22 de Fevereiro de 2017 |

Conheça as aplicações do EPP

Conheça as aplicações do EPP

Você já imaginou como seriam os transportes sem as aplicações do EPP? Poucas pessoas sabem, mas as montadoras de automóveis utilizam do EPP na montagem dos veículos. Interessante, né?

Devido as suas propriedades mecânicas, o EPP particularmente é apropriado para componentes sujeitos a impactos sucessivos. O baixo peso, a alta energia de absorção e a boa performance do EPP, mesmo após exposição aos mais diversos impactos, mantém firme as características que o posicionam na lista de componentes para a indústria automotiva.

Sem esse material estaríamos muitos anos atrasados. O EPP faz parte da família dos plásticos e permitiu que os transportes como carros, aviões, caminhões, etc., fossem mais leves, isso faz com que a velocidade na locomoção aumente e o consumo de combustível seja muito menor. Segundo Priscila Sucadolink, executiva de marketing da Knauf Isopor®, o EPP está em entre os seletos materiais atualmente utilizados pelas Montadoras pois proporcionam redução de peso e resistência ao mesmo tempo. “Com o EPP temos contribuído muito para que nossos clientes automotivos atendam as exigências de Eficiência Energética. O Inovar-auto está sendo um grande impulsionador para o aumento das aplicações de EPP nos nossos automóveis”.

Porém, um dos questionamentos da população é que o EPP utiliza petróleo na sua composição. Ao contrário do citado, apenas 4% do petróleo é destinado para a produção de plásticos (que inclui o EPP), o que torna o produto sustentável.

As aplicações do EPP também oferecem uma grande vantagem de custo x benefício quando comparado com outros materiais. Com uma densidade alta, ele pode ser usado como elemento estrutural. Com uma forte resistência e uma boa compatibilidade com outros materiais, é possível produzir componentes que se distinguem pelas suas propriedades mecânicas.

Estas propriedades nos permitem contribuir com as tendências dos novos projetos automotivos como prover segurança e redução de massa. Esta última em especial colabora diretamente com as metas de redução de emissões. Assim, o EPP se enquadra entre os componentes do futuro para os veículos modernos. A Knauf Isopor® oferece diversas aplicações do EPP para o mercado automotivo, como assento traseiro, knee padding, apoio de pé e de cabeça, entre outros.



Leia Também