O segmento de móveis evoluiu consideravelmente ao longo do tempo e, nesse sentido, o design moveleiro passou por grandes mudanças nas últimas décadas. As transformações do setor geraram inovações que surpreendem, seja pelos novos estilos, seja pelos materiais que trouxeram novidades ao mercado.
Este é o caso do EPP (polipropileno expandido). Ele chega à área de móveis trazendo uma proposta de leveza e praticidade. Se você tem interesse sobre o assunto e quer conhecer as novidades para o futuro do design moveleiro, continue esta leitura e saiba o que está por vir!
A evolução dos materiais no setor moveleiro
Com a Revolução Industrial no século XVIII, o ferro fundido e o aço passaram a ser empregados no design moveleiro, gerando estruturas mais resistentes e novos estilos. Já no século XX, o desenvolvimento de compósitos expandiu as possibilidades na fabricação de móveis.
Na década de 1970, o desenvolvimento do EPP ampliou ainda mais as oportunidades de criação para o design moveleiro. Atualmente, o EPP pode ser usado na produção de componentes estruturais para mobiliário, como bases para sofás modulares e cadeiras.
O papel do EPP na inovação de móveis
Materiais expandidos são reconhecidos por suas características de leveza e praticidade. No setor de móveis, essas propriedades contribuem para a otimização da produção e para a melhoria de praticidade no manuseio.
A seguir, vamos entender como o EPP pode colaborar para a inovação da indústria moveleira. Confira!
Personalização e flexibilidade no design
O polipropileno expandido pode ser customizado de acordo com a necessidade do negócio. Essa capacidade de moldagem possibilita a criação de componentes ergonômicos e altamente adaptáveis a diferentes aplicações.
Eficiência produtiva e redução de custos
A utilização de EPP permite processos produtivos mais ágeis, limpos e com menor desperdício de material. Por serem leves e modulares, eles facilitam o transporte e a montagem, reduzindo custos logísticos e operacionais.
Tendências do mercado de móveis e o impacto dos novos materiais
A indústria moveleira é bastante dinâmica, com estilos que surgem e se estabelecem rapidamente, mas que logo dão espaço a novidades — recomeçando o ciclo de inovação.
Neste cenário, materiais versáteis e leves mostram-se mais do que uma tendência passageira; eles surgem como uma inovação para uso a longo prazo.
Entenda, a seguir, como o polipropileno expandido pode moldar o futuro do design moveleiro!
Leveza para uma logística mais eficiente
Móveis mais leves, feitos com componentes de EPP, podem facilitar o transporte, reduzir os custos logísticos e melhorar a ergonomia no manuseio.
A área de estofados, por exemplo, pode inovar na fabricação da estrutura de sofás modulares em polipropileno expandido. As estruturas podem ser customizadas e desenvolvidas em vários tamanhos, ampliando as possibilidades operacionais e de design.
Durabilidade e resistência dos componentes
A busca por móveis mais duráveis impulsiona a adoção de materiais avançados — e o EPP é resistente a impactos. Com ele, é possível fazer a base de cadeiras em projetos customizados, por exemplo, elevando a durabilidade e versatilidade do design moveleiro.
Knauf Isopor® é o futuro do design de móveis
A Knauf Industries está na vanguarda dos materiais expandidos, fornecendo inovações para o setor moveleiro. Com tecnologia avançada, desenvolvemos componentes para a indústria de móveis em EPP com qualidade, leveza e eficiência produtiva.
O futuro do design moveleiro passa pela escolha de materiais inovadores. E o polipropileno expandido da Knauf Industries está ampliando as possibilidades em componentes para o segmento.
Para saber mais sobre as inovações na indústria moveleira, acesse e descubra como podemos contribuir para o seu projeto!