Vantagens da Construção Sustentável

Vantagens da Construção Sustentável

Atualmente a construção é o ramo de atuação que mais gera resíduos sólidos no cenário industrial mundial. Ao mesmo tempo, também é a área que mais utiliza recursos humanos e naturais, chegando a representar 40% do consumo mundial de energia.

Esse padrão de consumo, além de causar prejuízo ao meio socioambiental, gera gastos de mão de obra, tempo e capital que poderiam ser reduzidos de forma relevante. O conceito de construção sustentável surge justamente como uma forma de repensar e otimizar o aproveitamento dos elementos envolvidos nos métodos de construção moderna.

Técnicas de Construção Sustentável

A melhor utilização dos recursos numa edificação não é um conceito necessariamente novo. Até o século XX a relação entre a utilização de espaços e recursos era algo comumente observado e considerado nos projetos de construção.

Com o grande crescimento urbano e a necessidade de obras cada vez mais rápidas e maiores, esse tipo de prática já não se encaixava com as necessidades do mercado e foi sendo esquecida.

A construção sustentável nos dias de hoje tenta aliar esses conceitos perdidos de harmonização ambiental e social às tecnologias disponíveis para aumentar o aproveitamento de tempo, recursos e mão de obra.

Dentro dessa consideração entram ideais de uso inteligente dos materiais, com mais eficiência e menos desperdício. Para isso, é necessário que o planejamento de cada ação dentro de uma construção seja mais cuidadoso e muitas vezes até inovador.

Dessa necessidade surgem materiais alternativos como a madeira de reflorestamento, que diminui muito o impacto ambiental causado por construções. Materiais como cinzas, cânhamo e até bambu também são opções biodegradáveis para obras.

Nesse quesito podemos também citar os elementos em EPS Isopor® como lajes, forros, coberturas e estabilizadores de solo. Esses produtos são 100% recicláveis e, por serem mais leves, representam economia em mão de obra e tempo de realização.

Juntamente a otimização de materiais, o conceito estrutural também passa por mudanças. O planejamento otimizado de janelas, por exemplo, pode melhorar muito o aproveitamento de luz, calor e ventilação natural, diminuindo o gasto de energia ligado à iluminação e climatização.

O uso de materiais como o concreto leve com EPS Isopor® na estrutura, por exemplo, também representa um grande impacto positivo na construção em aspectos estruturais, econômicos, de manutenção e ambientais.

Benefícios das técnicas de construção sustentável

Cada tipo de material e técnica pode oferecer benefícios diferentes, passando pelas áreas econômicas e ambientas. Os materiais em EPS Isopor®, por exemplo, oferecem isolamento térmico, acústico e mão de obra simplificada, com gastos reduzidos. Já o planejamento estrutural pode proporcionar maior qualidade de vida e gastos energéticos reduzidos.

Considerando materiais recicláveis e biodegradáveis e as técnicas de estruturação inteligente presentes em uma construção sustentável, podemos estabelecer algumas vantagens gerais relacionadas a esse tipo de prática:

  • A redução de gastos energéticos com iluminação e climatização;
  • A redução do uso de matéria prima de custo elevado, como aço, no caso do uso de materiais como o concreto leve com EPS Isopor®;
  • A redução do desperdício de materiais, e com isso o melhor aproveitamento de recursos;
  • A produção de restos de obra mais facilmente recicláveis e reutilizáveis;
  • A facilitação da mão de obra, já que os materiais são mais leves e menos nocivos;
  • Maior produtividade dos trabalhadores na construção;
  • A agilização de processos, considerando a mão de obra facilitada;
  • Imóveis com ambientes mais agradáveis e atraentes;
  • Maior valor de mercado para o imóvel construído;
  • Estruturas com mais resistência a deterioração;
  • Menor custo de manutenção.

Isso sem contar todas os benefícios socioambientais relacionados a esse tipo de prática. Tendo isso, é possível afirmar que esse conceito oferece opções vantajosas para empreiteiras e para a sociedade. Se interessou pela construção sustentável? Conheça mais sobre as soluções relacionadas a essa prática.



Leia Também