5 de Março de 2020 |

3 Aplicações inovadoras de EPS Isopor® na construção civil

3 Aplicações inovadoras de EPS Isopor® na construção civil

O material pode ser popular no transporte de alimentos e bebidas, no artesanato, nos trabalhos escolares, e na proteção de eletrodomésticos, mas o uso do EPS Isopor® na construção civil ainda é maior do que em qualquer outro segmento.

A flexibilidade e praticidade do poliestireno expandido (EPS) possibilitam projetos cada vez mais inovadores, econômicos e sustentáveis. As aplicações em lajes, forros, telhas térmicas, sancas, molduras e revestimentos são ótimos exemplos, e não paramos por aqui!

As inovações do EPS Isopor® na construção civil vêm substituindo muitos materiais e otimizando os métodos construtivos no mundo todo. Entenda como as propriedades do EPS podem ser aproveitadas nesse segmento, e confira 3 tendências que estão transformando todos os tipos de obras!

Principais vantagens do EPS Isopor® na construção civil

Nós podemos destacar inúmeros benefícios e diferenciais do EPS para a arquitetura, engenharia e construção, compondo desde a estrutura até os acabamentos da obra.

Fabricado conforme as características técnicas e densidades necessárias para cada projeto, as vantagens do EPS Isopor® na construção civil incluem:

  • Economia com mão de obra, permitindo aplicação ágil e simples;
  • Redução do desperdício de materiais, se destacando pela alta resistência mecânica;
  • Prevenção de acidentes durante a obra, reduzindo o uso e os deslocamentos de andaimes;
  • Segurança e redução dos riscos de incêndio, uma vez que o EPS Isopor® utilizado na construção é autoextinguível e previne que o fogo se alastre rapidamente;
  • Redução do peso estrutural da obra, considerando que o EPS Isopor® é 98% composto de ar;
  • Compatibilidade com diferentes tipos de materiais;
  • Sustentabilidade, uma vez que o poliestireno expandido é 100% reciclável.

Além dos benefícios em todas as etapas construtivas, o EPS Isopor® também agrega importantes vantagens ao resultado final da obra, como isolamento térmico, prevenção do mofo e da umidade, conforto acústico, durabilidade e menores custos com manutenção e reformas.

Quer saber mais? Baixe gratuitamente nosso eBook “5 Dicas de como usar o EPS Isopor® para ter mais economia e rapidez na construção civil”!

EPS Isopor® na construção civil: Aplicação em elementos estruturais

1. Pontes e viadutos

Você já ouviu falar no Geofoam? Uma grande tendência na construção civil, a técnica envolve o empilhamento de blocos de EPS Isopor® de alta densidade para a criação de aterros sobre solos moles, estabilização de taludes, preenchimento de elementos estruturais, alívio de empuxo em muros de arrimo, bem como para a sustentação de encontros em pontes e viadutos.

A alta resistência à compressão, deformação e ao cisalhamento garante que o Geofoam atenda aos requisitos e às particularidades de cada projeto, promovendo a durabilidade e segurança da obra. Além disso, a solução chega a ser até 5x mais rápida do que as técnicas convencionais, evitando etapas executivas e possibilitando a operação inclusive em condições climáticas adversas.

2. Arquibancadas

O Geofoam é cada vez mais utilizado na construção de rodovias e no nivelamento de terrenos, mas as inovações que essa solução oferece vão muito além.

Quando falamos no preenchimento de estruturas, os blocos de EPS Isopor® se mostram uma opção muito mais ágil, econômica e prática do que os materiais já tradicionais na construção civil. Apenas dois blocos de EPS podem substituir cerca de um caminhão inteiro de terra ou areia, por exemplo!

Assim, o Geofoam ainda reduz as tensões no subleito e nas fundações, promovendo a segurança de toda a obra. Além disso, embora seja leve, o material não perde nos quesitos de resistência e rigidez, oferecendo uma capacidade de carga suficientemente grande.

São essas vantagens que permitem a aplicação do EPS Isopor® inclusive em arquibancadas de estádios e centros esportivos, obras que exigem máxima segurança, eficiência e, claro, conforto para toda a torcida.

3. Parede de EPS Isopor®

Outro uso do EPS Isopor® na construção civil que vem transformando obras comerciais e residenciais é a estruturação de paredes.

Mundialmente reconhecida e especialmente comum em países como Estados Unidos e China, a parede de EPS Isopor® tem o objetivo de potencializar o isolamento térmico e acústico dos ambientes, bem como agilizar e reduzir os custos da construção.

A solução é recomendada para todos os tipos de obra e apresenta dois sistemas construtivos diferentes:

1. A partir de blocos de poliestireno expandido, que se encaixam de forma similar às peças de lego e são alinhados conforme o desenho da planta;

2. A partir de placas de EPS Isopor® com duas grelhas aramadas, que substituem os tijolos tradicionais.

As peças pré-fabricadas de EPS possuem fácil fixação e trazem ótimos benefícios para o projeto, reduzindo o peso da estrutura e o uso de vigas, ferro, cimento e madeira, sem prejudicar a resistência da edificação.

Agora, para garantir as vantagens das aplicações do EPS Isopor® na construção civil, é sempre importante escolher buscar um fabricante confiável e reconhecido pelo mercado. Líder mundial no processamento de EPS, a Knauf pode ser sua parceira estratégica para todos os tipos de projetos!

Presente em mais de 40 países e com uma ampla experiência de mercado, a Knauf Isopor® se tornou uma referência de soluções de EPS Isopor® na construção civil, participando de grandes obras em todo o território brasileiro, como o Estádio Arena Corinthians, o Píer de Ilhabela e o Fórum de São José dos Campos.

Acesse o site da Knauf e confira o portfólio especialmente projetado pela multinacional para o segmento da construção civil!



Leia Também