Pranchas de EPS Isopor® permitem maior performance para o Surf brasileiro

Pranchas de EPS Isopor® permitem maior performance para o Surf brasileiro

Sempre comentamos aqui no Mundo Isopor® sobre a flexibilidade e praticidade do EPS; características que colaboram com diferentes segmentos. Agora, o que muitos não sabem é que o poliestireno expandido também é um material cada vez mais usado por profissionais do Surf. As pranchas de EPS Isopor® apresentam a densidade e as propriedades necessárias para o esporte, com a qualidade que os surfistas procuram.

Uma das empresas que têm apostado no EPS para entregar melhores produtos ao mercado e aos profissionais desse segmento é a PROFOAM, cliente da Knauf Isopor®.

Idealizada por 3 surfistas que buscavam produtos de qualidade para o esporte, a PROFOAM surgiu em 2014 com o objetivo de realizar pesquisas e investir em inovação para pranchas de alta performance. Desde então, a empresa fabrica blocos para a produção de pranchas de EPS isopor®, incluindo Pranchinhas e Stand Up Paddels.

“Escolhemos o EPS Isopor® primeiramente pela questão ambiental, uma vez que o material é 100% reciclável. Além disso, o poliestireno expandido apresenta uma densidade menor, bem como maior flexibilidade e resistência do que o poliuretano, com densidades apropriadas para uma melhor flutuação e entrada em ondas. Essas características só o EPS pode oferecer”, explicou Marcelo Figueiredo, sócio-diretor da PROFOAM.

Figueiredo possui uma experiência de mais de 20 anos com a produção de plásticos e utiliza esse conhecimento para trazer diferenciais produtivos para a PROFOAM. Ele explica ainda que, comparado aos outros derivados utilizados pelo mercado, as pranchas de EPS isopor® possuem maior facilidade de usinagem, moldagem e finalização, além de maior durabilidade.

Pranchas de EPS Isopor® da PROFOAM

Pranchas de EPS Isopor®
Pranchas de EPS Isopor®

Começando pela parte estrutural da prancha, chamada de longarina, o que normalmente é produzido com madeira e poliuretano, a PROFOAM desenvolve com o próprio EPS Isopor®, como uma alternativa sustentável para garantir resistência longitudinal e, ao mesmo tempo, flexibilidade lateral para facilitar a confecção dos produtos.

A partir disso, cada modelo de prancha também apresenta características e densidades diferentes. Por exemplo, pranchas menores trabalham com uma densidade maior, pois devem suportar o peso do surfista distribuído em uma área de flutuação menor. Já as pranchas maiores, como os Stand Up Paddles, podem trabalhar com densidades menores, uma vez que o peso será distribuído em uma área maior.

Pensando nisso, a PROFOAM produz pranchas com três variações de densidade, de forma a obter sempre a melhor relação entre durabilidade x peso final do produto. Ainda assim, as densidades também podem ser customizadas de acordo com a necessidade do cliente.

Outra possibilidade de customização que a PROFOAM oferece é para os Plugs das pranchas de EPS isopor®, que podem ser exclusivamente produzidos para a marca ou o shaper.

Antenada com as necessidades do mercado, desde 2015 a PROFOAM também realiza os serviços de usinagem de pré-shape em máquinas CNC, que garantem grande precisão, fidelidade ao desenho original e pouco trabalho de finalização após a saída da máquina.

“Nesse caminho, realizamos grandes parcerias, que garantiram grandes resultados, como os projetos com a Frutodagua e a Freeport Yacht Business. O último, com a Freeport, possibilitou inclusive o 31º Prêmio Design MCB a um dos modelos de Stand Up Paddles que desenvolvemos – tornando-se a primeira prancha nacional a conquistar um prêmio na categoria. ”, contou Marcelo Figueiredo.

O que influencia a qualidade das pranchas de EPS isopor®?

Pranchas de EPS Isopor®

De acordo com Figueiredo, a produção das pranchas de EPS isopor® começa pela fabricação do bloco, por isso, escolher um produto com uma matéria-prima que respeita as normas de qualidade é essencial.

“Antes tínhamos muitos problemas com os padrões do material. Nossos fornecedores enviavam as placas de poliestireno expandido com densidades desiguais e fora do pedido. Agora, com a Knauf Isopor®, conseguimos encontrar o padrão de qualidade e eficiência esperado, garantindo maior credibilidade para as pranchas de EPS isopor® que entregamos aos nossos clientes, com um preço justo”, contou.

Presente em 40 países, e contando com mais de 22.000 colaboradores, a Knauf possui um centro de pesquisa e desenvolvimento com alto desempenho a serviço da inovação, classificada mundialmente como a melhor indústria em processamento de EPS. Conheça a Knauf e tudo o que ela tem para oferecer!



Leia Também