Reciclagem de EPS Isopor®: Tudo o que você precisa saber

Reciclagem de EPS Isopor®: Tudo o que você precisa saber

Poucos sabem, mas sim, o EPS Isopor® é 100% reciclável, e o material pós-consumo pode ser transformado em novos produtos para diferentes segmentos. No Brasil, o índice de reciclagem de EPS Isopor® se iguala aos principais países da Europa, chegando a 34,5%. No entanto, ainda falta iniciativa e conscientização para tornar esse número ainda maior. Saiba como fazer a sua parte!

Onde e como descartar o EPS Isopor®

O descarte correto do EPS é mais simples do que se imagina! Você pode depositar o material em qualquer lixeira destinada a plásticos, ou leva-lo até a coleta seletiva da sua região.

Além disso, a Knauf Isopor® também disponibiliza PEVs (Pontos de Coleta Voluntária) em todas as suas unidades industriais, para melhorar os índices de coleta doméstica do EPS Isopor®. Depois disso, a empresa se responsabiliza pela reciclagem dos materiais.

Saiba mais sobre as iniciativas da Knauf Isopor® para promover a reciclagem de EPS Isopor® e o consumo sustentável desse produto!

Processos de reciclagem do EPS Isopor®

O poliestireno expandido não agride o meio ambiente, uma vez que é 98% composto de ar, atóxico, livre de CFC e possui um processo de produção sustentável, o que também facilita a reciclagem do material.

O primeiro passo para isso é a recuperação do EPS, que é separado, limpo, triturado e cristalizado. Em seguida, vem a fase de peletização, onde o material cristalizado passa por um processo de moagem e é transformado em pellets, que já podem ser usados para a fabricação de novos produtos.

A reciclagem do EPS Isopor® pode ser:

  • Energética, para a produção de energia elétrica térmica;
  • Mecânica, para a fabricação de novos objetos de plástico;
  • Química, para a fabricação de colas, solventes, e até sola de calçados.

O novo eBook da Knauf, “Tudo sobre reciclagem de EPS Isopor®”, explica detalhadamente todos esses processos, além de apresentar informações exclusivas sobre a reciclagem de EPS Isopor® no Brasil. Não deixe de ler!


eBook: Tudo sobre a reciclagem de EPS IsoporⓇ



Leia Também