Poliestireno expandido: Usos que você não conhecia

Poliestireno expandido: Usos que você não conhecia

O poliestireno expandido, mais conhecido como EPS Isopor®, apresenta utilidades e benefícios para diferentes segmentos. O que muita gente não sabe é que, além dos mais comuns, como artesanato, decoração e embalagens, esse material atende às necessidades dos setores automobilístico, construção civil, de eletrodomésticos, e outros, com flexibilidade e sem danos ao meio ambiente. Você pode entender melhor sobre esse assunto em nosso artigo: "Descubra os benefícios do EPS em diferentes segmentos". Aqui, separamos alguns dos usos do poliestireno expandido, para te mostrar como esse material está mais presente no seu dia a dia do que você imaginava!

Arquitetura e Construção

Com propriedades como isolamento térmico e impermeabilidade, além de maior praticidade do que outros materiais, como o próprio concreto, o poliestireno expandido é amplamente utilizado na arquitetura e na construção civil.

Desde as telhas e tijolos, o EPS Isopor® equilibra economia e sustentabilidade para uma construção otimizada, evitando mofo e umidade, por exemplo.

Enquanto isso, os tijolinhos recortados nesse material apresentam o acabamento ideal para a decoração de ambientes internos e externos, bem como as molduras para fachadas, tetos, sancas e cantoneiras. Por serem leves, facilitam o manuseio e o transporte, além de serem esteticamente agradáveis, com densidade e superfície diferentes do produto comumente encontrado em papelarias.

Além de estar presente nos projetos de construção e arquitetura residenciais ou comerciais, o EPS Isopor® ainda pode ser empregado em objetos decorativos, como puffs e almofadas que, além de tudo, são confortáveis.

Segurança

O poliestireno expandido pode ser fabricado em diferentes densidades, conforme a necessidade de cada setor. Isso permite que o material seja produzido com propriedades e finalidades específicas, como a resistência à impactos, por exemplo.

Dessa forma, o EPS Isopor® é utilizado na produção de capacetes, equipamentos e almofadas de segurança; seja para atividades ao ar livre, lazer, jogos ou peças técnicas.

Mas atenção: é sempre importante checar se o fabricante realmente adequa os processos produtivos conforme as particularidades do segmento, respeitando as normas em vigor.

Eletrônicos e eletrodomésticos

A principal forma em que as vantagens do EPS Isopor® são aplicadas para o setor é no transporte e acondicionamento, que vão além de proteger os produtos de avarias ou defeito; o EPS Isopor® é 100% reciclável e não agride o meio ambiente.

Além disso, as embalagens produzidas em poliestireno expandido são mais práticas e econômicas, especialmente por permitirem maior nível de empilhamento, possibilidade de transporte em qualquer posição e mais facilidade no momento de desembalar os eletrônicos e eletrodomésticos, como freezers, geladeiras, máquinas de lavar roupas, micro-ondas, tv’s, monitores, aparelhos de áudio, etc.

A Knauf Isopor® é líder no mercado de peças moldadas em EPS Isopor® e mundialmente reconhecida como aliada de importantes setores da indústria, como o agroalimentar, o de eletrodomésticos, automobilístico e de transportes, produção e serviços, construção civil e saúde. Conheça todas as nossas soluções!



Leia Também