Semana do Meio Ambiente 2020: Lições para o crescimento sustentável

Semana do Meio Ambiente 2020: Lições para o crescimento sustentável

Hoje, 05 de junho de 2020, é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972. No Brasil, a data integra ainda uma ampla iniciativa focada na conscientização de empresas e cidadãos brasileiros em prol da preservação dos recursos naturais do país: a Semana do Meio Ambiente.

Com a pandemia do novo coronavírus, o mercado, a população e a economia mundial vêm enfrentando grandes desafios, em um cenário sem precedentes e que exige adaptações em todos os níveis. No entanto, enquanto a atenção de todos está voltada para a crise, as empresas também devem se preparar para o que está por vir.

É preciso um plano estratégico para sobreviver no mundo pós-pandemia, e a sustentabilidade será um importante alicerce para qualquer negócio.

Pensando nisso, nós decidimos aproveitar a Semana do Meio Ambiente para abordar os pontos de atenção mais importantes para todo o setor público e privado no enfrentamento dessa crise.

Confira 5 artigos exclusivos do Mundo Isopor® que trazem importantes lições e direcionamentos para o restabelecimento sustentável do mercado nos próximos meses!

1. Sustentabilidade e reciclagem na indústria: Tendências para 2020

Desde 2015, todos os países membros das Nações Unidas adotaram uma agenda que estabelece metas para o desenvolvimento sustentável até 2030. Entre as principais metas está a industrialização inclusiva e sustentável, o que compreende o emprego da inovação e da tecnologia em ciclos produtivos rentáveis, capazes de contribuir com a geração de empregos e minimizar os impactos no meio ambiente.

A pandemia mudou a rotina das indústrias nos últimos meses, mas a agenda da ONU continua sendo uma prioridade para todo o setor público e privado, diante de uma sociedade cada vez mais engajada e exigente por processos, produtos e ciclos produtivos mais sustentáveis.

Entenda quais são as perspectivas e demandas que devem direcionar a produção industrial na retomada das atividades: clique aqui!

2. Responsabilidade Social Corporativa: Conceito e importância

O cenário de isolamento e pandemia dos últimos meses não isenta nenhuma responsabilidade das empresas com os cuidados e a preservação do meio ambiente! O seu negócio deve manter um plano adequado de gerenciamento dos resíduos sólidos e iniciativas que contribuam com os princípios da sustentabilidade como parte essencial da rotina corporativa.

Entenda quais são os deveres da sua organização com a sociedade e o meio ambiente, e por que esse posicionamento é importante: clique aqui!

3. Como atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Instituída pela lei nº 12.305/10, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos busca integrar todo o setor público e privado no enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos.

Para isso, a PNRS estabelece metas e instrumentos de planejamento sustentável a níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal. O descumprimento das obrigações previstas pela lei pode acarretar uma série de multas e penalidades, confira!

4. Inovações e vantagens da reciclagem de plásticos

Quando olhamos para a sustentabilidade, a reciclagem de plásticos e a inovação de forma integrada, podemos extrair inúmeros benefícios e projetos com foco em nossa sociedade e o nosso meio ambiente.

Esse mindset não é apenas viável, como pode agregar importantes vantagens para o seu negócio, incluindo economia e uma imagem positiva no mercado. Nós preparamos esse artigo justamente para que você possa ampliar sua visão sobre a reciclagem de plásticos e todos os benefícios que esse processo tem a oferecer, confira!

5. A sustentabilidade no processo de fabricação do EPS Isopor®

Presente nas embalagens, no transporte de produtos perecíveis e medicamentos, bem como na fabricação de uma série de produtos enquanto matéria-prima, o EPS Isopor® já faz parte do nosso dia a dia.

Apenas no Brasil, são mais de 100.000 toneladas de poliestireno expandido (EPS) produzidas por ano, com grande utilidade nos diferentes segmentos industriais. A sua empresa também conta com o material em alguma de suas diferentes aplicações? Seja no uso profissional ou doméstico, é preciso entender como a composição e a logística reversa do EPS para contribuir com o seu descarte adequado!

Nesse conteúdo, nós explicamos detalhadamente como funciona o processo de fabricação do EPS Isopor®, se o material pode representar qualquer prejuízo ao meio ambiente e como a reciclagem pode ser garantida, confira!

Agora que você já está por dentro dos principais pontos de atenção para o crescimento sustentável do seu negócio frente à crise, não deixe de integrar esses princípios ao seu planejamento estratégico. A Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa de conscientização ambiental, mas essa consciência deve fazer parte do nosso dia a dia!

Com a sustentabilidade como um propósito, a Knauf investe continuamente em ações e parcerias em prol desse movimento. Para firmar esse compromisso, o grupo assinou recentemente o Pacto Global da ONU.

O projeto que integra mais de 160 países e 13 mil membros ao redor do mundo, estabelece diretrizes para as estratégias e operações do setor privado, com foco nos direitos humanos e do trabalho, na preservação do meio ambiente e no combate à corrupção.

Dessa forma, a Knauf assume a responsabilidade não só de planejar e realizar medidas que promovam a sustentabilidade e a cidadania, como também de reportá-las diretamente para as Nações Unidas. Confira 5 ações sustentáveis da Knauf que já saíram do papel!



Leia Também