Em setembro de 2023, a Knauf Industries Brasil deu um passo estratégico e adquiriu a planta de Castanhal (PA). Essa aquisição não só ampliou nossa presença na região Norte do país, mas também fortaleceu nossa rede de distribuição e infraestrutura, como destaca Fabio Ramos, Plant Manager da unidade.
Ramos ainda ressalta que, “desde então, temos trabalhado intensamente para integrar operações, alinhar processos e elevar nossos padrões de qualidade”.
Neste artigo, Fabio Ramos, Plant Manager nos ajuda a entender o contexto da aquisição, os principais desafios enfrentados desde então, o portfólio trabalhado, as perspectivas para os próximos anos, entre outros temas. Confira!
Como foi a aquisição da Planta Knauf Castanhal?
A compra da planta no município Castanhal, no Estado do Pará, inseriu a Knauf em um mercado com grande potencial de crescimento para EPS Isopor® (poliestireno expandido).
A localização na região Norte do Brasil é um ponto logístico estratégico para reduzir o tempo de entrega aos estados vizinhos, além de Nordeste e Centro-Oeste, criando vantagem competitiva e melhorando o atendimento aos clientes locais.
Como afirma Fabio Ramos:
“A aquisição faz parte da estratégia de expansão da empresa no Brasil, com foco em fortalecer sua presença na região Norte. A planta foi adquirida para atender à crescente demanda do mercado de EPS, especialmente, em mercados locais e regionais. Além disso, a localização estratégica da planta no Pará permite à Knauf ser líder de mercado na região”.
Fabio Ramos, Plant Manager da Knauf Castanhal
Nascido em Anápolis, Goiás, Fábio Ramos reside em Castanhal, no Pará, há 11 anos. Com uma sólida trajetória profissional, Fábio atualmente ocupa o cargo de Plant Manager no grupo Knauf Industries, onde lidera operações e contribui para o crescimento da empresa.
Em 2014, aceitou o desafio de assumir a gerência da planta de Castanhal, localizada no Norte do Brasil, onde teve a oportunidade de liderar operações em um contexto regional distinto.
“Em setembro de 2023, essa planta foi adquirida pela Knauf Industries, marcando um novo capítulo na minha trajetória profissional. Desde então, tenho me dedicado a desenvolver novos aprendizados e a contribuir para o crescimento do grupo Knauf no Brasil, mantendo meu compromisso com a excelência e o aprimoramento contínuo”.
Como foi o processo de integração da planta à estrutura e à cultura da Knauf?
A integração à cultura Knauf avançou com fluidez, já que a equipe local compartilhava valores similares. Para Fábio:
“O processo de integração da planta à estrutura e cultura da Knauf foi bastante fluido, já que a empresa anterior possuía características familiares e valores alinhados aos princípios da Knauf. E o desafio de trabalhar com novos sistemas foi uma mudança significativa para a equipe.
No entanto, com dedicação e trabalho em equipe, conseguimos superar essa etapa e implementar o sistema no grupo em um tempo recorde, garantindo uma transição eficiente e bem-sucedida”.
Quais foram os principais desafios nesse primeiro ano e meio de operação?
Ramos acredita que:
“Os principais desafios nesse primeiro ano e meio de operação foram mínimos, já que a transição ocorreu de forma bastante tranquila. A equipe rapidamente se adaptou às mudanças, e a integração da planta à estrutura e aos processos da Knauf foi realizada de maneira eficiente.
O foco esteve em consolidar as operações e implementar melhorias contínuas, sempre alinhadas aos padrões globais da empresa”.
A expansão para a região Norte é parte do plano de capilaridade logística da empresa?
A expansão para a região Norte está diretamente alinhada a essa questão, como afirma o Plant Manager da unidade. Fábio ressalta que:
“A planta de Castanhal permite à empresa atender com maior eficiência os mercados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, reduzindo o tempo de entrega. Essa estratégia também reforça a presença da Knauf em áreas menos atendidas anteriormente, ampliando sua capacidade de distribuição e competitividade no mercado brasileiro”.
Quais produtos são fabricados na planta e quais setores atendem?
Na planta da Knauf Castanhal, são fabricados diversos produtos de EPS Isopor®; entre eles, estão:
- Caixas térmicas;
- Kits de porta-latas;
- Porta-garrafas;
- Long necks;
- Bandejas para mudas;
- Caixas para frutas;
- Lajes;
- Placas para colchões;
- Chapas para papelaria;
- Telhas de EPS;
- Caixas hospitalares.
Conheça detalhes sobre os produtos da Knauf.
Setores atendidos:
Fábio destaca que:
“Esses produtos atendem a uma ampla gama de setores, incluindo alimentos (food), construção civil (building), pescado (fish), móveis (furniture), setor hospitalar (pharma) e soluções industriais (industrial solutions), oferecendo alternativas práticas, eficientes e de alta qualidade para cada segmento”.
Como a unidade se alinha às iniciativas sustentáveis e ESG da Knauf?
A planta de Castanhal segue as diretrizes ESG (Environmental, Social and Governance) do grupo Knauf. Entre as ações destacam‑se:
- Reciclagem de resíduos;
- Uso eficiente de recursos naturais;
- Projetos sociais;
- Redução de emissões de carbono.
Fabio Ramos afirma que “A unidade também adota programas como recrutamento de jovens aprendizes e tecnologias que minimizam o impacto ambiental. Essas iniciativas refletem o compromisso da Knauf com a construção sustentável e responsável”.
Quais são as projeções do setor para os próximos anos?
As perspectivas para o futuro apontam crescimento comercial e ampliação de portfólio, segundo o Plant Manager. Ramos acredita que:
“As projeções para os próximos anos na planta da Knauf em Castanhal são bastante promissoras. Acredito que teremos um crescimento significativo no mercado em que já atuamos, aumentando o volume de vendas e desenvolvendo novos produtos.
Nosso foco está em ampliar o portfólio, o que nos permitirá atender a uma demanda maior e diversificada, além de contribuir diretamente para o aumento do nosso faturamento e para o fortalecimento da nossa presença no mercado.
Knauf Castanhal: uma aquisição que deu certo
A operação da Knauf Castanhal comprova o sucesso da estratégia de expansão e a capacidade de integrar culturas e processos. Com portfólio robusto, ações visando o ESG e foco em melhoria contínua, a planta se mostra como peça-chave na logística da Knauf no Norte e outras regiões do país.
À medida que novas fronteiras de mercado se abrem, a unidade de Castanhal segue preparada para atender às demandas com qualidade, inovação e sustentabilidade. Agora, continue a sua descoberta e conheça a caldeira de biomassa da unidade da Knauf em Atibaia (SP)!