12 de Fevereiro de 2020 |

EPS Isopor® antichama: Mito ou verdade?

EPS Isopor® antichama: Mito ou verdade?

Economia, praticidade e estética são características decisivas na escolha de materiais para a construção civil. No entanto, a segurança é outro requisito que não pode ser deixado de lado nesse segmento, e é a partir disso que surgem algumas dúvidas: o poliestireno expandido (EPS Isopor®) é realmente seguro para aplicações em forros e lajes? Por se tratar de um material plástico, aumenta os riscos em casos de incêndio?

A procura por EPS Isopor® antichama vem aumentando gradativamente, bem como os mitos sobre esse material. Por isso, nesse artigo queremos ir direto ao ponto: a opção do material retardante a chamas é uma verdade, já reconhecida e utilizada por muitos engenheiros e arquitetos!

Conheça o EPS Isopor® antichama

Eficiente e flexível, o EPS Isopor® se adapta a diversas aplicações, não só na construção civil como em diversos segmentos industriais, comerciais e domésticos. Cada utilidade apresenta necessidades diferentes, desde maleabilidade, capacidade de isolamento térmico ou acústico, estabilidade, resistência, rigidez e, entre elas, retardação à chama.

Para cada caso, a mesma matéria-prima, o poliestireno expandido, passa por diferentes processos de transformação física, resultando em produtos com densidades, massas e características técnicas específicas.

O EPS Isopor® antichama, por exemplo, faz parte da classe F, que segue os mesmos princípios e especificações do produto em outras aplicações na construção civil, mas com o diferencial de não propagar o fogo.

O material é projetado justamente para evitar o alastramento das chamas em caso de incêndio, atendendo às normas de segurança e qualidade, bem como a todos os requisitos da arquitetura moderna. Atestado pela norma NBR 11948, o EPS isopor® antichama confere, assim, a máxima proteção tanto para a obra como para o público.

Esse recurso ainda confere maior tranquilidade ao dono do imóvel, contribuindo com a obtenção de autorizações e certificados pelas autoridades competentes, como a permissão do corpo de bombeiros para o funcionamento da construção.

Quando é possível utilizar o EPS Isopor® antichama?

O EPS isopor® antichama reúne todas as vantagens próprias do material: leveza, praticidade de manuseio e aplicação, isolamento térmico e acústico, baixo custo de manutenção, economia com mão de obra, prevenção contra o mofo e a umidade, alta durabilidade e resistência mecânica, além de ser 100% reciclável.

Dessa forma, o material pode ser utilizado tanto em elementos estruturais como nos acabamentos da obra, sem perder nos quesitos da estética e sofisticação! Devido aos seus diferenciais de segurança, esse tipo de EPS é especialmente indicado para locais de grande circulação, bem como ambientes que exigem um material que proporciona um bom conforto acústico, como edifícios comerciais, lojas, supermercados, bancos, magazines, igrejas e templos. No caso de obras domiciliares, o material também é amplamente utilizado, agregando maior proteção e conforto.

Agora, vale ressaltar que, para garantir todas as vantagens e nível de segurança do EPS Isopor® antichama, é indispensável buscar fornecedores confiáveis, e realmente capazes de te ajudar a atender às particularidades da sua construção.

Líder mundial no processamento de peças de EPS Isopor® e especialista no segmento da construção civil, a Knauf Isopor® pode ser sua principal parceira nesse projeto!

A multinacional conta com um portfólio completo para as aplicações da engenharia e arquitetura, apenas de produtos em conformidade com as principais normas e certificações de qualidade. Entre em contato com um especialista da Knauf e saiba mais!



Leia Também