Dicas e ideias para a reciclagem de EPS Isopor®

Dicas e ideias para a reciclagem de EPS Isopor®

Tem uma placa, uma caixa ou algum produto de EPS Isopor® em casa e não sabe o que fazer com isso? Bom, você tem duas opções: 1 – Descartar o material em uma lixeira de plástico, ou na coleta seletiva, para que ele seja adequadamente reciclado; ou 2 – Reutilizá-lo e transformá-lo em algo útil você mesmo. Para te ajudar a se inspirar, nós separamos algumas ideias práticas e rápidas de reciclagem de EPS Isopor®. Confira nossas dicas!

Compostagem

Se tiver um jardim, ou até uma horta vertical na sua casa, essa é uma boa oportunidade de reciclagem de EPS Isopor®. Você pode triturar o material e utilizá-lo na compostagem. Os flocos de poliestireno expandido (EPS) te ajudarão a devolver à terra todos os nutrientes necessários, aumentar a capacidade de retenção de água, além de controlar a erosão, dificultando a propagação de microrganismos, bem como de lesmas e insetos, e melhor: sem o uso de fertilizantes sintéticos.

Combate ao mofo e à umidade

Não aguenta mais as paredes e os armários com mofo aparente? Então que tal matar os dois problemas de uma só vez? Por apresentar baixa absorção de água, ser inócuo (ou seja, evitar a propagação de microorganismos), bem como um ótimo isolante térmico, o EPS Isopor® que você tem jogado em casa pode ser usado para reduzir a umidade dos ambientes. Dê uma olhada no artigo do Mundo Isopor® que explica direitinho como fazer isso!

Artesanato e decoração com reciclagem de EPS Isopor®

Ideias de Reciclagem de EPS Isopor®

Outra ótima aplicação da reciclagem do EPS Isopor® é no artesanato e na decoração! Você pode triturar o material e utilizá-lo no preenchimento de puffs e almofadas; pode usar as placas de EPS para criar porta-retratos, molduras de quadros, murais, letreiros, caixas personalizadas, vasos decorativos e muitos outros produtos diferentes e criativos. Leia também o nosso artigo sobre os melhores materiais para cortar, colar e revestir as suas peças!

Brinquedos reciclados

Passar um tempo extra com seu filho ou sua filha para criar um brinquedo novo e sustentável também é uma boa forma de reutilizar o material que está aí parado e seria jogado fora! O EPS Isopor® pode ser transformado em aviões, barcos, casas de boneca, quadras de futebol de botão, telas de pintura e muito mais com um pouco de tinta, cola e criatividade.

A conscientização sobre a reciclagem do EPS Isopor® é muito importante para o uso e o descarte adequados desse material que, aliás, é 100% reciclável, evitando a poluição dos rios, oceanos e dos ambientes urbanos. No Brasil, 34,5 toneladas de EPS são recicladas por ano, faça a sua parte e colabore com a destinação correta do poliestireno expandido!

Se quiser saber mais sobre o tema, não deixe de baixar nosso eBook exclusivo sobre a reciclagem de EPS no Brasil!

[eBook] Tudo o que você precisa saber sobre a Reciclagem de EPS Isopor®


Leia Também