Acondicionamento de eletrônicos: Como evitar defeitos?

Acondicionamento de eletrônicos: Como evitar defeitos?

Fazer com que eletrônicos cheguem em perfeito estado até o consumidor é um processo que começa muito antes do transporte em si. Chegar ao acondicionamento adequado a cada aparelho, evitando produtos com defeito, é um processo em etapas que demanda planejamento e toda a tecnologia envolvida no EPS Isopor®

Planejamento das peças de EPS

Antes de qualquer coisa é necessário que especialistas façam o planejamento das peças de poliestireno que serão usadas para proteger o aparelho. Esse planejamento deve levar em conta características como peso, volume, sensibilidade e periculosidade de cada produto.

Tendo em vista as necessidades do produto, é necessário entender as características e limitações do meio de transporte em que ele será levado: aéreo, marítimo, fluvial ou rodoviário.

O espaço, tanto de armazenamento durante o transporte quando no locar de chegada, também tem função no formato das peças que vão garantir que o consumidor não receba produtos com defeito.

Além disso o tipo de montagem da embalagem também deve ser observado para melhor se adequar a logística do transporte e armazenamento.

Produção das peças de EPS

Depois de adequadamente planejadas juntamente à um especialista, essas peças devem ser produzidas. O uso de material adequado para cada tipo de eletrodoméstico é crucial para evitar produtos com defeito.

  • Para a linha branca (máquinas de lavar louça, secadoras de roupa, geladeiras, fogões) é recomendável o uso de poliestireno expandido de qualidade, com capacidade para absorção de choques, mas que ao mesmo tempo ofereça leveza e isolamento térmico;
  • Para a linha verde (computadores, impressores, liquidificadores, micro-ondas) indica-se o plástico injetado, PSE, PSE revestido Arcel, entre outros de diferentes densidades. É importante também que o material proporcione estocagem anti-estática.
  • Já para linha marrom (TVs , DVDs) o material mais recomendado é a espuma alveolar, com maior capacidade de adaptação;

Além de evitar produtos com defeito...

As vantagens do acondicionamento personalizado de eletrodomésticos vão além de evitar produtos com defeito. Uma vez executado por uma empresa qualificada, essas embalagens permitem maior nível de empilhamento, possibilidade de transporte em qualquer posição e mais facilidade no momento de desembalar.

Seja durante o planejamento ou execução dessas peças, a integração entre a empresa de eletrodomésticos e o especialista e realizador das soluções para acomodação é de extrema importância para que se obtenham as embalagens adequadas.

Conte com a Knauf Isopor® para obter informações detalhadas sobre técnicas e produtos relacionados a soluções de proteção para o setor eletrodoméstico.



Leia Também