas!



Leia Também