Como uma fábrica de EPS Isopor® está fazendo a diferença na fórmula SAE

Como uma fábrica de EPS Isopor® está fazendo a diferença na fórmula SAE

A fórmula SAE é uma competição mundial de design e engenharia que procura estimular a busca por novas soluções para uma série de desafios. A Knauf Isopor® teve a chance patrocinar dois times dessa competição, fornecendo EPS para o desenvolvimento dos carros. Confira!

A importância do patrocínio para os times da Fórmula SAE

Henrique, que faz parte da administração do time Cheetah E-Racing, explica que a capacidade de investimento está intimamente ligada ao sucesso de um projeto apresentado na Fórmula SAE.

Esse fator é principalmente decisivo nas provas dinâmicas, em que o carro precisa ter um motor funcional, com capacidade para corrida. Para chegar a isso, é necessário um nível de investimento ao qual poucos na competição tem acesso, limitando esses times a participação apenas nas provas estáticas.

Um bom exemplo dessa situação foi a competição de 2016, em que, das 10 equipes competindo, apenas 2 carros andavam e puderam participar das provas dinâmicas.

Isso, acima de tudo, demonstra como é importante que empresas como a Knauf Isopor® apoiem essas equipes, para que os times possam colocar suas ideias em prática e para que a competição conte com cada vez mais inovação.

EPS Isopor® na Fórmula SAE

Nesse ano, a Knauf Isopor® forneceu materiais para as equipes Cheetah E-Racing, da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e Fênix Racing, da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Vamos conhecer um pouco sobre essas equipes e como o EPS Isopor® foi usado nos projetos que serão apresentados na 13º edição da competição, que acontecerá de novembro a dezembro desse ano!

Cheetah E-Racing

A Cheetah E-Racing surgiu em 2012 e tem se destacado nas provas estáticas. Com uma administração e divulgação forte e organizada, a equipe promove grandes eventos para a arrecadação de fundos, como a Business Meeting Week, que conta com palestras de grandes nomes da área de engenharia automotiva.

Na competição da fórmula SAE de 2017, a Knauf Isopor® forneceu à equipe quatro blocos de EPS, que foram usadas na carenagem do carro e no volante.

Ainda de acordo com Henrique, esse material é de fácil moldagem e corte, além de ser mais resistente do que as outras opções mais custosas; tornando-se uma boa escolha para o projeto.

Fênix Racing

A Fênix Racing foi criada em 2009, e já projetou 6 carros para a fórmula SAE. Pedro, integrante do grupo, nos contou que o projeto de 2017 apresenta grandes melhoras em relação aos projetos anteriores. Segundo ele, essa qualidade dos novos membros, aliada a expertise dos integrantes mais antigos.

Para esse projeto, a Knauf Isopor® forneceu blocos de EPS Isopor® que foram usados na estrutura do banco, no pacote aerodinâmico, na região do cockpit e no sistema de amortecimento do disco de freio.

Pedro nos contou que o EPS é uma escolha comum na modelação, já que é um material simples e versátil, podendo até ser usado como elemento estrutural, ou para oferecer resistência mecânica.

A Knauf Isopor® se orgulha em poder trazer o EPS Isopor® para esses times e contribuir com com a Fórmula SAE, e espera poder contribuir ainda mais com a competição do ano que vem!



Leia Também