Lajes de EPS ou cerâmica?

Lajes de EPS ou cerâmica?

Quem trabalha com obras com certeza já ouviu falar em lajes de EPS e, se ainda não conhece, está na hora de saber mais sobre novas opções para a construção de casas ou negócios.

A maior dúvida das pessoas é: Quando escolher a laje de EPS ou manter a tradicional laje de cerâmica? Separamos alguns fatores para explicar com detalhes tudo o que você precisa saber para não ter dúvidas na hora de escolher os métodos e materiais para obter obras com a melhor performance e custo possível.

O que são as lajes de EPS e como funcionam?

Claro que sempre indicamos a contratação de um especialista na área, mas para ajudar no esclarecimento, as lajes de EPS são lajotas recortadas de EPS, utilizados em lajes como elementos de enchimento e fôrma, diminuindo a carga nas estruturas e fundações.

A técnica utilizada para a laje de EPS inclui uma estrutura feita com vigotas de concreto e ferragem, criando suporte para o encaixe do EPS. Após essa estrutura de sustentação ficar pronta, são encaixadas as placas que formam a base da laje. Após a instalação completa, são posicionados escoras em pontos determinados para dar sustentação e assim o espaço entre laje e telhado é preenchido com concreto.

Algumas empresas, como a Knauf Isopor®, também dispõe de opções como as lajotas moldadas de EPS Isopor®, para lajes treliçadas unidirecionais, que são resistentes às necessidades de trabalho e concretagem das lajes, possuindo rugosidades na superfície inferior proporcionando melhor ancoragem ao revestimento. Além do Isofoam®, que são chapas moldadas de alta densidade utilizados principalmente no isolamento térmico de lajes impermeabilizadas, dutos de refrigeração e tanques de água.

Quais os benefícios em adotar a laje de EPS?

Melhor do que conhecer os métodos e materiais, ainda é importante saber o motivo pelo qual investir. Separamos as principais vantagens no uso de lajes de EPS Isopor®. São elas:

• Isolamento térmico: Ainda que algumas pessoas gostem da ventilação ambiente, de acordo com a temperatura local, com a laje de EPS é possível equilibrar a temperatura interna, sem absorver ou perder demais, assim mantendo um clima agradável.

• Flexibilidade e resistência: Apesar de serem mais leves, as lajes de EPS são muito resistentes e capazes de suportar até mesmo o deslocamento de pessoas sobre a estrutura, além de possibilitar a flexibilidade na moldura de medidas para cada caso específico, diminuindo as chances de erro com cortes. As placas de EPS Isopor® também são ideais por terem menos problemas com trincas e quebras, e isso aumenta a vantagem deste tipo de material.

• Economia de mão de obra: com mais facilidade para o transporte e manuseio, se faz necessário menor número de contribuintes para realizar a obra, já que torna todo o processo mais eficaz. A leveza das placas permite carregamento maior no caminhão e manuseio rápido e fácil na hora de elevar as placas para o telhado. Além de ser uma opção para as conduítes de energia, que podem ser instaladas a qualquer ponto da laje.

• Menor consumo de escoramentos, aço e concreto: Constância do fator água x cimento, proporcionando cura adequada do concreto nas lajes.

• Isolamento acústico: O material também se sai muito bem como isolante acústico, e pode ser uma boa opção para sobrados ou até para casas térreas, isolando os barulhos externos.

• Obras mais ágeis: Com a rapidez em pelo menos um dos processos da construção já garante uma maior porcentagem de que a obra seja entregue na data prevista ou antes. A montagem inicial é mais ágil e dispensa o processo de secagem, tornando todo o restante mais rápido.

• Menor carga nas estruturas e fundações: Por ser mais leve, o EPS tem vantagem quando comparado a outras opções de lajes pré-moldadas. Ponto favorável já que a fundação da casa vai receber uma carga menor; o que pode resultar em um processo até mais rápido e econômico para o processo de fundação.

• Sustentável: Dentre todos os benefícios, você ainda estará ajudando o meio ambiente com um material 100% reciclável.

Qual o custo das lajes de EPS Isopor® em relação à cerâmica?

Lembrando que neste artigo estamos tratando de EPS Isopor® de alta densidade, que remete ao mais resistente, diferente de opções mais baratas, porém frágeis, e que acabam estourando na hora da concretagem, por exemplo.

Para você medir o custo x benefício e saber se vale a pena investir nas lajes de EPS, o custo médio é em torno de 25 reais o m². Apesar de ser pouca a diferença em relação à tradicional lajota de cerâmica, que sai 28 reais o m², é vantajoso apostar no EPS Isopor®, uma vez que você deverá considerar os outros fatores que citamos como vantagens.

Agora que você reconhece os benefícios na utilização das lajes de EPS, conte com a Knauf Isopor® para fornecer os materiais com a qualidade adequada para melhorar sua obra.



Leia Também