5 Dicas para uma construção barata

5 Dicas para uma construção barata

Como não sair do orçamento, mantendo a qualidade da obra e dos acabamentos? Provavelmente, essa é a dúvida da maioria dos engenheiros, arquitetos e construtores. De fato, quem atua nesse segmento sabe que dá trabalho e ainda mais gastos. Mas há também certas estratégias e materiais (incluindo o EPS IsoporⓇ) que fazem toda a diferença e possibilitam uma construção barata, com o mesmo valor e eficiência.

Materiais, mão de obra e planejamento, por exemplo, não precisam ser apenas itens em uma lista de dores de cabeça. Cada detalhe em sua obra pode ser estratégico, basta pesquisar e contar com boas referências. Confira nossas 5 dicas para realizar uma construção barata!

Uma construção barata não precisa ser de má qualidade – Saiba fazer as escolhas certas!

1. Busque por ajuda qualificada

Escolher bons profissionais é o primeiro passo. Afinal, eles estarão envolvidos em todos os processos da sua obra. Dessa forma, contratar aqueles que possuem boas ideias para encontrar as melhores soluções influenciará diretamente nos custos e nos resultados do projeto.

Nesse ponto, claro, você vai encontrar os que querem “meter a faca”, e também os que não passam muita segurança. Por isso, busque indicações e profissionais de confiança. Lembrando também que um acordo firmado a partir de um contrato é sempre importante!

2. Planeje de forma consciente e inteligente

Com a ajuda de bons profissionais, esse passo fica bem mais simples e efetivo. Antes de iniciar qualquer procedimento da obra, é preciso planejar, fazer orçamentos em diferentes lugares, pesquisar e colocar todos os gastos estimados no papel.

Além disso, só dá para saber se o projeto está caro se possui metas e referências, por isso, defina exatamente o quanto pretende gastar, e sempre reserve uma quantia a mais de prevenção.

Uma outra estratégia para economizar é não comprar nada a mais ou a menos, mas sim ao término de cada fase da construção. Isso evita desperdícios e problemas com o armazenamento dos materiais.

3. Pense em uma estrutura que se adeque às necessidades e ao orçamento

A estrutura da obra está diretamente ligada aos custos da sua construção. Aqui, algumas técnicas podem trazer muita economia e, claro, com a ajuda de bons profissionais, harmonia e sofisticação para os ambientes.

Espaços integrados, por exemplo, demandam menos materiais e ainda geram a sensação de amplitude, mesmo em cômodos menores. Outra estratégia é deixar os ambientes úmidos, como a cozinha, a área de serviço e os banheiros reunidos, de forma a utilizar a mesma parede hidráulica, reduzindo os gastos com tubulações.

Busque também uma estrutura sem muitos recortes para facilitar a execução e economizar com os materiais e mão de obra.

4. Materiais econômicos e de qualidade

Chegamos a uma dica de ouro!

Escolher bem os materiais é o que permitirá maior economia na sua obra. Podemos provar que uma construção barata pode contar com matéria prima de primeira, mesmo mantendo o princípio do custo baixo.

O EPS Isopor®, por exemplo, é uma excelente alternativa, reconhecida em países do mundo todo. Em uma entrevista para o Portal do Arquiteto, o engenheiro Ricardo Guimarães de Burgos afirmou que “com a utilização dos blocos de EPS, há uma redução de 20% no custo da fundação da obra, de até 50% de ferragem usada na própria laje e de 35% no consumo de concreto”. Assim, além de ser isolante térmico, leve, utilizar menos água que a argamassa, ser livre de CO² e 100% sustentável, o poliestireno expandido (EPS) é mais barato.

Esse material origina diferentes opções para o segmento da construção civil, como as lajotas recortadas e moldadas de EPS, telhas térmicas, forros (Forroterm® e Styroforro®), ou o concreto leve.

5. Acabamentos

Essa é outra etapa que auxilia (e muito) na redução de gastos. A escolha do piso, dos azulejos, da iluminação e, inclusive, dos interruptores e tomadas, por exemplo, faz grande diferença no final das contas.

O EPS Isopor® também pode ser um ótimo aliado nessa fase. As molduras de EPS Isopor®, por exemplo, se destacam como uma opção inovadora e otimizada pela durabilidade, estabilidade estrutural, leveza e resistência à umidade, exposição solar e à impactos, além de uma ótima fixação e segurança na instalação.

Temos certeza que essas dicas contribuirão para uma construção mais barata. Mas vale ressaltar: cuidado também ao economizar demais! Pesquise sobre as marcas, compare os preços e peça ajuda a um profissional da área, para não tomar decisões erradas ou comprar produtos que, apesar de baratos, afetarão a qualidade da sua obra!

A Knauf Isopor® é especialista no segmento da construção civil e oferece diferentes soluções em EPS para o mercado. Saiba mais sobre como as peças da Knauf podem te ajudar a realizar uma construção barata!



Leia Também