Vantagens do EPS no setor automotivo

Vantagens do EPS no setor automotivo

Por anos as empresas automotivas foram criticadas ao usar o EPS em aplicações internas e externas dos veículos, por meio de peças técnicas. O incentivo à sustentabilidade e as novas práticas adotadas, tanto pelas empresas automotivas como também pelas indústrias e consumidores que utilizam o material, trouxeram a percepção real das vantagens do EPS quando aplicado para o transporte.

Grandes corporações automotivas utilizam ações para reciclagem do EPS. A Fiat Automotiva, por exemplo, possui o programa Aterro Zero, uma Ilha Ecológica em Betim (MG), que funciona há mais de 20 anos e recebe todos os resíduos gerados na fábrica para serem reciclados ou reutilizados corretamente. “Reduzimos o volume do EPS 50 vezes, eliminando a dificuldade de logística e gerenciamento desse material, que possui grande volume e baixa densidade. Fomos pioneiros no país na aplicação dessa solução”, explica o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix.

Incentivar a reciclagem é um trabalho constante, muitas empresas e consumidores ainda não têm conhecimento de que o EPS é um plástico 100% reciclável.

Segundo Priscila Sucadolnik, executiva de marketing da Knauf Isopor®, o trabalho para conscientizar as empresas e consumidores sobre a reciclagem do EPS está apenas no começo, mas já é possível observar evolução. “Se continuarmos nesse progresso é possível que o Brasil chegue a um nível de sustentabilidade superior ao de países internacionais”. O exemplo citado acima sobre a fabricante de automóveis mostra que o Brasil oferece as condições necessárias para um país sustentável. “Nosso índice de reciclagem é de aproximadamente 95%, com resíduos destinados às mais diversas indústrias”, afirma Felix.

A Fiat Automóveis é apenas uma das empresas que disponibilizam de ações para sustentabilidade, mas antes mesmo de ser reciclável, o EPS já tem funcionalidades sustentáveis, principalmente nos transportes.

“O EPS contribui para que os automóveis sejam mais leves e faz com que o consumo de petróleo seja muito menor. Nosso produto ajuda na sustentabilidade pois apenas 4% do petróleo é destinado para a produção de plásticos e com essa porcentagem conseguimos economizar no consumo de combustível. O peso dos aviões e carros sem o EPS seria praticamente o dobro”, explica Priscila.

Somente com uma educação ambiental é possível alcançar uma sociedade completa culturalmente. Para isso, são necessários projetos de conscientização, ações educativas e mais pontos de coleta seletiva para o EPS.



Leia Também