Descubra os benefícios do EPS em diferentes segmentos

Descubra os benefícios do EPS em diferentes segmentos

O EPS é um material constantemente presente em nossas rotinas. Tanto para a utilização pessoal, mantendo a temperatura de alimentos e bebidas, como em veículos, construções, entre outros. Em geral, existem diversos benefícios do EPS que os consumidores finais ainda desconhecem.

Além de ter um papel fundamental para o meio ambiente, o EPS surgiu para atender a demanda de alguns segmentos que ganharam economia, praticidade, agilidade, proteção, conservação, segurança, entre outros. Confira a lista dos setores que utilizam do EPS diariamente.

SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Cada 100kg de plástico, substituem de 200kg a 300kg de peso provenientes de outros materiais, reduzindo o consumo anual de combustível em 12 milhões de toneladas e a emissão de CO2 em 30 milhões de toneladas. O EPS, além de contribuir para esses números, são utilizados também nos acabamentos dos automóveis.

SETOR ELETRO-ELETRÔNICO

O plástico permitiu a popularização dos produtos, que passaram a ser mais acessíveis aos consumidores. Certas linhas de lavadoras passaram a usar gabinetes plásticos, proporcionando economia de tempo e otimização do espaço físico. O EPS proporciona a proteção dos produtos eletrônicos mais frágeis, permitindo um transporte seguro para o setor.

SETOR DA SAÚDE

O plástico representa o material mais aplicado na fabricação de produtos da área médica. O EPS contribui para essa posição como transporte seguro dos medicamentos e vacinas, com um acondicionamento que garanta a eficácia do tratamento ou da campanha de imunização.

SETOR DE EMBALAGENS

O EPS permite o cuidado e proteção, fazendo com que o produto seja estocado e transportado até o consumidor final sem danos, quebra, riscos ou qualquer alteração, além de, no caso dos alimentos, manter a temperatura e não danificar o produto para ser ingerido.

SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O EPS traz vantagens para o setor por ser isolante térmico, leve, utilizar menos água que a argamassa e ser livre de CO², além de ter um custo benefício muito melhor e contribuir para as construções sustentáveis.

Principal benefício do EPS

Sua principal vantagem é ser um plástico 100% reciclável que pode, além de voltar a ser o próprio EPS, se transformar em outros materiais como molduras, rodapés, perfis para construção civil, solados plásticos para calçados, insumos para concreto leve de obra civil, etc. No entanto, para esses processos ocorrem é necessário a colaboração da população.

Segundo a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), o consumo brasileiro per capita de plástico gira em torno de 35 kg/hab, abaixo dos índices observados em países desenvolvidos, que têm consumo per capita próximo a 100kg/hab. Porém, o Brasil ainda perde aproximadamente US$3 bilhões por ano, com cerca de 35% de resíduos que vão para os aterros sanitários e são compostos por materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados.

É fundamental a conscientização da população sobre o descarte correto do material para que possamos usufruir 100% do principal benefício do EPS: a sustentabilidade.



Leia Também