3 materiais inovadores para reduzir o custo de construção

3 materiais inovadores para reduzir o custo de construção

É comum que se faça de tudo para que a obra não passe do orçamento, o que acaba acontecendo com certa frequência. Mas e se, além do planejamento minucioso do projeto, existisse outra forma de reduzir o custo de construção logo no princípio? Neste artigo vamos descobrir três maneiras efetivas para diminuir seu orçamento e aumentar a qualidade da sua obra – incluindo, é claro, o uso do EPS Isopor®.

Madeira de demolição

Você pode até achar que já conhece esse material, mas provavelmente ainda não descobriu todos os usos da madeira de demolição – e nem seu potencial de redução do custo de construção.

No mundo dos móveis, portas e acessórios para acabamento, a madeira de demolição é conhecida por ser um material caro. Nesse quesito, o que encarece o material é o valor histórico e artístico relacionado as peças. Entretanto, quando devidamente aplicado na estrutura em esteios, madres, frechais, caibros, cumeeiras, tirantes e ripas, esse material pode representar uma economia de até 20% em relação a madeira comum.

É claro, no momento de comprar a madeira de demolição, fique atento a qualidade, procedência e fornecedor. Vale lembrar também que esse procedimento deve ser feito em relação a qualquer material. Reduzir o custo de construção não pode diminuir a qualidade dos seus materiais.

EPS Isopor®

Outro material surpreendente, o uso do EPS Isopor® é uma oportunidade incrível de reduzir o custo de construção. Permitindo a economia de outros materiais, o EPS agrega facilidade no transporte e a permite a redução do tempo de construção – sem deixar a desejar no quesito economia e resistência.

Presente em coberturas, lajes, forros, telhas e até no concreto leve, esse material proporciona muito mais do que só economia: além de ser mais leve e facilitar a mão de obra, também funciona como isolante térmico, acústico, retardante à chama, umidade e mofo.

Além disso, os materiais em EPS Isopor® podem ser aplicados em acabamentos que, além de econômicos, são mais leves e tem aplicação muito mais simples e rápida. Uma solução completa para reduzir o custo de construção.

Concreto protendido

Técnica usada em obras públicas e prédios, a proteção oferece vantagens estruturais interessantes, e é claro, reduz o custo de construção. Diferente do concreto leve, que é ideal para funções não estruturais, o concreto protendido passa por um processo de compressão que o torna mais denso e mais resistente ao peso e tração estruturais.

Esse aumento de resistência garante maior custo benefício, diminuindo a necessidade de pilares, maior controle de deformação da estrutura e menor necessidade de manutenção durante a vida útil do edifício.

O passo-a-passo da redução do custo de construção

Se você deseja saber mais sobre maneiras inovadoras de melhorar seus processos de construção, conheça nossas 5 dicas de como ter mais economia e rapidez na construção civil.


Leia Também