14 de Novembro de 2019 |

Responsabilidade Social Corporativa: Conceito e importância

Responsabilidade Social Corporativa: Conceito e importância

Aqui no Mundo Isopor, sempre buscamos abordar temas relevantes sobre sustentabilidade, reciclagem e cuidados com o meio ambiente em todas as esferas da sociedade. E foi com esse propósito em mente que decidimos abordar a ideia de Responsabilidade Social Corporativa. Você já ouviu falar nesse conceito?

O aumento de discussões e questionamentos sobre a importância de uma relação ambientalmente saudável entre as indústrias, os materiais, os processos produtivos e o consumo, vem pressionando cada vez mais as empresas a reverem seus conceitos de negócio e suas ofertas de valor para o mercado.

Nesse cenário, cresce também o investimento de instituições públicas e privadas em novos projetos e iniciativas voltados para a comunidade e o meio ambiente. Esse processo no Brasil segue a tendência mundial na adoção de uma nova postura corporativa, mais engajada e consciente.

Entenda a ideia da Responsabilidade Social Corporativa, além de como e por que sua empresa deve se adequar a essa nova abordagem!

Qual é a proposta da Responsabilidade Social Corporativa?

Um conceito que surgiu na década de 70 e vem se fortalecendo no mundo todo desde então, a ideia de Responsabilidade Social Corporativa vem para combater os problemas e impactos causados por métodos produtivos e modelos de consumo inadequados.

A proposta dessa mudança de comportamento compreende três pilares fundamentais: responsabilidade econômica, ambiental e social. Um complementa o outro e, assim, todos devem ser praticados em conjunto!

Além disso, o conceito se aplica não só aos produtos e à cadeia produtiva da empresa, como também à forma como ela lida com funcionários e fornecedores, cumprindo com a ética e os pilares da responsabilidade corporativa tanto no nível externo como interno.

Por que esse posicionamento é importante?

Cada vez mais, a sobrevivência, a competitividade e a longevidade de um negócio no mercado dependem diretamente dos valores e princípios que ele transmite. A capacidade de inovar e atuar de forma sustentável impacta não só na imagem da marca como na relação com clientes, colaboradores e parceiros!

Além disso, a Responsabilidade Social Corporativa pode ser aproveitada como uma oportunidade de desenvolvimento tecnológico, produtivo e gerencial, agregando maior rentabilidade, produtividade e economia nos processos diários.

Como promover a responsabilidade social em seu negócio?

Muito além de respeitar as leis, pagar impostos e garantir a segurança no ambiente de trabalho, uma empresa verdadeiramente responsável socialmente prioriza uma atuação consciente e preventiva, eliminando qualquer impacto negativo que pode ser gerado em decorrência de suas operações.

Nesse caminho, é essencial estabelecer estratégias alinhadas com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por exemplo, estabelecida em 2010 pelo governo federal, conforme a Lei Nº 12.305. A PNRS propõe medidas e planos de ações em incentivo à Responsabilidade Social Corporativa, além de impor multas e penalidades para empresas que cometem crimes ambientais.

Da mesma forma, a implementação de projetos que contribuem com seu segmento de atuação e a comunidade à sua volta também fazem a diferença, engajando profissionais e clientes.

Presente no mercado desde 1932, a Knauf investe cada vez mais em iniciativas em prol da sustentabilidade e da conscientização, promovendo não só melhores produtos e métodos produtivos, como campanhas e materiais educativos, por exemplo.

Esse posicionamento vem garantindo inclusive um retorno econômico em todas as unidades industriais da marca. As plantas do Grupo Knauf reduziram significativamente os custos e recursos da produção, alcançando níveis globais de economia equivalentes ao consumo de eletricidade de 1.600 famílias, consumo de gás de 2.900 famílias, e ao consumo de água de 1.000 famílias. Além disso, houve uma redução de 5% na taxa de carga dos caminhões (representando 900 caminhões a menos), e um aumento de 25% na reciclagem do EPS Isopor®.

E então, sua empresa também está alinhada com o conceito de Responsabilidade Social Corporativa? Compartilhe suas dúvidas, dicas ou sugestões!



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