CONHEÇA A SOLUÇÃO DA KNAUF PARA O TRANSPORTE DE VACINAS

transporte de vacinas é uma das últimas e mais críticas etapas da cadeia logística da indústria farmacêutica. Esse é o momento em que elas saem dos centros de armazenamento e vão para os centros de distribuição, como farmácias, hospitais, UBS e outros postos de vacinação.

De todos os tipos de transportes na área farmacêutica, o de vacinas é considerado um dos mais delicados e sensíveis, principalmente por serem classificados como produtos biológicos.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos biológicos são constituídos por moléculas proteicas altamente complexas e que tanto a instabilidade química quanto a física podem ocasionar na perda de atividade. Portanto, qualquer problema pode causar o seu desperdício.

Diante de crises sanitárias, como a ocasionada pelo novo coronavírus, isso resultaria em um grave prejuízo para a sociedade, uma vez que as pessoas ficariam sem o imunizante. Portanto, é fundamental seguir os principais cuidados e contar com uma solução que esteja de acordo com todas as conformidades.

Principais cuidados para o transporte de vacinas

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que pelo menos 50% das vacinas chegam comprometidas ao seu destino, sendo a principal causa falhas no controle de temperatura. Esses produtos são considerados termolábeis, ou seja, sensíveis a mudanças de temperatura.

Em tempos de pandemia, por exemplo, esses dados precisam ser revertidos o mais rápido possível, principalmente para evitar maiores prejuízos.

Para realizar essa etapa, é importante frisar que não se pode estabelecer um padrão de temperatura para todas as vacinas. Isso porque cada vacina possui uma temperatura específica e é de responsabilidade do fabricante determinar o seu perfil de estabilidade. A maioria das vacinas são armazenadas entre 2ºC e 8ºC, mas outras exigem temperaturas negativas, o que exige um controle ainda mais rígido.

Entretanto, esse não é o único cuidado necessário para proporcionar a eficiência dessa etapa logística.

Abaixo separamos outros pontos de atenção:

  • Controle de umidade, que pode proliferar fungos e bactérias;
  • Entrada de contaminantes, já que sua fácil higienização previne a proliferação de microrganismos;
  • Luminosidade, por conta da aceleração de reações químicas causadas pelos raios solares;
  • Cuidado com o manuseio, pois o manuseio errado pode originar possíveis quebras de frascos.

Nós da Knauf disponibilizamos um infográfico gratuito sobre as etapas de desenvolvimento de vacinas e os principais cuidados com o transporte. Faça o download gratuito agora mesmo.

Ao realizar o transporte de vacinas, é necessário seguir todas as recomendações da ANVISA contidas em um guia para a qualificação de transporte dos produtos biológicos elaborado em 2017. O documento apresenta as principais informações relacionadas para a etapa logística segura desse tipo de medicamento.

Além disso, a ANVISA também alterou recentemente a RDC304. Esse marco regulatório tem como finalidade assegurar a integridade e rastreabilidade de remédios e vacinas, de forma com que cheguem em segurança aos locais de destino.

No entanto, para o transporte de vacinas estar em conformidade com essas recomendações, é necessário a utilização de soluções adequadas e que possuem certificação de qualidade para a refrigeração.

Solução Knauf para o transporte de vacinas

Para garantir total eficiência no transporte de vacinas, a Knauf Isopor® disponibiliza em seu portfólio caixas de isopor® exclusivas para a linha health. Todas já qualificadas junto ao segmento farmacêutico para transporte em temperaturas de 2ºC a 8ºC e 15ºC a 30ºC, atendendo aos requisitos da RDC430. O isopor® é mundialmente conhecido para utilização nas etapas logísticas de vacinas e outros tipos de medicamentos devido as suas principais características:

  • Isolamento térmico;
  • Higiene;
  • Resistência ao mofo e à umidade;
  • Alta durabilidade e resistência mecânica
  • Facilidade de empilhamento;
  • Sustentabilidade;

Especialista em produtos de EPS Isopor®, a Knauf realiza constantes investimentos em tecnologias e pesquisas, o que proporciona uma linha exclusiva do material EPS para o setor da saúde. Todas as suas embalagens atendem as principais especificações do mercado farmacêutico, garantindo assim total eficácia no transporte de vacinas.

Solicite um orçamento agora mesmo com um de nossos consultores.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima