13 de Dezembro de 2018 |

EPS Isopor® pelo mundo: Tendências e inovações

EPS Isopor® pelo mundo: Tendências e inovações

O EPS, ou poliestireno expandido, surgiu em 1949, na Alemanha, por meio de experimentos realizados pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. Já no Brasil, o material chegou por volta dos anos 60 e foi registrado como EPS Isopor®, em 1988, pela Knauf, multinacional também de origem alemã.

Cada vez mais popular, o EPS Isopor® apresenta mais aplicações do que você pode imaginar, agregando vantagens a diversos segmentos, como construção civil, automotivo e alimentos e bebidas! Apenas no Brasil, a produção de EPS Isopor® chega a 100.000 toneladas por ano, sem causar prejuízo algum ao meio ambiente, já que o material é 100% reciclável, a partir do descarte correto.

Confira as principais tendências e inovações que o EPS Isopor® oferece a diferentes setores, e entenda como ele está presente em seu dia a dia!

Construção Civil

Apesar de ser principalmente conhecido no setor de caixas, embalagens, e em trabalhos manuais, o segmento que mais consome o EPS Isopor® é o de construção civil. Na Europa, nos Estados Unidos e, recentemente, no Brasil, o produto se tornou uma tendência no aprimoramento de elementos estruturais, como pilastras, colunas, lajes e, inclusive, o assentamento de estradas e rodovias, reduzindo em até 50% o tempo de execução das obras.

Além disso, o material é reconhecido mundialmente por sua leveza e capacidade de isolamento térmico e acústico, cada vez mais aplicadas em lajes, forros e telhas, colaborando ainda com construções mais sustentáveis, já que utiliza menos água e é livre de CO².

Alimentos e bebidas

O setor de caixas térmicas e o de embalagens é o segundo segmento que mais utiliza o EPS Isopor® no mundo inteiro e, como no Brasil, uma das aplicações mais comuns é o armazenamento e transporte de alimentos e bebidas.

Por ser atóxico, isolante térmico e higroscópico (não absorve água), o EPS atende a todas as normas da indústria alimentícia, garantindo cuidado e proteção de todos os produtos, desde o estoque até o consumidor final, sem danos ou alterações na temperatura.

As caixas térmicas para alimentos de EPS Isopor® também acompanham as principais tendências no mercado. Em nosso guia “Utilizando caixas térmicas personalizadas para inovar na experiência do seu consumidor”, nós apresentamos algumas delas. Baixe gratuitamente!

Saúde

Seguindo as especificações de temperatura mínima de 2ºC e máxima de 25ºC, o EPS Isopor® também é mundialmente utilizado no acondicionamento e transporte de vacinas e medicamentos, garantindo que os produtos cheguem em segurança aos hospitais, farmácias e postos de saúde.

Além do isolamento térmico, o material apresenta outras características imprescindíveis para o segmento, como a higiene e inocuidade, prevenindo a proliferação micro-organismos, e atendendo aos padrões exigidos pela ANVISA.

Automotivo

A leveza, resistência mecânica, baixa absorção de água e o isolamento térmico do EPS Isopor® também são direcionadas para a fabricação de equipamentos de segurança no mundo todo! Com propriedades decisivas para o conforto e a durabilidade dos produtos, o material é cada vez mais aplicado a capacetes para ciclistas e motociclistas.

Em conjunto ao EPP, polipropipleno expandido, o EPS agrega inúmeras vantagens ao segmento automotivo, reduzindo a emissão de CO² e o peso estrutural dos veículos. Entenda como os dois produtos são utilizados pelo setor em diversos países!

Eletrodomésticos

Apesar de ser leve (98% composto por ar), o EPS Isopor® possui alta capacidade de proteção contra impactos, choques e desgastes mecânicos, o que o torna ideal para a proteção de eletrônicos e eletrodomésticos, como TV, máquinas de lavar louça e computadores.

Além da aplicação em caixas e suportes para o transporte e armazenamento de produtos da linha branca, verde e marrom, a Knauf também desenvolveu um produto exclusivo, ideal para atender às necessidades do segmento: o S-Pack, pequenos flocos de EPS, 99% compostos de ar.

Assim, a partir de diferentes densidades, padrões e dimensões, o poliestireno expandido viabiliza a estocagem apropriada para eletrônicos e eletrodomésticos, prevenindo danos e avarias aos produtos que chegam ao consumidor.

Além desses segmentos que mencionamos nesse artigo, o EPS Isopor® também traz inúmeras aplicações inovadoras, como na elaboração de pranchas de Surf, geração de energia térmica e compostagem. Não deixe de acompanhar o Mundo Isopor® para estar sempre por dentro das utilidades e vantagens desse material!

Com foco na constante otimização e inovação para o mercado, a Knauf Isopor® desenvolve soluções em EPS Isopor® para diversos segmentos, em mais de 60 países, atuando em parceria com as maiores indústrias do mundo. Conheça todas as linhas de produto da líder mundial no processamento de EPS Isopor®!



Leia Também